Sao tomas de Aquino

felipe quaresma
Mind Map by felipe quaresma, updated more than 1 year ago
felipe quaresma
Created by felipe quaresma over 4 years ago
16
0

Description

Mind Map on Sao tomas de Aquino, created by felipe quaresma on 12/22/2015.

Resource summary

Sao tomas de Aquino
1 Formaçao das universidades na idade media
2 Durante os séculos IX ao XII forma-se a filosofia medieval
2.1 questões filosóficas, genéricas e cosmológicas (como a questão dos universais).
2.1.1 A grande inspiração vem de doutrinas agostinianas e de doutrinas derivadas do platonismo. O espaço dessas discussões ainda é a escola eclesiástica.
2.2 O século XIII pode ser considerado de apogeu da filosofia medieval
2.2.1 1. O desenvolvimento cada vez maior das escolas monásticas e a criação das universidades. A reunião de escolas leva, entre os séculos XII e XIII, à formação das primeiras universidades, como Paris, Bolonha, Tolouse, Salamanca, Oxford e Montpellier;
2.2.2 2.A introdução das obras completas de Aristóteles, traduzidas para o latim diretamente do grego;
2.2.3 3. A fundação das ordens mendicantes dos franciscanos e dominicanos, que cultivaram a filosofia, as ciências e as letras.
3 revalorizaçao do ser humano
4 ser humano no patamar mais distante da criação divina, padecendo de um grau de imperfeição excessivo
5 elabora um pensamento que possibilita a reabilitação da capacidade humana e de seus atos, reintroduzindo a razão como fundamento para a ética, ao lado da fé. Sua obra sistematiza o conhecimento cristão, elaborando uma ciência teológica. Além disso, realiza uma adaptação da filosofia aristotélica ao cristianismo, reabilitando definitivamente seu pensamento na cultura ocidental.
6 obra-->Suma Filosófica, dividida em quatro livros, nos quais trata de Deus, das criaturas, do fim da criação e dos mistérios
6.1 Tomás apresenta duas verdades: as verdades naturais, conhecidas pela razão, e as verdades sobrenaturais, dependentes da fé
6.1.1 OBRA-->>começa a redigir sua obra máxima, inacabada até sua morte, a Suma Teológica, na qual apresenta Deus como princípio e fim das criaturas e do homem.
7 Um ponto interessante no pensamento tomista é a relação que estabelece entre a razão e a fé. Ambas originam-se de Deus, mas referem-se a um campo existencial próprio: à razão pertencem as verdades naturais, conhecidas por experiência ou por demonstração; à fé pertencem as verdades decorrentes da autoridade divina revelada. Embora autônomas, fé e razão não se podem contradizer, pois, como dito, derivam de Deus, que não se contradiz.
7.1 Existiriam, conforme exposto, criadas por Deus, duas ordens do direito: a divina, inacessível aos homens, e a natural, racionalmente demonstrável e, portanto, acessível aos homens. A ordem natural corresponde às leis que governam a natureza e, entre elas, as que governam o ser humano.
7.1.1 São Tomás constroi uma filosofia que devolve ao ser humano o ofício de criar boas leis. Graças à sua capacidade racional, conseguiria compreender as leis do direito natural e perceber a necessidade de, prudentemente, adaptá-las às sociedades concretas. Tudo isso sem recorrer diretamente à fé. Deus limitar-se-ia a revelar, para a razão, as leis naturais, semelhantes a princípios gerais. Cada sociedade precisaria completar a criação, especificando os atos que levariam a Deus, transformando o direito natural no direito positivo. Também no direito, constatemos, o uso da razão terminaria por consagrar a fé em Deus: a boa lei positiva corresponde racionalmente à lei natural que, acredita-se (por meio da fé), corresponde à lei divina.
Show full summary Hide full summary

Similar

Filosofia Medieval
rmamicucci
Filosofia Básica
rmamicucci
Filosofia
César D. Linck
Filósofos pré-socrásticos
Israel Rienzo
Ética Medieval
Matheus Caio Leal
Filosofia Básica
Alfredo Hdjd Gomes
Filosofia Básica
nana boutique
Filosofia
Adriane Ramalho
Filosofia
Adriane Ramalho
Filosofia
Adriane Ramalho
Filosofia
Adriane Ramalho