Design Impresso: Fluxo de trabalho

Description

Um fluxograma do trabalho em design, desde a solicitação do cliente até a produção final.
Luiz Avanzi
Mind Map by Luiz Avanzi, updated more than 1 year ago More Less
Luiz Avanzi
Created by Luiz Avanzi over 8 years ago
Luiz Avanzi
Copied by Luiz Avanzi over 8 years ago
16
0

Resource summary

Design Impresso: Fluxo de trabalho
  1. Solicitação do cliente

    Annotations:

    • Essa é a primeira fase do trabalho, “uma lista de dados que se inicia pelas solicitações e expectativas do cliente, também inclui dados sobre o mercado e as especificações técnicas” (FERNANDES, 2009, pg. 21). Devemos realizar reuniões até que tenhamos as informações necessárias para propor uma resposta criativa. A partir dessas reuniões gera-se um documento chamado briefing. Ainda segundo FERNANDES, 2009, uma cópia desse documento deve ser enviada para o cliente para confirmar se realmente estão bem definidas todas as expectativas e objetivos do trabalho. Além de identificar exatamente o problema, devemos saber do cliente qual seu prazo, seu público e sua verba. Nas soluções impressas, verba e prazo tem uma relação muito interdependente e o conhecimento disso é fundamental para se propor soluções realistas. Se o cliente por exemplo, tem um prazo muito curto para execução do trabalho, devemos direcionar a criação para soluções que não exijam processos de impressão e acabamento complexos, pois isso inviabilizaria a entrega do trabalho no prazo solicitado. Nas reuniões de briefing todos os detalhes devem ser mencionados e nenhuma dúvida deve ficar sem esclarecimento. O designer precisa conhecer todo o fluxo de produção e até mesmo de logística, porque foi ele que fez contato com o cliente e ele será o condutor do bom andamento do trabalho dentro do fluxo de criação, produção e resultado.
    1. Critérios de Solução (planejamento da criação)

      Annotations:

      • Depois de analisado o problema, inicia-se um ciclo de estudo e pesquisas para atingir os objetivos traçados. A identificação do público e meios mais eficientes de atingi-lo são o ponto de partida. FERNANDES (2009) afirma que a escolha da linguagem deve ser adequada a cada situação, respeitando as necessidades do cliente e do trabalho.   A escolha do meio utilizado não é determinado pelo gosto do criativo ou do cliente e sim pelo perfil do público, pela verba e pelo prazo. O conhecimento do processo e do fluxo de trabalho como um todo é fundamental na tomada de decisão sobre o meio utilizado ou das linguagens a serem utilizadas na criação. Prazo e custo também são muito importantes em relação a essa escolha. Trabalhos com maior prazo normalmente permitem soluções mas sofisticadas.
      1. Layout

        Annotations:

        • Ao se chegar nessa fase o direcionamento do trabalho já foi traçado, aqui o designer vai colocar seus conhecimentos e experiência em prática, tanto na concepção como nas escolhas de materiais no processo criativo. Os fatores que devem ser levados em conta na elaboração do layout (imagens, tipografia, suporte, formato, processo de impressão e acabamentos) estão estreitamente ligados e nessa fase, na seleção desses elementos, são criados muitos problemas causados por escolhas inadequadas, que não combinam tecnicamente entre si. Como afirmaram (AMBROSE e HARRIS, 2009, pg. 111) “O impacto e o potencial criativo de um projeto podem ser realçados quando você controla o processo criativo, em vez de deixar que ele o controle”. É preciso muita atenção nesse estágio, erros podem custar muito caro, porque só serão percebidos no produto final. Conhecimentos de arte finalização e produção gráfica são fundamentais na elaboração do layout porque erros nas escolhas podem fazer com que alguns detalhes precisem ser modificados quando a peça for para a impressão e isso pode acarretar em diferença entre o layout e o impresso. Como ressaltou FERNANDES (2009), o layout deve ser uma cópia confiável do impresso, preservando sua aparência final em todos os detalhes.
        1. Formato

          Annotations:

          • A impressão industrial é feita em folhas de grande formato com o nosso impresso mapeado e repetido dentro dessas folhas, que posteriormente são cortadas no formato final, o aproveitamento do papel com a máxima quantidade de impressos numa folha, baixam significativamente o custo de produção de impressos. “Conhecer e, principalmente, saber trabalhar com os diferentes formatos de papel, pode viabilizar ou inviabilizar um impresso”. (FERNANDES, 2009, pg. 179). Formatos especiais, ou não retangulares, estão bastante ligados ao acabamento e ao processo de impressão e têm um alto impacto no custo e prazo dos impressos.
          1. imagens

            Annotations:

