Capitães da Areia

giovannamak
Mind Map by giovannamak, updated more than 1 year ago
giovannamak
Created by giovannamak over 5 years ago
14
0

Description

mapa conceitual

Resource summary

Capitães da Areia
1 Pedro Bala
1.1 Líder do grupo, cabelo loiro, cicatriz de navalha no rosto. Seu pai era conhecido como Loiro, liderava greves no porto, mas foi assassinado por policiais
1.2 Dora
1.2.1 Traz uma presença feminina para o grupo, carinho para as crianças, cumpre o papel de mãe que elas nunca tiveram. Já tendo ganho a plena confiança de todos, ela se transforma simbolicamente na irmã/mãe. Passa a amar Pedro Bala, assim como ele também começa a ama-la.
2 Sem-Pernas
2.1 Deficiente físico, possui uma perna coxa, possui um ódio irrefreável contra tudo e todos, incluindo os integrantes do grupo.
3 Gato
3.1 Galã, bem vestido, domina arte da jogatina. Além de furtos e do jogo, Gato consegue dinheiro como cafetão da Dalva.
4 Professor
4.1 Intelectual do grupo, além dse entreter os garotos com os livros, ele ajuda Pedro Bala em planejamento dos assaltos.
4.2 Don'Aninha
4.2.1 Mãe de santo, e para cada um tinha uma palavra amiga e maternal, curava doenças e juntava amantes, era amiga do bando há muito tempo.
5 Pirulito
5.1 O mais cruel do bando, até que se converte à religião por causa dos ensinamentos do Pe. Executa assaltos para a sobrevivencia, sem jamais deixar de praticar a oração e a fé em Deus.
5.2 Pe. José Pedro
5.2.1 Aos poucos foi aceito pelo bando, ajudava-os, e aconselhava-os. Se aproxmou bastante de Pirulito, onde viu nele uma devoção muito forte.
6 Boa-Vida
6.1 Carater indolente e sossegado, contenta-se com pequenos furtos para ajudar o grupo, e com algumas mulheres que não interessam mais ao Gato.
7 João Grande
7.1 É respeitado pelo grupo por causa de sua coragem e da grande estatura. Ajuda e protege os novatos do bando contra atos dos mais velhos.
8 Volta Seca
8.1 Admirador do cangaceiro Lampião, a quem chama de padrinho, e sonha um dia participar de seu bando.
9 Enredo: São quarenta meninos, todos adolescentes, sujos, e dormiam nas ruínas de um trapiche. Eles roubavam para sobreviver, e desde jovens já bebiam e fumavam. Já praticavam roubos maiores, que os tornou conhecidos pela sociedade. Se fossem pegos, seriam enviados ao reformatorio de menores, onde era um bom lugar visto pela sociedade, mas por eles não. Um dia, a Cidade de Salvador teve uma epidemia de varíola, onde não tinham acesso à vacina, e um do bando acabou morrendo. Quando roubavam um palacete na ladeira de São Bento, foram presos. Parte do grupo conseguiu fugir com a ajuda de Bala, que acabou sendo levado ao reformatório, sofreu, mas conseguiu fugir, e se preparou para libertar Dora. Um mês no reformatorio feminino foi o suficiente para acabar com a saúde de Dora, que ardendo em febre foi levada por Bala, Professor e Volta-Seca. Dora não resistiu e morreu na manhã seguinte. Dali pra frente, cada um seguiu seu rumo na vida.
Show full summary Hide full summary

Similar

Vanguardas Europeias
Fernanda Assato
Vanguardas Europeias
Laura Moraes De Andrade
Vanguardas Europeias **
Laura Moraes De Andrade
Pousada Vellas ao Mar
Thiago Martins4879
1.8 Contagem de prazo
Geanderson Rodrigues
Leis de Newton
Fernanda Vitória
REQUISITOS DE QUALIDADE
ManoelNeco
Pesquisa de Tendência
Mayara Lopes
Quiz de quimica
crisnaraduarte07
Revisão Competência 2 IEEE829,IEEE1012, ISO9126
Pedro Neto
Vocabulário coreano II
Pedro Tomas