Brasil Império

Description

fdff
gabrielmaia
Mind Map by gabrielmaia, updated more than 1 year ago
gabrielmaia
Created by gabrielmaia over 8 years ago
29
1

Resource summary

Brasil Império
  1. Brasil Imperial é um período da história brasileira entre 7 de setembro de 1822 (Independência do Brasil) e 15 de novembro de 1889 (Proclamação da República). Neste período, o Brasil foi governado por dois monarcas: D. Pedro I e D. Pedro II.
    1. Primeiro Reinado: Momento em que o Brasil deixou a condição de colônia, quando a família real portuguesa saiu de Portugal após o avanço das tropas napoleônicas sobre a Península Ibérica, entre os anos de 1807 e 1808. Nesse contexto, o Brasil foi alçado à condição de Reino Unido de Portugal e Algarves. A partir de 1808, portanto, teve início no Brasil uma intensa eferverscência política que foi pautada, sobretudo, pelas divergências entre portugueses (vindos com a Corte) e brasileiros, bem como entre liberais e conservadores (disputa interna entre os próprios brasileiros). A situação política do Brasil só foi resolvida com a articulação e a instituição do Império. No início de 1820, quando começaram essas articulações, a América Latina e a Europa estavam passando por grandes reviravoltas. O modelo republicano era paulatinamente adotado pelos países vizinhos do Brasil.
      1. Ao longo do ano de 1821, os chamados “arquitetos” do império, como José Bonifácio de Andrada e Silva, passaram a tramar a adoção do modelo imperial no Brasil. Em 1822, D. Pedro, filho de D. João VI, optou por permanecer no Brasil e declarou o país independente de Portugal, tornando-se o primeiro imperador, sob o título de D. Pedro I. As instituições do Império, entretanto, só foram efetivamente estabelecidas e regularizadas com a Carta Constitucional de 1824, ou, em outros termos, a Constituição de 1824. Uma das principais características do Império Brasileiro foi tecida nessa Constituição, isto é, o Poder Moderador, que consistia em um quarto poder que dava ao imperador a autoridade de apreciar a decisão dos outros poderes.
        1. Período Regencial: D. Pedro I abdicou do trono, na década de 1830, em favor de seu filho, então com cinco anos de idade. Como a menoridade impedia o então herdeiro do trono de assumir o cargo de imperador, o governo do Brasil ficou sob a responsabilidade de regentes. A regências tiveram de articular uma nova configuração política para o Império, além de terem que enfrentar várias revoltas que eclodiram após a abdicação de D. Pedro I.
          1. Uma das manobras políticas mais ousadas da História do Brasil também foi efetuada no período da regência: o Golpe da Maioridade, em 1839, que tornou D. Pedro II imperador com apenas 14 anos de idade.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Geografia - Mapa do Brasil
            GoConqr suporte .
            Geografia do Brasil
            JOISSE DE OLIVEIRA
            Brasil
            andrerocha86
            Grandes Navegações e Período Pré-Colonial (1490 - 1540)
            Isadora Borges
            Ditadura Militar
            Gabrielle Lattanzi
            Processo de Independência Brasileiro
            Gabrielle Lattanzi
            Grandes Navegações e Período Pré-Colonial (1490 - 1540)
            Valtoires Mendonça
            Período Pré Colonial e Invasões Estrangeiras
            Athos Luige de Oliveira Santos
            Pré-Colonização
            Gabriel Braga
            Segundo Império
            gabrielmaia
            República no Brasil
            allya_ricelly