Africa

Description

Clima Africa
noely.godinho
Mind Map by noely.godinho, updated more than 1 year ago
noely.godinho
Created by noely.godinho over 8 years ago
39
0

Resource summary

Africa
  1. Clima
    1. A distribuição climática da África é basicamente determinada pela latitude das diferentes regiões, estruturadas em faixas simétricas nos hemisférios norte e sul, a partir da linha do Equador, que passa pelo centro do continente.
      1. Distingue-se em primeiro lugar uma zona de clima equatorial, extremamente úmida e de temperatura elevada, embora moderada pelas chuvas constantes; a oscilação térmica é reduzida, com média de 25 C. Estende-se em seguida duas zonas tropicais, ao norte (Sudão) e ao sul (bacia do Zambeze), com estação úmida no verão e seca no inverno.
        1. O Saara e o Kalahari, respectivamente nos hemisférios boreal e austral, constituem duas extensas faixas de clima desértico, muito seco e de grandes amplitudes térmicas -- altas temperaturas durante o dia e rápido resfriamento durante a noite. Por último, os estremos setentrional e meridional do continente -- o Atlas e a região do Cabo -- apresentam clima do tipo mediterrâneo seco, com chuvas na primavera e no outono e estiagem no verão. A altitude oceânica e os cursos fluviais introduzem algumas variantes climáticas regionais no esquema geral.
          1. Nas áreas de clima equatorial as chuvas são abundantes o ano inteiro; graças à pluviosidade, a vegetação dominante é a floresta equatorial densa e emaranhada. Ao norte e ao sul dessa faixa, onde o verão é menos úmido e a região não está sujeita às influências marítimas, aparecem as savanas, que constituem o tipo de vegetação mais abundante no continente.
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    O Clima - Geografia
    GoConqr suporte .
    Geografia - Mapa do Brasil
    GoConqr suporte .
    CLIMA GEOGRAFIA
    Alice Sousa
    Projeto Med 2015: História e Geografia
    elisacoltro
    Simulado Geografia
    Marina Faria
    Geografia do Brasil
    JOISSE DE OLIVEIRA
    Blocos econômicos
    Ighor Ferreira
    Revolução Industrial século XVIIl e XIX
    izabelamendeslop
    Geografia- ENERGIA
    jpedrohenriques
    Geografia - Cartografia
    Jessica Caroline de Macedo
    Comunidades de Aprendizagem: Geomorfologia
    Catarina Troiano