A importância dos jogos,brinquedos e brincadeiras na educação infantil

Description

Projeto de Intervenção
mauriceia.lima
Mind Map by mauriceia.lima, updated more than 1 year ago More Less
mauriceia.lima
Created by mauriceia.lima over 8 years ago
mauriceia.lima
Copied by mauriceia.lima over 8 years ago
16
0

Resource summary

A importância dos jogos,brinquedos e brincadeiras na educação infantil
  1. O Projeto tem a finalidade de garantir que os jogos, brinquedos e brincadeiras devem fazer parte do cotidiano das crianças da Educação Infantil.
    1. Como as atividades lúdicas estão sendo desenvolvidas na educação infantil?
      1. Através de observações, percebe-se que é necessário desenvolver a intervenção , levando mais conhecimento sobre o tema, à equipe docente da escola. os jogos, brinquedos e brincadeiras construíram sempre uma forma de atividade do ser humano, tanto no sentido de recrear e de educacar ao mesmo tempo.
        1. Analisar as razões que tem levado os professores a fazerem pouco uso dos jogos, brinquedos e brincadeiras no planejamento de suas aulas. Identificar as concepções dos professores a respeito dos jogos, brinquedos e brincadeiras. Fazer uma oficina com os docentes utilizando jogos e brincadeiras. Discutir e elaborar propostas para a incorporação dos jogos, brinquedos e brincadeiras no planejamento. relacionar o brincar a vida.
          1. O projeto justifica no sentido de se desmistificar a ideia que até hoje, em pleno século XXI, não ser importante na rotina em sala de aula os jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil.
            1. O brincar proporciona à criança expressar ideias, sentimentos, emoções; ampliar a capacidade de imaginação, criação; crescer em capacidades e habilidades. Bettelheim (1991) diz ser a brincadeira uma ponte para a realidade momento em que a criança consegue expressar o que teria dificuldade de colocar em palavras
              1. A metodologia utilizada durante a pesquisa será pesquisa bibliográfica, documental e análise quantitativa. Com as observações feitas será utilizados questionários para coleta de dados sendo o público alvo os alunos da educação infantil. A brincadeira expressa a forma como a criança reflete, organiza, desorganiza, constrói, destrói e reconstrói seu mundo, é onde, também, expressa simbolicamente suas fantasias, desejos, medos, sentimentos de agressividade e os conhecimentos que constrói mediante experiências vivenciadas
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    MAPA MENTAL - METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
    ilda_silverio
    Metodologia Entre Jovens - Matemática_1
    ninabbassini
    HIPERTENSÃO ARTERIAL
    Thainan Seara
    OS DESAFIOS DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA: ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES (APM) – uma parceria de sucesso
    tatiguedes2016
    Conselho Escolar ativo com maior participação da comunidade local e escolar objetivando, provavelmente, melhorar o ensino e o IDEB da escola.
    amandasc7l
    Conselho Escolar (CE) ativo com maior participação da comunidade local e escolar objetivando, provavelmente, melhorar o ensino e o IDEB da escola.
    amandasc7l
    PROJETO DE INTERVENÇÃO
    ribamar2010
    OS DESAFIOS DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA: APM (Associação de Pais e Mestres) – uma parceria de sucesso
    tatiguedes2016
    AGENTE JOVEM
    eleusasrp4.0
    Educação em Tempo Integral
    prof.vanessa_07
    A CONEXÃO ENTRE A EDUCAÇÃO REGULAR E A EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL VISANDO UM ENSINO DE QUALIDADE E INCLUSIVO
    prof.vanessa_07