1_AS ESCOLAS EDUCATIVAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Description

RESUMO DE CADA UMA
margarete.valent
Mind Map by margarete.valent, updated more than 1 year ago More Less
margarete.valent
Created by margarete.valent over 8 years ago
margarete.valent
Copied by margarete.valent over 8 years ago
0
0

Resource summary

1_AS ESCOLAS EDUCATIVAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
  1. Escola Tradicional. A linha tradicional de ensino teve a sua origem no século XVIII, a partir do Iluminismo. O objetivo era o acesso do indivíduo ao conhecimento. Foi considerada ultrapassada nas décadas de 60 e 70. As escolas acreditam que a formação de um aluno crítico e criativo depende justamente do domínio dos conhecimentos consolidados. Reagem de forma que não existem atividades práticas que permitem aos alunos criar e construir com muita teoria. O professor uma espécie de "poder". A memorização e a repetição dos conceitos. As avaliações são por meio de provas, e medem a quantidade de informação que o aluno conseguiu. São escolas rígidas e normativas de informação
    1. Escola Ativa - Saiba Mais: Escolas comportamentalista trouxe uma nova direção e um enfoque dentro da teoria administrativa. (Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas e Teoria Burocrática). Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. A Escola Comportamentalista se opõe a Escola de Relações Humanas e não aceita a visão romântica dos estudiosos da Escola de Relações Humanas.
      1. O construtivismo parte da crença de que o saber não é algo que está concluído, terminado, e sim um processo de incessante construção e criação. Os símbolos produzidos pelo indivíduo e o universo das interações vivenciadas na sociedade. Assim, é a partir da atitude que se instituem a mente e a consciência, assim como os nossos pensamentos. Escrita, pois acredita que o aluno tem condições de se alfabetizar sem a ajuda de cartilhas e mecanismos que o induzem a decorar, repetir mecanicamente, declamar, transmitir e aprender o que já esta acabado.
      2. Escola Nova, também chamada de Escola Ativa ou Escola Progressiva, foi um movimento de renovação do ensino, que surgiu no final do século XIX e ganhou força na metade do século XX. Exerceu grande influência nas mudanças promovidas no ensino na década de 1920, quando o país passava por uma série de transformações sociais, políticas e econômicas. As ideias político-filosóficas de igualdade entre os homens e do direito de todos à educação. Escola Ativa era o impulso espiritual da criança e o desenvolvimento da autonomia moral do educando. defendia a liberdade reflexiva, em que o indivíduo já senhor do ambiente guia a sua vontade de forma a servir-lhe a inteligência. A autonomia dos alunos tem, na sua obra, o ponto fulcral. Libertar o aluno da tutela do adulto para o colocar sob a tutela da própria consciência moral. Os alunos deverias assumir as responsabilidades de ordem social escolar para que mais tarde pudessem enfrentar devidamente os problemas da ordem política de seu país.
        1. Os críticos da Escola Nova acusaram o movimento de abrir mão dos conteúdos tradicionais e de não exigir nada dos alunos, aceitando apenas a sua espontaneidade.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            2_AS ESCOLAS EDUCATIVAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
            margarete.valent
            A Evolução do Pensamento Pedagógico
            Margareth Maciel Silva
            Pedagogia de Projetos
            Giulia Gabriela
            Método Pedagógico de ensino
            Priscila Ferron
            A Evolução do Pensamento Pedagógico
            Regina Pombal
            Literature
            Emma Madden
            Reasons Why Development May Not Follow The Expected Pattern
            jessica.godfrey
            A-Level Economics: Supply and Demand
            cian.buckley+1
            Connected Educators
            Remind
            Roles of Education
            Isobel Wagner
            GCSE REVISION TIMETABLE
            neharaniga