Falsificacionismo

Description

Mind Map on Falsificacionismo, created by Ana Luíza Kunzler on 25/10/2015.
Ana Luíza Kunzler
Mind Map by Ana Luíza Kunzler, updated more than 1 year ago
Ana Luíza Kunzler
Created by Ana Luíza Kunzler over 8 years ago
116
0

Resource summary

Falsificacionismo
  1. Ciência como conjunto de hipóteses que são experimentalmente propostas com a finalidade de descrever ou explicar um comportamento. Hipótese virar lei , fazer parte da ciência, deve ser falsificável.
    1. Todas as substâncias se expandem quando aquecidas. Falsificável se uma substância não se expande num determinado tempo. Falsa. Hipótese é falsificável quando há uma proposição de observação ou um conjunto delas logicamente possíveis que são inconsistentes com ela, e estabelecidas como verdadeiras, falsificaram a hipótese.
      1. 3.Ou está chovendo ou não está chovendo. Não falsificável porque verdadeira em qualquer tempo. 4. Todos os pontos num círculo euclidiano são eqüidistantes do centro. É verdadeira. Se os pontos não fossem eqüidistates de algum ponto fixo, não seria círculo euclidiano. Também: todos os solteiros não são casados. 5.A sorte é possível na especulação esportiva. Apostando ou não, ganhando ou não, a afirmação continua verdadeira.
        1. Falsicacionista insiste que as hipóteses sejam falsificáveis. Popper: dificuldade de falsificar algumas versões da teoria da história de Marx, psicanálise de Freud e psicologia adleriana. Teoria de Adler: ações humanas motivadas por sentimentos de inferioridade.
          1. Grau de falsificabilidade, clareza e precisão Uma boa teoria é aquele que faz afirmações amplas, seja altamente falsificável, e que resiste á falsificação cada vez que é testada. Exemplos: Marte se move numa elipse em torno do sol.
            1. Análise: (b) Mais status científico que a (a) (b) Fala o mesmo que a (a) e mais. (b) A lei preferível é mais falsificável que a (a) Se (a) for falsificada, falsificaria (b) Mas se algumas proposições (Júpiter) falsificar (b) não necessariamente (a). A lei (b) é mais falsificável que a lei (a), o que significa que afirma mais, que e a melhor lei.
              1. Teorias altamente falsificáveis são preferidas às menos falsificáveis. As teorias falsificadas devem ser rejeitadas. Falsificacionista não vê perigo na proliferação de teorias especulativas (contribuem para o avanço da ciência, pois a ciência progride por tentativa e erro) porque se falsificada será eliminada.
                1. Teorias devem ser claramente afirmativas e precisas. Teoria deve ter clareza suficiente para correr o risco de falsificação. Quanto mais precisa uma teoria, mais falsificável ele se torna. E quanto mais falsificável for uma teoria melhor ela será (desde que não falsificada).
                  1. Falsificacionismo e progresso Progresso da ciência Ciência começa com um problema Hipóteses falsificáveis são propostas para solução do problema. Hipóteses são criticadas, algumas eliminadas. Outras exigem críticas e testes mais rigorosas. Quando uma hipótese testada é falsificada, surge novo problema (novo paradigma).Segue todo processo. Não se afirma que uma teoria é verdadeira, mas que é superior a suas predecessoras (resiste a mais falsificações)
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    British Empire
                    chloeeatsalot
                    GCSE PE - 2
                    lydia_ward
                    Concepts in Biology Final Exam
                    mlszala
                    AS Psychology Unit 1 & 2 (Edexcel)
                    AnthonyElikwu
                    GCSE Maths Symbols, Equations & Formulae
                    Andrea Leyden
                    BIOLOGY B1 5 AND 6
                    x_clairey_x
                    01 Long Term causes of the French Revolution
                    Holly Lovering
                    Magnetism
                    joan.march
                    A-Level Law: Theft
                    amyclare96
                    Paradise Lost Themes/Quotes
                    Kirsty S
                    SFDC App Builder 2
                    Parker Webb-Mitchell