Conhecimento

Description

mapa conceital sobre conhecimentos
Thainá Evangelista
Mind Map by Thainá Evangelista, updated more than 1 year ago
Thainá Evangelista
Created by Thainá Evangelista almost 3 years ago
53
0

Resource summary

Conhecimento
  1. é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. É estabelecida uma relação entre o sujeito (aquele que conhece) e o objeto (aquilo a ser conhecido).
    1. Conhecimento Mítico/Religioso
      1. Mítico: é baseado em mitos e sua característica principal é o Fabuloso. Procura várias explicações usando processos imaginativos na intenção de explicar fatos naturais e existenciais. O conhecimento vem das narrativas míticas, da onde advem o próprio nome. Essas narrativas contam histórias do inicio dos tempos e explica de maneira fantasiosa a origem do mundo. Baseadas na crença, as narrativas míticas reforçam, de forma ilógica e contraditória, imagens e constroem uma consciência coletiva. A consciência mítica está baseada na crença de que são representações fiéis da realidade. O que valida esse conhecimento é a Tradição, as pessoas que trensmitem esse conhecimento são os Rapsodos.
        1. Religioso: embasamento na fé, na crença nas revelações divinas e em seus textos sagrados oriundos dessas revelações. Com base na fé, a união entre o conhecimento e as religiões, chamado de teologia, visa estruturar sistemas de conhecimento baseados em verdades não-demonstráveis e indubitáveis, chamados de dogmas. A religião garante a ligação entre o que é humano e o que é divino. Tem pode simbólico muito forte e influencia as pessoas muito mais que os conhecimentos. O que valida esse conhecimento é os Dogmas, as pessoas que transmitem tal conhecimento são os líderes religosos ou teólogos
          1. Senso Comum: é uma forma de conhecimento generalizada, sendo sua base a sociedade e a cultura, algumas vezes chamado de conhecimento empírico, é baseado na generalização de eventos ou interpretações particulares, tomadas como regra. É um saber básico e superficial das coisas, sem provas nem demonstração. É um conhecimento transmitido de pessoa para pesssoa.
            1. Conhecimento Científico: é um saber que depende de várias experiencias, O método científico cumpre a função de impedir ou reduzir ao máximo todo o tipo de erro ou ambiguidade. O conhecimento científico possui uma pretensão de verdade a partir da verificação e da validação de seu método, visa a reprodução e a aplicação dos saberes. A partir do controle de todas as etapas da investigação espera-se que os resultados possam ser repetidos e demonstrados diversas vezes, sempre que respeitadas as suas condições. As características são: a racionalidade, a objetividade etc., ou seja, todos os fatores que são relacionados com a investigação metódica.
              1. Conhecimento filosófico: a filosofia é a ciência da dúvida e da suspeita, partindo de três perguntas: "o que é? como é? pra que é?. Atividade filosófica é uma reflexão crítica sobre as bases que tornam todas as formas de conhecimento possíveis. O conhecimento filosófico nasceu, justamente, como negação aos mitos. O conhecimento filosófico nasce do lógos (argumentação, lógica, pensamento racional). A razão aponta as contradições presentes nos mitos e traz a necessidade de um conhecimento lógico-racional, que surge da filosofia. Tudo é compreendido como novo, como algo a ser descoberto, como algo a ser conhecido.
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                DIVISIÓN DE LA FILOSOFÍA
                Vanesa Infante
                Fundamentos filosóficos y epistemológicos de la investigación
                karina leyva
                Mapas mentales con ExamTime
                Nazareth Olivo
                Esquemas
                Ximena Barrera
                Music and its most prominent types
                Elina Sandoval
                Filosofía Selectividad - Grandes Filósofos
                Domhnall Murphy
                Historia de la psicología
                Elizabeth Rs
                fichas de estudio
                Guadalupe Reyes Soriano
                Vertebrate animals
                Eliana Sandoval
                Bulbul rahidian, puntea, cerebelul – conformație externă, structură
                T Adela