CAPÍTULO X - DOS INDÍCIOS

Description

VV
financeiro1796
Mind Map by financeiro1796, updated more than 1 year ago
financeiro1796
Created by financeiro1796 over 8 years ago
13
0

Resource summary

CAPÍTULO X - DOS INDÍCIOS
  1. Conceito de indício: o indício é um fato secundário, conhecido e provado, que, tendo relação com o fato principal, autorize, por raciocínio indutivo-dedutivo, a conclusão da existência de outro fato secundário ou outra circunstância. É prova indireta, embora não tenha, por causa disso, menor valia. O único fator – e principal – a ser observado é que o indício, solitário nos autos, não tem força suficiente para levar a uma condenação, visto que esta não prescinde de segurança.
    1. Art. 239. Considera-se indício a circunstância conhecida e provada, que, tendo relação com o fato, autorize, por indução, concluir-se a existência de outra ou outras circunstâncias.
      1. Indução: é o raciocínio no qual de dados singulares ou parciais suficientemente enumerados se infere uma verdade universal.
        1. Diferença entre indício e presunção: Os indícios possibilitam atingir o estado de certeza no espírito do julgador, mas as presunções apenas impregnam-no de singelas probabilidades e não podem dar margem à condenação.
          1. Contraindícios: são as circunstâncias provadas, que servem para justificar ou fundamentar a invalidade dos indícios colhidos contra alguém. Assim, se a coisa furtada foi encontrada em poder do réu, este pode produzir a prova de um fato secundário, demonstrativo de que a adquiriu, através da emissão de nota fiscal e recibo, de uma loja. O indício é derrubado pelo contraindício. O álibi – justificativa apresentada pelo acusado para negar a autoria – é um contraindício ou indício negativo.
            1. ELIZABETHE DE ALMEIDA ANDRADE
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          Simulado Prova de TEAP
          GUILHERME GUSTAVO FLORÊNCIO
          Ortografia parte 4
          Fabio Santana
          Simulado + 19
          Leonei Almeida Souza
          Apresentar = Surfar
          Bárbara Piedade
          Biologia
          Vitoria Lima
          Características das rochas
          Mariana Pereira
          RSU - Técnologias e técnicas de tratamento e disposição final
          Caroline Rossi
          MARKETING, ATENDIMENTO E TÉCNICAS DE VENDA
          jardel Albino
          Principal
          Rogério Dante
          formas de extinção dos contratos
          Joycem 48pan