Métodos e Técnicas de Pesquisa

Description

10 Tópicos
joao_cscma
Mind Map by joao_cscma, updated more than 1 year ago
joao_cscma
Created by joao_cscma over 8 years ago
45
1

Resource summary

Métodos e Técnicas de Pesquisa
  1. A pesquisa constitui-se num procedimento racional e sistemático, cujo objetivo é proporcionar respostas aos problemas propostos.

    Annotations:

    • A pesquisa  constitui-se  num  procedimento racional e sistemático, cujo objetivo é proporcionar respostas aos problemas   propostos. 
    1. Classificação - ► Segundo as bases lógicas da investigação: Os métodos: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico
      1. ► Segundo a abordagem do problema: Pesquisa: quantitativa e qualitativa. ► Segundo o objetivo geral: Pesquisa: exploratória, descritiva e explicativa. ► Segundo o propósito: Pesquisa: aplicada, de avaliação de resultados, avaliação formativa, proposição de planos, pesquisa-diagnóstico.
        1. ► Segundo o procedimento técnico: Pesquisa: bibliográfica, documental, ex-post-facto, pesquisa de campo ou de levantamento, estudo de caso, pesquisa-ação e pesquisa participante.
      2. Características: Muito utilizado em Ciências como a Física e a Matemática; Em Ciências Sociais seu uso é bem mais restrito, pois não se encontram argumentos gerais cuja veracidade não possa ser colocada em dúvida; Apresenta um caráter apriorístico de seu raciocínio. (a premissa geral não pode ser colocada em dúvida)
        1. ► Segundo a abordagem do problema “As abordagens qualitativa e quantitativa são duas estratégias diferentes pela sistemática e, sobretudo, pela forma de abordagem do problema que constitui o objeto de estudo.” (DIEHL; TATIM, 2004, p. 51)
          1. ► Pesquisa Quantitativa “Caracteriza-se pelo uso da quantificação tanto na coleta quanto no tratamento das informações por meio de técnicas estatísticas, desde a mais simples, como percentual, média, desvio-padrão, às mais complexas como coeficiente de correlação e análise de regressão.” (DIEHL; TATIM, 2004, p. 51)
            1. Características: São coletados geralmente onde ocorrem o fenômeno; Sua análise é desenvolvida no decorrer do processo de levantamento; Apresenta-se de forma descritiva; A teoria é construída por meio dos dados empíricos para posterior aperfeiçoamento a luz da revisão da literatura; Existe grande interação entre pesquisado e pesquisador;
          2. ► Segundo o objetivo geral (tipo de pesquisa) Quanto ao objetivo geral a pesquisa pode ser classificada como: Exploratória Descritiva Explicativa
            1. Pesquisa Exploratória É realizada em área na qual há pouco conhecimento acumulado e sistematizado. Por sua natureza de sondagem não comporta hipóteses que, todavia, poderão surgir durante ou ao final da pesquisa. (VERGARA, 2004)
              1. ► Pesquisa Descritiva É aquela que expõe características de determinada população ou de determinado fenômeno. Pode estabelecer correlações entre variáveis e definir sua natureza. Não tem compromisso de explicar o fenômeno. (VERGARA, 2004)
                1. ► Pesquisa Explicativa É aquela que tem como principal objetivo tornar algo inteligível, justificar-lhe os motivos. Visa, portanto, esclarecer quais fatores contribuem, de alguma forma, para a ocorrência de determinado fenômeno. (VERGARA, 2004)
              2. Pesquisa Bibliográfica É o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral. O material pode ser de fonte primária ou secundária. (VERGARA, 2004)
                1. ► Pesquisa Documental É a pesquisa realizada em documentos conservados no interior de órgãos públicos e privados de qualquer natureza, ou com pessoas. (VERGARA, 2004)
                  1. ► Pesquisa de Campo ou de Levantamento É a investigação empírica realizada no local onde ocorreu um fenômeno ou que dispõe de elementos para explorá-lo. Pode incluir entrevistas, aplicação de questionários, testes e observações. (VERGARA, 2004)
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                Extrutura básica do poema
                Cicero Firmino da Silva
                Liderança
                key castilho
                Constituição Federal 1988
                thami.franzini
                Dir. Constitucional - Classificação das Constituições
                Lucas Ávila
                Características do Trovadorismo
                gvitoriaaraujp12
                Reino Fungi
                Rafael Gussi
                Taxonomia
                Lucas Lisboa Leão
                Substantivos
                Renata Reis
                Processo de coaching - EY
                ricardo.basilio
                CLASSIFICAÇÃO DAS CONSTITUIÇÕES
                Niedson Lima