            • O sistema de impressão determina o tamanho, a resolução e o modo de cor das imagens que serão usadas. imagens para utilização na web tem parâmetros diferentes dos de impressão. AMBROSE e HARRIS (2009, pg. 112) afirmam que “A ampliação de um arquivo Bitmap produz pixelização; o detalhamento e a nitidez da imagem são perdidos”, portanto já neste estágio devemos se criteriosos quanto a escolha das imagens. Como enfatizou Bann (2009) as imagens podem vir de diversas fontes diferentes, como câmeras, ilustrações, CDs, DVDs, recursos online, impressões e transparências, representando desafios a produção. Devemos estar atentos aos detalhes como resolução, modo de cor e formato de arquivo no momento que selecionamos imagens para nossos layouts.
            1. Suporte

              Annotations:

              • O tipo de suporte utilizado, também tem bastante influência no resultado impresso e até na vida útil do mesmo. Existem suportes com ou sem textura, foscos ou brilhantes, coloridos ou brancos, absorventes ou repelentes. Papéis de baixa gramatura (muito finos) são levemente transparentes e muitas vezes fazem as impressões vazarem para o ouro lado, como alertou FERNANDES (2009). Um bom conhecimento de suportes, uso de catálogos e consulta aos fornecedores é fundamental.
              1. Acabamentos

                Annotations:

                • Conhecer diversos tipos, métodos e materiais de acabamento gráfico, proporciona ao criativo aumentar o seu arsenal de soluções e obter resultados muito diferenciados e exclusivos. Visitar periodicamente gráficas e se manter informado sobre novas soluções de acabamento, vernizes, aplicações, cortes, dobras e qualquer diferencial que possa ser utilizado, são uma arma importante nas soluções mais criativas. A indústria do acabamento gráfico é a que mais propõe soluções inéditas ou ainda pouco usadas. Alguns tipos de acabamentos exigem papéis mais ou menos encorpados e muito importante: processos de acabamento tem uma interferência muito grande no prazo e no custo do material. Segundo AMBROSE e HARRIS (2009, pg. 67): embora a aplicação de técnicas de acabamento de impressão indique o fim do processo de produção, elas não devem ser pensadas somente no final, mas como parte integrante de m projeto durante a etapa de planejamento”.
                1. Aprovação (cliente)

                  Annotations:

                  • Um layout só deve ser apresentado ao cliente depois de totalmente revisado e bem analisado. Encontrar erros apontados pelo cliente quebra sua confiança no trabalho e no profissional. Uma boa defesa, bem argumentada, confere consistência e deixa claro que o trabalho foi realizado de maneira séria e profissional. Nessa fase, normalmente o cliente faz ponderações, sugestões e modificações que devem ser ouvidas com a máxima atenção e critério, para serem levadas em conta ou para que se possa argumentar contra. O cliente nem sempre tem razão. É trabalho do designer convencer o cliente sobre o que é melhor para os objetivos do trabalho e não para os objetivos pessoais. Fernandes (2009) recomenda que as peças sejam apresentadas impressas separadamente e montadas sobre cartão rígido com moldura e com aplicação de overlay, (uma folha de papel vegetal ou manteiga sobre o impresso) e na medida do possível em tamanho real. A reunião de aprovação deve ser documentada, as alterações devem ser preferencialmente rabiscadas no overlay do layout apresentado.
                  1. Retrabalho

                    Annotations:

                    • Nesta etapa são retrabalhados os layouts de acordo com tudo que foi solicitado pelo cliente. Deve-se dedicar o máximo de atenção para que nenhuma solicitação passe sem atendimento.
                    1. Reapresentação

                      Annotations:

                      • Numa segunda apresentação as novas soluções são submetidas a aprovação do cliente. Deve-se alertar o cliente sobre a relação retrabalho/prazo sempre que os retrabalhos começam a ser muito frequentes.
                      1. Aprovação (cliente) 2

                        Annotations:

                        • A aprovação final inicia o processo de arte finalização e produção. Um documento deve ser assinado pelo cliente autorizando a finalização.
                        1. Arte Finalização

                          Annotations:

                          • Com todo o trabalho aprovado e documentado, iniciamos o trabalho de arte-finalização, onde são preparados os arquivos para serem enviados aos seus fornecedores de serviço. Como alertou Fernandes (2009): “as artes deverão ser preparadas em conformidade com as especificidades das técnicas de reprodução gráfica”. No caso de não termos conhecimentos detalhados sobre algum processo, o mais indicado é entrar em contato com o fornecedor e solicitar as informações técnicas ou um manual de finalização ou fechamento de arquivos. Também devemos ter bastante atenção nesse estágio do trabalho, é aqui onde geralmente os maiores erros passam despercebidos por falta de conhecimento e causam estragos muitas vezes catastróficos no material impresso. Modo de cor inadequado, erros de formato, detalhes técnicos das imagens incompatíveis com o processo de impressão, tratamento das imagens não direcionado para o suporte escolhido, problemas com fontes tipográficas no arquivo. É uma fase crucial, e tem estreita ligação com a fase de criação do layout, pois é lá que se define os recursos e processos que serão utilizados na produção.
                          1. Pré impressão

                            Annotations:

                            • A pré impressão já foge ao controle do designer, é realizada na gráfica e é a fase onde a arte final é preparada para o dispositivo final de impressão. Para a produção das chapas de impressão, no caso do offset, ou da impressão direta da prova, no caso da impressão digital. Dos arquivos da pré impressão é que são feitas as provas de impressão.
                            1. Provas digitais

