Antropologia

robybastos
Mind Map by robybastos, updated more than 1 year ago
robybastos
Created by robybastos about 4 years ago
46
2

Description

unidade 1 de antropologia - anhembi morumbi

Resource summary

Antropologia
1 enquanto ciência social - tem como proposta conhecer o homem enquanto indivíduo que interage em grupos sociais organizados
1.1 enquanto ciência humana - tem como objetivo conhecer o homem no todo: as crenças, costumes, história e linguagens.
1.1.1 enquanto ciência natural - tem como intenção o estudo da evolução humana.
2 A Antropologia é o estudo do homem completo e tem como premissa a compreensão da existência humana em sua expressão global, isto é, BIOPSICOCULTURAL. Nessa dimensão analítica, o objetivo é entender o homem como ser biológico pensante, como produtor de culturas e como participante da sociedade.
3 dividida em 5 campos de estudo
3.1 1) A Antropologia Biológica que tem como objetivo o estudo das características biológicas humanas no tempo e no espaço. O antropólogo biologista tem como preocupação em pesquisar como os fatores culturais influenciam o crescimento dos indivíduos, de modo a analisar as particularidades morfológicas e biológicas articuladas ao meio ambiente. É o estudo das formas dos crânios, esqueletos, como também das genéticas das populações.
3.2 2) A Antropologia Pré-histórica que visa reconstituir as culturas do passado que foram extintas em épocas distantes, pois são sociedades que desenvolveram formas culturais que representam fases da humanidade e não estão registradas em documentos escritos. O antropólogo pré-histórico, por meio de técnicas utilizadas no trabalho de escavação e coleta de materiais, interpreta as culturas desaparecidas e trabalha muito próximo do historiador e do arqueólogo e objetiva analisar tanto as técnicas e organizações sociais, quanto suas produções culturais.
3.3 3) A Antropologia Linguística A Antropologia Linguística tem como intenção compreender como os homens expressam suas vivências por meio da linguagem. Isto significa compreender como são expressos os pensamentos, sentimentos e valores através das diversas linguagens produzidas pelo próprio homem: escrita, oralidade, literatura, meios de comunicação, cultura audiovisual e também as culturas tecnológicas virtuais.
3.4 4) A Antropologia Psicológica A Antropologia Psicológica consiste no estudo do funcionamento da capacidade psíquica do ser humano, pois expressa seus comportamentos de modo consciente e inconsciente. Desse modo, a dimensão psicológica, é importante porque é uma parte constitutiva de toda vida humana e é por esta razão que este estudo atravessa todos os campos da área da Antropologia.
3.5 5) A Antropologia Social e Cultural A Antropologia Cultural tem como objetivo o estudo do homem como ser cultural. Nessa perspectiva, de acordo com os autores Marconi e Presotto (2011, p.4), a intenção é investigar as culturas humanas, suas origens e desenvolvimento, suas semelhanças e diferenças com outras formas culturais. O foco de seu interesse é desvendar o comportamento humano e como o homem desenvolveu seu aprendizado social e cultural.
4 a Etnografia, Etnologia e Antropologia são três etapas e momentos específicos de uma mesma pesquisa.
4.1 A base da Etnografia é a “observação participante” efetuada pelo pesquisador-antropólogo. Através da observação participante, o estudioso realiza entrevistas e discussões com membros da cultura a ser investigada
4.1.1 etnografia deve incluir uma descrição detalhada de gestos, expressões corporais, usos alimentares, os silêncios e suspiros, os sorrisos, as caretas, os ruídos da cidade e do campo de uma determinada cultura
4.2 A Etnologia é quando os pesquisadores antropólogos utilizam os dados coletados na etapa da etnografia e desenvolvem uma primeira interpretação e análise das culturas, estabelecendo ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA 14 semelhanças e diferenças com outras culturas por meio de um estudo comparativo. A fase etnológica representa um primeiro passo em direção a uma síntese explicativa.
4.3 a antropologia cultural (ibidem, 1993) representa a última etapa da síntese explicativa, tomando por base as conclusões da etnografia e da etnologia. Desse modo, a Antropologia Cultural empreende uma análise conclusiva sobre o comportamento cultural humano e deve ser analisado em todo seu processo.
5 alteridade - “estudo sobre o ´outro´. Antropologia propicia ao ser humano o desenvolvimento de uma atitude sempre aberta ao aprendizado com as diversidades e diferenças culturais.
Show full summary Hide full summary

Similar

ENGENHARIA CIVIL
Nayara Gil
Simulado de Antropologia e Cultura Brasileira II
Bárbara Bezerra
Unidade 2 - Comunicação Empresarial
robybastos
Unidade 4 - Comunicação Estratégica
robybastos
Contextualização da disciplina Antropologia e cultura brasileira
Sanielle Oliveira
Contextualização da disciplina Antropologia e cultura brasileira - ENGENHARIA
Thaisa Accioly de Souza
Tema: Cultura
Cezar Augusto
Qual será minha Profissão??
Andrea Leite
1ª Frequência Introdução à Antropologia Cultural
Jéssica Pinheiro
MKT - unidade 1 - Parte 1 - Introdução
robybastos
Contextualização da disciplina Antropologia e cultura brasileira - SAÚDE
Thaisa Accioly de Souza