A psicologia no Brasil

Description

Mind Map on A psicologia no Brasil, created by Evelyn Araujo on 14/10/2015.
Evelyn Araujo
Mind Map by Evelyn Araujo, updated more than 1 year ago
Evelyn Araujo
Created by Evelyn Araujo over 8 years ago
13
2

Resource summary

A psicologia no Brasil
  1. A regulamentação profissional: Em 1962, com a famosa Lei nº 4119, finalmente a profissão e o curso de formação são oficialmente regulamentados
    1. No mesmo, o Conselho Federal de Educação (CFE) emite o parecer n 403/62, fixando o currículo mínimo e a duração dos cursos de Psicologia
      1. Esse documento compreende a formação em três níveis, cada qual com uma duração e um foco : bacharelado (4 anos), centrado na formação de pesquisador; licenciatura (4 anos), voltado para a formação do professor de Psicologia, e formação do psicólogo (4+1 anos), dirigido à formação profissional
        1. Consolidam-se os campos de atuação: educação trabalho e clínica. Testes e métodos de avaliação psicológicos são utilizados nos serviços públicos de orientação infantil implantados em São Paulo e no Rio de Janeiro
          1. Os serviços Nacionais da Indústria e do Comércio adotam abordagens psicológicas para a qualificação profissional
            1. A Psicologia desvincula-se gradativamente da psiquiatria, ganhando status de disciplina independente nos cursos de pedagogia, ciências sociais e filosofia. No plano institucional, psicólogos se organizam em associações que reivindicam a regulamentação da profissão (CRPSP,2011)
              1. A Lei de 27 de agosto de 1962, reconhece a profissão de psicólogo, fixa normas para a atuação profissional e estabelece um currículo mínimo para sua formação. Os campos de atuação são aqueles que se consolidaram como prática no período anterior: clínica, escolar educacional e organização do trabalho (CRPSP, 2011)
                1. 27 de agosto - Dia do Psicólogo
                  1. A ditadura militar e as condições e as condições por ela criam problemas para o desenvolvimento da profissão. A Lei 5692/71 retira a disciplina Psicologia do currículo do então ensino de 2º Grau. A Psicologia brasileira passou a criticar sua referências teóricas e práticas na medida em que profissionais, passaram a responder às demandas dos diversos segmentos da sociedade com os quais trabalhavam (CRPSP, 2011)
                    1. São gestadas, nessas condições, práticas que procuram atender às demandas da maioria da população, até então alijada do acesso ao trabalho do psicólogo, com a psicólogo, como a psicologia comunitária e jurídica, entre outras práticas (CRPSP,2011)
                      1. Em 1966, é criado, na PUCC/RJ, o primeiro curso de mestrado em Psicologia do Brasil (YAMAMOTO, 2006). Em 1971é criada a Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, atual Sociedade Brasileira de Psicologia
                        1. Ainda em 1971, a Lei 5766, regulamentada pelo Decreto 79.822/77, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologias, durante o período mais duro da ditadura militar, sob o controle do Ministério do Trabalho.
                          1. Somente dois anos depois o Ministério do Trabalho convoca as associações de psicologia para associações de psicologia para elegerem a Primeira Plenária (CRPSP, 2011)
                            1. Em processo de organização, o CFP oficializa em 1975 o primeiro Código de Ética Profissional, reformulado em 1979. Neste mesmo ano, pública o número zero da Revista Psicologia, Ciência e Profissão, em que começa a tornar pública a adesão ao movimento contra a ditadura (CRPSP, 2011)
                              1. A PARTIR DE 1980 - OS SISTEMAS CONSELHOS : Em 1982 é criada a ANPEPP - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia
                                1. Em 1987, surge o novo Código de Ética Profissional que define as responsabilidades, direitos e deveres dos psicólogos de acordo com os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos. No ano seguinte, o Conselho Consultivo decide pela realização do Congresso Nacional Unificado dos Psicólogos (CRPSP, 2011)
                                  1. Os anos 80 é uma fase diagnóstica, no sentido de que se os profissionais se interessaram em gerar dados e informações sobre o que acontecia na profissão e na formação.
                                    1. Fruto desse processo é a publicação do livro Quem é o Psicólogo Brasileiro? (CFP, 1988), primeiro grande diagnóstico da profissão e da formação do Psicólogo no País (CRPSP, 2011)
                                      1. A partir de 1989 é desencadeada uma sucessão de eventos fundamentais para os rumos da Psicologia brasileira, dentro dele: O Congresso Nacional Unificado, novembro de 1989; Encontro Geral de Plenárias, 1991; Congresso Nacional Repensando a Psicologia, 1994; Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão, São Paulo, na US, 2002, (CRPSP,2011)
                                        1. A década de 90 se caracteriza por uma intensa mobilização das entidades profissionais, com destaque para o Conselho Federal e os Conselhos Regionais, no sentido de debater e concretizar mudanças relativas à formação (CRPSP, 2011)
                                          1. Em 1922, é organizado o Encontro de Coordenadores de Curso de Formação de Psicólogo, que culminou com a Carta de Serra Negra, importante documento sobre a formação profissional do psicólogo brasileiro
                                            1. Em 1999 é criada a Associação Brasileira de Ensino de Psicologia. Uma entidade de âmbito nacional que tem sua natureza institucional voltada para a reflexão em Psicologia no Brasil, buscando adequar a formação em Psicologia a realidade social do Brasil, à ética e ao exercíco da cidadania.
                                              1. Atualmente, a formação em Psicologia é regulamentada pela Resolução CNE/CES Nº5, de 15 de março de 2011. que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Gradução em Psicologia.
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    GCSE PE - 1
    lydia_ward
    Tsarist Russia 1861 - 1918
    emilyyoung212
    A2 Level OCR: Communication & Homeostasis
    Ollie O'Keeffe
    Biological Psychology - Stress
    otaku96
    Religious Studies Key Concepts
    Keera
    EEO Terms
    Sandra Reed
    A-Level Law: Theft
    amyclare96
    GCSE CHEMISTRY UNIT 2 STRUCTURE AND BONDING
    mustafizk
    Nazi Germany 1933-39
    c7jeremy
    Fundamental Economic Theories & Concepts
    Finian O'Driscoll
    maths notes
    grace tassell