                              Annotations:

                              • A prova digital é sua garantia (e da gráfica) que o trabalho será produzido conforme o aprovado. Como alertou Bann (2009, pg. 62) “Projetos em cores normalmente exigem uma prova de alta qualidade, que é aprovada pelo cliente e enviada a gráfica para ser comparada com a prova da impressora.” Normalmente nessa fase não se fazem alterações de layout, mas sim correção de erros de impressão. É preferível um atraso na entrega do que uma publicação com erros. Essa prova deve ser checada com a máxima atenção e documentada. É a sua garantia (e da gráfica) que o trabalho será produzido conforme o aprovado. Normalmente nessa fase não se fazem alterações de layout, mas sim correção de erros.
                              1. Autorização de Produção

                                Annotations:

                                • Tendo a prova sido totalmente aprovada e assinada, o cliente e o designer autorizam a produção. A autorização de produção é assinada pelo cliente.
                                1. Impressão

                                  Annotations:

                                  • As chapas de impressão são confeccionadas, para o caso de impressão offset e o impresso é rodado. No caso da impressão digital o arquivo vai direto para a impressora. Caso o cliente contrate o designer para fazer um acompanhamento da produção, será feita uma conferência das provas digitais aprovadas com as provas de máquina, feitas pelo impressor no ajuste final da impressora. Segundo Villas-Boas (2010) Quando gráfico e produtor chegam a um consenso sobre o resultado impresso um exemplar é retirado para cada um e esses exemplares servem de referência para o controle de qualidade da impressão.
                                  1. Acabamento

                                    Annotations:

                                    • Finalizada a impressão inicia-se o processo de acabamento gráfico, como cortes, dobras, colagens e etc. Alguns tipos de acabamento são feitos no processo de impressão, como vernizes localizados. Outros casos exigem uma preparação de material secundário, como facas de corte. O acabamento muitas vezes tem ciclos de produção muito artesanal, tendo um peso muito grande no prazo de entrega da gráfica e no custo do material. Bann (2011) alerta que é necessário um bom entendimento entre o os envolvidos na criação, produção e acabamento do material impresso para se alcançar o resultado esperado.
                  2. Tipografia

                    Annotations:

                    • O conhecimento técnico e teórico sobre as famílias tipográficas abrevia sua escolha, evita problemas de impressão decorrentes de incompatibilidade de plataformas e agrega valor e consistência ao trabalho. A tipografia deve nos convidar a ler mas não deve ser mais visível que o próprio texto. É frequente vermos textos “pobres”, como folhetos de divulgação, repletos de exageros tipográficos, como se isso conseguisse valorizar sua mensagem. ROBERT BRINGHURST (2005, pg. 31) afirma: “a tipografia deveria prestar os seguintes serviços ao leitor: • convidá-lo a leitura; • revelar o teor e o significado do texto; • tornar clara a estrutura e a ordem do texto; • conectar o texto a outros elementos existentes; • induzir a um estado de repouso energético, que é a condição ideal da leitura.”
                    1. Processo de impressão

                      Annotations:

                      • A impressão é “um processo de transferência de pigmentos de uma matriz para um suporte visando a obtenção de cópias” (VILLAS-BOAS, 2010, pg. 15). Isso inclui uma vasta lista de processos e materiais. Neste caso iremos usar como referência o processo conhecido como offset, por ser o mais utilizado pelos designers, como afirmou Villas-Boas (2010). Os processos de impressão digital, também devem ser considerados porque não alteram o nosso fluxo e apenas são direcionados para a produção em equipamentos diferentes do offset. Normalmente são utilizados para as impressões de baixa tiragem por apresentarem baixo custo nessa situação. Porém, de acordo com Villas-Boas (2010, pg. 60): É necessário ter em vista a heterogeneidade dos processos disponíveis e sua adequação a cada caso. Há hoje muitos processos, insumos e recursos de acabamento disponíveis, e a combinação entre eles pode trazer excelentes resultados por custos relativamente baixos. Desta forma, qualquer processo de reprodução gráfica deve ser levado em conta se ele apresentar uma boa relação de custo-benefício.
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                Design Thinking
                Vinicius Eloi
                Fluxo de trabalho de Design
                Bruna Bellinaso
                Fluxo de trabalho de Design
                Gabriela Albanez
                Fluxo de trabalho de Design
                BIACLARA LEAL
                Organizações, Sistemas e Métodos
                tauanapiresc
                Metodologias Ativas
                Luis Machado
                Atividade Design Thinking
                jonara medeiros
                Como a Modelagem e Prototipagem podem ajudar na sustentação de uma iniciativa?
                Zina Costa
                Design Instrucional - Metodologia Trahentem
                Ingryd Viana
                Fluxo do trabalho gráfico
                Luiz Avanzi
                O padrão de beleza imposto nas mídias socias
                NATHÁLIA RAMIS RODRIGUES