Skinner: Behaviorismo Radical

Karoline  Teixeira
Mind Map by Karoline Teixeira, updated more than 1 year ago
Karoline  Teixeira
Created by Karoline Teixeira almost 5 years ago
41
0

Description

Estudos sobre as teorias de Skinner

Resource summary

Skinner: Behaviorismo Radical
1 O mais importante dos behavioristas que sucedem Watson é Skinner. • Durante décadas Skinner foi o psicólogo mais influente do mundo. Foi um dos três pensadores mais citados no séc. XX. • O Behaviorismo de Skinner é conhecido como Behaviorismo Radical . Análise Experimental do Comportamento
1.1 Skinner parte do objetivo de Watson que era estudar o comportamento humano, mas parte do princípio que o homem está em constante construção da sua história, um ser único que não reage ao mundo, mas age sobre o mundo, modificando o mundo e sendo por ele modificado. Behaviorismo Radical
1.1.1 • Para Skinner o ser humano é produto de 3 histórias (determinantes): 1- Filogenética ( o que acontece é determinado pela espécie a que pertencemos) 2- Ontogenética (história de vida individual de cada um – como eu construo as minhas relações interpessoais) 3- Cultura (práticas culturais transmitidas através do comportamento verbal ou linguagem)
1.1.1.1 • Para Skinner, o ambiente é o agente causal do comportamento, não os agentes internos, as causas se situam fora do indivíduo. • Segundo Skinner, “a autonomia é o não causado, e o não causado é milagre e o milagre é Deus” • A partir desta concepção Skinner tenta explicar como essas relações são construídas e então ele cria um “modelo de seleção por consequências” – o que nós fazemos é selecionado pelas consequências da nossa ação.
1.1.1.1.1 • Segundo Skinner existem duas espécies de respostas mais elementares:
1.1.1.1.1.1 1. Comportamentos respondentes - respondem a estímulos específicos. Isto é, são eliciados pelos estímulos. Constituem reflexos, aos quais se aplica o termo "involuntário" para descrevê-los.
1.1.1.1.1.1.1 2. Comportamentos operantes - ele opera no ambiente, isto é, produz modificações no meio em que a pessoa se comporta. O comportamento operante parece "voluntário", "espontâneo", uma vez que, frequentemente, não é possível especificar um estímulo antecedente que se mostre estar relacionado com ele.
1.1.1.1.1.1.1.1 Os comportamentos que uma pessoa apresenta não são imutáveis. Não ocorrem sempre iguais em cada situação. Sob certas condições podem ser modificados. Por este motivo, fala-se em condicionamento. É necessário que atendam a certas condições para que possam ocorrer.
1.1.2 VIDEO http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=13055

Attachments:

Show full summary Hide full summary

Similar

Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
Behaviorismo - Skinner
TATIANE ISABEL BRAGANTE FACHINI
Cronograma De Estudos
Hugo Nicolau
Behaviorismo - Skinner
SINCOMPECAS SINCOMPECAS
Behaviorismo - Skinner
Marielli Zanella
Behaviorismo - Skinner
Patrícia Madruga
Behaviorismo - Skinner
Missy 02
Behaviorismo - Skinner
Jessé Rocha
Behaviorismo - Skinner
Marielli Zanella
Cronograma de Estudos 2017
Camila Rossi
Cronograma De Estudos
Vitor Alves