Estabilização central no tratamento da dor lombopélvica gestacional

erika.timbo
Mind Map by erika.timbo, updated more than 1 year ago
erika.timbo
Created by erika.timbo almost 5 years ago
17
0

Description

artigo6
Tags

Resource summary

Estabilização central no tratamento da dor lombopélvica gestacional
1 A evidência de que 20% das gestantes sofrem de dor pélvica posterior.
2 Esse quadro álgico interfere na maior parte das atividades de vida diária da gestante já que diminui a resistência em atividades como levantar, sentar e deambular afetando sua qualidade de vida.
3 A lombalgia gestacional pode ser classificada clinicamente em dor lombar, dor pélvica posterior, ou dor lombar combinada(lombar e pélvica).A dor lombar aparece mais comumente quando presente antes da gestação, retornando durante a gravidez.
3.1 Caracteriza-se por dor de caráter constante, pouca dificuldade durante a marcha e em posição ortostática, diminuição da amplitude de movimento da coluna lombar, dor à palpação da musculatura paravertebral
4 Segundo o Manual de Recomendações Europeu para Diagnóstico e Tratamento Da Dor Pélvica, os testes indicados para diagnóstico são: teste da articulação sacroilíaca, teste de provocação pélvica posterior, teste de Patrick-Farber, palpação do ligamento longo dorsal da articulação sacroilíaca e teste de Gaenslen. Também, a palpação da sínfise púbica, teste modificado de Tredelemburg e o teste pélvico funcional de levantar a perna reta ativa (ARSL) podem ser utilizados.
5 Nos diagnósticos por imagem a radiografia encontra baixa sensibilidade na detecção dos estágios iniciais de degeneração,sendo a ressonância magnética o resultado mais fidedigno para diagnosticar essas alterações.
5.1 A diminuição da estabilidade é relatada como fator que predispõe a lesões e o treino dessa musculatura, denominado estabilização central, pode reduzir as dores e lesões na coluna e extremidades.
5.1.1 Os exercícios de estabilização central têm sido realizados no tratamento de lombalgias mecânico-posturais com resultados satisfatórios.
5.1.1.1 Em um programa de exercícios aplicados em mulheres com lombalgia num treinamento por seis semanas teve efeito na redução da dor e incapacidade funcional.
5.1.1.2 Os estudos apontam para um efeito benéfico da estabilização central no tratamento de lombalgias mecânico posturais
6 Para o tratamento da dor pélvica posterior o Manual de Recomendações Europeu para Dor Pélvica Posterior:
6.1 fisioterapia durante a gravidez com um programa individualizado incluindo exercícios de estabilização
6.2 Como também é indicado a,hidroginástica, acupuntura, massagens e contraindica a fusão das articulações sacroilíacas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Flashcard Clinica Médica
marcelargondim
Flashcard Clinica Médica GERAL
Heloisa Silveira Daniel
Diabetes
larissa marinho
Hipertensão Arterial Sistêmica - HAS
Katye dos Passos Rodrigues
Formas de tratamiento en español: Formal e Informal.
walescabraga
Diarreia Aguda
Tatiana Sá da Fonseca
CONCEITOS BÁSICOS DE MICROBIOLOGIA
adalberto cavalcante
CONCEITOS BÁSICOS DE MICROBIOLOGIA
Marcela Sanches
PARALISIA CEREBRAL
Thaiana Marcelino
Tratamento da Insuficiência Cardíaca
Agda Mesquita