Henri Fayol 1841 - 1925

felipe85_univers
Mind Map by felipe85_univers, updated more than 1 year ago
felipe85_univers
Created by felipe85_univers almost 5 years ago
46
2

Description

trabalho henri
Tags

Resource summary

Henri Fayol 1841 - 1925
1 introdução
1.1 Jules Henri Fayol , Autor e criador da teoria clássica da Administração , nasceu no dia vinte e nove de julho do ano de 1841 em Istambul , seus pais eram Franceses e André Fayol era cantramestre de metalúrgica
2 Obras
2.1 Taches actueles et futures des dirigents ( CNBOS, 1967)
2.2 Administration Industrelle et générale - prevayance organisation commandement coordination - controle ( Dunod 1966)
2.3 Fayol foi um grande engenheiro e pesquisador durante toda sua pesquisa , anotava diariamente os fatos que abriam os seus olhos e, mais tarde transformou seus escritos em livros que foram preciosos para a humanidade
3 Frases
3.1 "Controlar é velar para que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas "
3.1.1 Coordenar é ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os reforços
3.1.2 " Administrar e prever ,organizar,comandar , coordenar e controlar "
3.1.3 Dirigir é conduzir a Empresa , tendo em vistá os fins visando procurando obter as maiores vantagens possíveis de todos os recursos de que ela dispões .
3.1.4 " A primeira condição inerente ao chefe de uma grande Empresa é a de ser bom administrador "
3.1.5 Administrador é olhar a frente
3.1.6 " A harmonia e a união das pessoas de uma Empresa , são grande fonte de vitalidade para ela . É necessário , pois realizar esforços para estabelece-las "
4 Ideias de Fayol
4.1 O autor Francês , em seus estudos e pesquisas , destacou que a Empresa é como uma organização que deve iniciar com uma estratégia , um plano e que , para isso , o Administrador deve definir os seus objetivos para poder praticar o seu plano de administração , o líder é aquele definido , mantendo a ordem da sua organização
4.2 Fayol e Frederick Taylor foram , sem dúvida alguma os maiores doutrinadores das teorias clássicas da administração . essa teoria , na realidade , identifica como as organizações são estruturadas na clássica teoria , o autor revelou que existe uma ligação entre estratégia e teoria empresarial , nesse sentido , é imprescindível que haja o aprofundamento da gestão e o líder deve aprender a cultivar as qualidades necessárias , Henry Fayol também defendeu que era possível aplicar os princípios da teoria em qualquer tipo de empresa , ou seja , comercial , industrial , religiosa ou governamental .
5 Quem foi ?
5.1 Henri Fayol , foi um engenheiro de minas Francês e um dos teóricos clássicas da ciência da Administração , sendo fundador da teoria clássica da Administração.
6 Vida
6.1 Henri Fayol , começou sua carreira desde cedo . quando ainda tinha 19 anos era formado em engenharia de minas , e por conta disso passou a trabalhar na área , em uma metalúrgica e minas . ali Henri teve a oportunidade de alcançar a sua carreira de engenheiro administrador , bem como , teve a possibilidade de se tornar um teórico de gesto . o autor foi o pai da teoria da gestão , na realidade, ele foi uma das primeiras pessoas que analisou a atividade empresarial e as principais atividades que cercam a gestão , como planejamento o controle, a coordenação , a organização dentre outros , por tudo isso, Jules Fayol se tornou clássica da administração , por onde foi reconhecido ( pra sempre ) no mundo inteiro .
6.2 O autor , foi responsável por fundar o centro de estudos administrativos . esse centro reunir pessoas que estavam interessadas em administração . seja de negócios comerciais , industrias ou governamentais . O Propósito desse centro era reunir pessoas interessadas para contribuírem com a criação e divulgação das teorias administrativas , Lutler Guilicy , Olivier Sheldon, Lindal F. , Urwich e James d . Mooney são alguns dos nomes dos seguidores do centro .
7 Função do administrador Fayol
7.1 Henri Fayol , atribuiu cinco funções ao administrador dentro de uma estrutura organizacional , clhamada de PO3C : 1- prever e planejar ( prévoir - visualizar o futuro e traçar o tempo de ação ) 2 - organizar ( organiser - constituir o duplo organismo material e social da empresa .) 3- comandar ( commandet - dirigir e orientar a organização ) 4 - coordenar (cordonner - unir e harmonizar os atos e esforços coletivos ) 5 - controlar ( contrôler - verificar , se as normas e regras estabelecidas estão sendo seguidas )
7.2 Tais ações conduziram a uma administração eficaz das atividades da organizações posteriormente , as funções de comando e coordenação foram reunidas sob o nome de direção , passando as iniciais para PODC ; planejar , organizar , dirigir e controlar . e ainda planejar , organizar , executar e avaliar . assim passando as iniciais para POEA .
8 Princípios de Fayol na Adiministração
8.1 Fayol , fazia que a administração é diferente das outras funções e por isso criou 14 princípios que devem ser aplicados a gestão e são da imensa necessidade para o gestor.
8.1.1 1 - unidade ou direção
8.1.2 2 - unidade de comando
8.1.3 3 - disciplina
8.1.4 4 - autoridade e responsabilidade
8.1.5 5 - divisão do trabalho
8.1.6 6 - subordinação dos interesses individuais aos da organizações
8.1.7 7 - remuneração do pessoal justa e garantida
8.1.8 8 - centralização da autoridade no nível superior
8.1.9 9 - ordem
8.1.10 10 - cadeia
8.1.11 11- equidade
8.1.12 12 - estabilidade pessoal
8.1.13 13 - iniciativa
8.1.14 14 - espirito de equipe
Show full summary Hide full summary

Similar

Henri Wallon
Fabrinne Nery
Evolução do Pensamento Administrativo
Dih Bach
TAYLORISMO
FLAVIA NOBREGA
Abordagens da Administração (TGA) - Abordagem Clássica
Leonardo Machado de Matos
HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO
alexadrianomoll
Funções das Empresas
adrianagomes-7
Riquezas Naturais do RN
Jennifer Rayssa
Criatividade e Propósito
felipe85_univers
trabalho
joaorubenich1
Escola Clássica
Deiane Soares
TECIDO EPITELIAL
Jennifer Gonçalves