ANELÍDEOS

Description

Mind Map on ANELÍDEOS, created by andrielivipaan on 06/11/2013.
andrielivipaan
Mind Map by andrielivipaan, updated more than 1 year ago
andrielivipaan
Created by andrielivipaan over 10 years ago
369
7

Resource summary

ANELÍDEOS
  1. CARACTERÍSTICAS GERAIS: Os anelídeos são animais com corpo segmentado, dividido em anéis característicos que originou o nome do grupo, e com uma cavidade corporal. Apresentam circulação fechada, órgãos excretores e respiração cutânea ou branquial. Os representantes do grupo habitam ambientes aquáticos ou em terra úmida, rica em matéria orgânica, especialmente restos vegetais. A maioria é de vida livre.
    1. CORPO: possuem o corpo segmentado (metamerizado) em anéis. São triblásticos, celomados, protostômios e possuem um sistema digestório completo, com boca e ânus. Existem cerca de 15 mil espécies descritas. Variam de poucos milímetros até mais de 3 metros. Os representantes mais conhecidos são as minhocas e as sanguessugas. TEGUMENTO: Formado por uma cutícula externa secretada pela epiderme, que é rica em glândulas produtoras de muco. Na região subcutânea existem terminações nervosas. Possuem um sistema de músculos longitudinais.
      1. CLASSES: - POLIQUETOS: São os anelídeos que possuem o corpo com muitas cerdas( poli=muito, queto=cerdas). As cerdas localizam-se em projeções do corpo chamadas parapopódios.
        1. - OLIGOQUETOS O exemplo mais conhecido é a minhoca. Há minhocas com centímetros de tamanho e outras com um a dois metros de comprimento como o minhocoçu. Alimentam-se principalmnte de restos vegetais, ingeridos com grandes quantidades de terra. O nome oligoqueto significa poucas cerdas (oligo = pouco; queto = cerdas).
          1. HIRUDÍNEOS Os representantes desse grupo são as sanguessugas, animais que como o nome diz, sugam sangue de vertebrados, sendo portanto, parasitas.
            1. A importância das minhocas na terra: As minhocas são importantes na formação do húmos .Elas se alimentam de terra e suas fezes, que são depositados na superfície do subsolo, contribuem para a formação do composto orgânico que é bastante utilizado em hortas e plantações por ser bastante rico em substâncias orgânicas necessárias ao desenvolvimento dos vegetais.
          2. FISIOLOGIA: Digestão: O sistema digestório é completo, com forma tubular, com boca e ânus e a digestão é do tipo extracelular. É bastante especializado pois existe uma grande variedade de dietas. Presença de estruturas que aumentam a superfície de absorção do intestino: os cecos intestinais e o tissofole.
            1. Excreção: O sistema excretor é formado por metanefrídios. Cada segmento do corpo possui um par de nefrídios. Os metanefrídio são comuns em animais de simetria bilateral que não precisam conservar água.
              1. Circulação: A circulação é do tipo fechada, ou seja, o sangue é totalmente canalizado. Possui dois vasos sanguíneos principais, um dorsal e um ventral, que são ligados transversalmente por 5 vasos contráteis, que funcionam como 5 corações.
                1. Respiração: A respiração é do tipo cutânea ou tegumentar, mas em alguns representantes marinhos ela é branquial. Na respiração cutânea ou tegumentar as trocas gasosas são feitas por difusão.
                  1. Sistema Nervoso: É do tipo ganglionar, formado por vários gânglios conectados por um cordão nervoso, chamado periesofagiano.
            2. REPRODUÇÃO: A reprodução é sexuada, sendo os animais frequentemente (oligoquetos e irudíneos) hermafroditas e com desenvolvimento direto, através de uma larva trocófora. Existem, no entanto, formas com sexos separados e desenvolvimento indireto, geralmente poliquetas. A fecundação é sempre externa.
              1. NOMES: ANDRIELE RESER E LUIZA SEVERO. TURMA: 304.
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                REINO ANIMALIA (INVERTEBRADOS)
                Matheus de Paula Castro
                Invertebrados
                Laura Barbosa
                Características dos Animals - Pedro Melo
                Pedro Melo
                Platelmintos, Nematódeos e Anelídeos.
                ana clara
                FILOS
                anna massad
                anelídeos
                Guilherme Rodrigues
                Zoologia Invertebrados II- Echinodermos, Moluscos e Anelídeos
                Matheus Carneato
                Zoologia
                Gercino Ulisses
                Anelídios
                Gabriela Mundstock