Política de Avaliação

bernadetepavao
Mind Map by bernadetepavao, updated more than 1 year ago
bernadetepavao
Created by bernadetepavao over 6 years ago
3
0

Description

ENADE

Resource summary

Política de Avaliação

Annotations:

  • niodkfg
  1. O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) é um estudo internacional trienal que tem como objetivo avaliar os sistemas de educação em todo o mundo, testando as habilidades e conhecimentos dos estudantes de 15 anos de idade. Até a data, os estudantes que representam mais de 70 economias tenham participado na avaliação
    1. SAEB (O Sistema de Avaliação da Educação Básica) Principal objetivo: avaliar a Educação Básica brasileira e contribuir para a melhoria de sua qualidade e para a universalização do acesso à escola.
      1. • Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb: abrange, de maneira amostral, alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio, tendo como principal objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação brasileira. Apresenta os resultados do país como um todo, das regiões geográficas e das unidades da federação.
        1. • Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc (também denominada "Prova Brasil"): trata-se de uma avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo.
          1. • A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA : avaliação censitária envolvendo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas. A ANA foi incorporada ao Saeb pela Portaria nº 482, de 7 de junho de 2013
          2. ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) Criação: 1998 Objetivo: avaliar anualmente o aprendizado dos alunos do ensino médio em todo o país para auxiliar o ministério na elaboração de políticas pontuais e estruturais de melhoria do ensino brasileiro através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio e Fundamental. Obs: Foi a primeira iniciativa de avaliação geral do sistema de ensino implantado no Brasil.
            1. ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) Avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Primeira aplicação: 2004 Periodicidade máxima da avaliação: trienal (para cada área do conhecimento.)
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              ESPIONAGEM
              Ana Carolina O.
              Você sabe oque é camisinha ?
              Luã Santos
              Fundamenos de mecânica
              Camila Sirqueira
              Aplicação da Lei Penal (Principio da Legalidade)
              juju.fernandes83
              Derivação
              pedro.encarnacao
              Meio ambiente
              Aline Santos
              Artes
              Ana Caetano
              Fluxograma - Clínica Figueiredo & Lima
              JENYFFER SANTOS
              FLUXOGRAMA PARA INSPEÇÃO DIMENSIONAL POR AMOSTRAGENS
              bruna souza
              PROCESSOS
              alessandro luz