Projeto: Autoridade no ambiente escolar

Description

EDG06 - Atividade 4
lucrecia-barbosa
Mind Map by lucrecia-barbosa, updated more than 1 year ago
lucrecia-barbosa
Created by lucrecia-barbosa about 8 years ago
10
0

Resource summary

Projeto: Autoridade no ambiente escolar
  1. Temática
    1. O projeto tem como ideia central a valorização do individuo, através do resgate da história da construção da escola, deste modo os alunos passarão a se sentir parte dela e corresponsável pela preservação, respeito ao ambiente escolar e as pessoas que ali trabalham.
    2. Problema
      1. O desrespeito a regras e a autoridade de professores e demais funcionários da escola é atualmente o maior problema enfrentado na instituição. Qual é o papel de professores, gestores e equipe pedagógica para minimizar tal problema?
      2. Hipótese
        1. Percebe-se, a partir de uma observação preliminar, que é necessário desenvolver a intervenção, levando mais conhecimento e esclarecimento sobre o tema “autoridade”, buscando uma maior consciência e mudança de postura dos envolvidos, em suas relações sociais; família, escola e sociedade. Pois esta falta de aceitação de autoridade e regras provocam situações conflitantes dentro e fora da escola. Portanto é preciso que a escola seja vista pelos alunos como um local que acolhe, mas ao mesmo tempo é necessário respeitar regras e normas de boa conduta e convivência, para que o ambiente social seja agradável e que a escola cumpra seu papel de preparar o cidadão para vida em sociedade. Assim a resposta ao problema apresentado concentra-se principalmente na mudança de postura dos envolvidos, através de atividades que busquem a valorização e autoestima. É necessário ressaltar que tais procedimentos envolvem em primeiro lugar o respeito a cultura dos envolvidos.
        2. Objetivos
          1. Geral
            1. Introduzir o Projeto de Intervenção “Autoridade no ambiente escolar” no Projeto Político Pedagógico da escola.
            2. Específicos
              1. Resgatar a história da construção da escola e a relação de respeito entre os indivíduos que fazem parte dela. Abordar o tema “autoridade” no contexto social. Mais especificamente no que diz respeito aos alunos. Fazer entender o que é autoridade; sua necessidade e aplicação nos vários ambientes de convivência.
            3. Justificativa
              1. Faz-se necessária a inserção do referido projeto de intervenção devido à dificuldade de alguns indivíduos em aceitar, acatar e fazer valer normas e regras no convívio social. Pode-se observar a falta de valores éticos nas relações pessoais, tornando-se normal no ambiente escolar a falta de respeito de si e ao próximo. Assim é importante buscar situações que crie a oportunidades de diálogos, entre os educandos e educadores de modo a promover uma reconstrução de consciência ética na escola e fora dela, desenvolvendo as noções de convívio social e cidadania.
              2. Fundamentação Teórica
                1. A pesquisa será fundamentada através do Estatuto da Criança e do Adolescente, Constituição Federal, dos textos apresentados no curso e pelos autores: AQUINO, CURY, DIAS E VASCONCELOS.
                2. Metodologia
                  1. A metodologia utilizada durante a pesquisa será pesquisa bibliográfica, documental e de campo
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  engenharia civil
                  jhonny_jc
                  CLIMAS E MASSAS DE AR
                  Jhully Moura
                  Motivação
                  Fabrício Soares
                  Feudalismo
                  mateus vitor
                  teoria da téctonica de placas
                  Laura Morgado
                  Desequilibrio ambiental
                  Verônica Ferraz
                  CLIMAS E MASSAS DE AR
                  celi luz