Formação do território Brasileiro

Description

Mind Map on Formação do território Brasileiro, created by lolo_gouvea on 08/10/2015.
lolo_gouvea
Mind Map by lolo_gouvea, updated more than 1 year ago
lolo_gouvea
Created by lolo_gouvea over 8 years ago
60
2

Resource summary

Formação do território Brasileiro
  1. Tratado Tordesilhas
    1. Assinado na povoação castelhana de Tordesilhas em 7 de junho de 1494. Foi um tratado celebrado entre o Reino de Portugal e o recém-formado Espanha para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa.
    2. Tratado de Madrid
      1. Foi firmado na capital espanhola entre D. João V de Portugal e D. Fernando VI de Espanha, em 13 de janeiro de 1750, para definir os limites entre as respectivas colônias sul-americanas, pondo fim assim às disputas.
      2. Tratado de Petrópolis
        1. firmado em 17 de novembro de 1903 na cidade brasileira Petrópolis, que formalizou a incorporação do Acre ao território brasileiro
        2. Cana-de-Açúcar Foi a base da economia do nordeste brasileiro, na época dos engenhos.A principal força de trabalho empregada foi a da mão-de-obra escravizada. Alem de gerar lucro e promover o desenvolvimento na colonia, hoje o Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar no Mundo.
          1. Pau-Brasil veio a ser a primeira atividade econômica empreendida pelos portugueses em território brasileiro. O pau-brasil "sustentava" arrendatários e expedições guarda-costas que vinham impedir que outros países europeus fundassem colônias em terras portuguesas.
            1. O ouro provocou a primeira grande corrente imigratória para o Brasil, esses imigrantes vinham de Portugal e das ilhas do Atlântico.O ouro fez a capital brasileira mudar de Salvador para o Rio de Janeiro, onde entravam os escravos e suprimentos e por onde saía o ouro das minas, istoIntegrou as diversas regiões econômicas,mas também gerou revoltas internas: Guerra dos emboabas (1709) e Revolta de Felipe dos Santos (1720) contra a criação das Casas de Fundição, dentre outras tantas.é, o Rio de Janeiro tornou-se mais importante
              1. Os padres jesuítas juntamente com os bandeirantes, desbravaram nosso território a fim de catequizar os índios, isto é, amansá-los para que não atacassem os portugueses.
                1. Foram os bandeirantes que desbravaram o interior do Brasil, nas terras longe da costa, criando as primeiras hospedarias, abrindo para seus cavalos as primeiras estradas, e se instalando ao longo de todo o território nacional.
                  1. Como os índios se encontravam, em sua maioria longe da costa, os padres jesuítas da Companhia de Jesus tiveram que se embrenhar ao longo de todo o território nacional, para a missão de "civilizar" aquele "selvagens índios" (visão dos portugueses).
                2. Foi a extração e comercialização da borracha que promoveu grande expansão na colonização da região Norte, atraindo riqueza e causando transformação cultural e social e grande impulso econômico e cultural às cidades de Manaus e Belém, até hoje os grandes centros da região.
                  1. A pecuária exerce uma grande relevância nas exportações brasileiras, além de abastecer o mercado interno. É uma atividade econômica desenvolvida em áreas rurais que consiste na criação de animais (como o gado) com o objetivo de comercializá-los, suprindo assim as necessidades da família do criador.
                    1. O café foi o produto que impulsionou a economia brasileira desde o início do século XX até a década de 1930
                      Show full summary Hide full summary

                      Similar

                      Developmental Psychology - Freud, Little Hans (1909)
                      Robyn Chamberlain
                      Biology -B2
                      HeidiCrosbie
                      OCR AS Biology
                      joshbrown3397
                      B2, C2, P2
                      George Moores
                      Physical Geography
                      clongworth25
                      GCSE AQA Biology 2 DNA & Cell Division
                      Lilac Potato
                      AN ECONOMIC OVERVIEW OF IRELAND AND THE WORLD 2015/16
                      John O'Driscoll
                      New GCSE Maths required formulae
                      Sarah Egan
                      The Circulatory System
                      Johnny Hammer
                      CCNA Security 210-260 IINS - Exam 3
                      Mike M
                      Core 1.3 Energy Generation, Storage and Use
                      T Andrews