Informática na Educação - Ambientes Virtuais X Sala de Aula: Um desafio para o Educador.

ritinhagaieski
Mind Map by ritinhagaieski, updated more than 1 year ago
ritinhagaieski
Created by ritinhagaieski over 4 years ago
130
7

Description

Mind Map on Informática na Educação - Ambientes Virtuais X Sala de Aula: Um desafio para o Educador., created by ritinhagaieski on 11/13/2015.
Tags

Resource summary

Informática na Educação - Ambientes Virtuais X Sala de Aula: Um desafio para o Educador.
1 O Educador tem um papel muito importante na vida do aluno, ele é o responsável pela sua aprendizagem dentro do ambiente escolar. Com o avanço tecnológico, o computador acaba se tornando peça fundamental no ensino e auxilio neste processo. É preciso então recriar ambientes de aprendizagem que acompanhe estas mudanças. Existe educadores preparados e capazes de atuar e de recriar sua maneira de ensinar? Qual o papel dos professores diante desta nova realidade?
1.1 Sim, o professor deixa de assumir o papel de entregador da informação e passa a ser conhecido como o facilitador de informações.
1.2 Não, existem educadores que diante destas mudanças no ambiente escolar são resistentes a novas tecnologias tornando-se então um desafio e muitas vezes são difíceis de serem aceitas.
1.3 Ainda se encontra instituições que possuem professores despreparados para utilizarem tecnologias em suas tarefas de aula, o que acaba criando uma situação de incerteza no ensino devido a formação do professor não ter acompanhado estes avanços tecnológicos.
2 Ensinar técnicas e promover a inserção das tecnologias em sala de aula utilizando recursos a fim de qualificar o processo de ensino-aprendizagem
2.1 Criar estratégias para auxiliar na utilização do computador/internet em conjunto do quadro/caderno
2.2 Elaborar atividades que ajudem o processo de conhecimento e interação entre educadores e educandos por meio da utilização de mídias.
2.3 Inserir aulas expositivas e práticas Utilizando softwares e redes sociais como ferramenta de apoio e aprendizagem
2.4 Ajudar a preparar o professor na inserção da tecnologia em sua sala de aula, alternando adequadamente atividades tradicionais e atividades que utilizam a ferramenta.
2.4.1 Proporcionar ao professor condições para que ele entenda a importância da tecnologia no ambiente escolar despertando o interesse na busca na formação continuada.
Show full summary Hide full summary

Similar

5 Passos para Aprendizagem de Sucesso
GoConqr suporte .
NOÇÕES DE INFORMÁTICA
Viviana Veloso
TICs na Matemática
Erika Lopes
TICs na Educação
Erika Lopes
Informática conhecimentos básicos
thiago.tc3
História da informática
Renato Costa
Behaviorismo - Skinner
Suliane Makelry
Informática Para Concursos - Conceitos Iniciais (Part. 1)
ae.antunes
LIMITES E POSSIBILIDADES DAS TICS NA EDUCAÇÃO
Diego Bahls
PROTAGONISMO DO ALUNO
Alessandra S.
A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
Malton Fuckner