"A influência da relação interpessoal no meio escolar e na qualidade da Educação"

dianadoidinha
Mind Map by dianadoidinha, updated more than 1 year ago
dianadoidinha
Created by dianadoidinha about 4 years ago
12
1

Description

8 TEXTOS

Resource summary

"A influência da relação interpessoal no meio escolar e na qualidade da Educação"
1 TEMÁTICA

Annotations:

  • Esta pesquisa lança um olhar crítico e reflexivo sobre as relações interpessoais na escola. Para ensinar precisamos no compreender (FREIRE,2001). Cientes de que a relação não é  natural e que são estabelecidas segundo seu próprio  grupo ou instituição torna-se necessário entender e lidar com vastas e complexas relações que vão sendo construídas continuamente e de forma gradual no decorrer de toda a vida.
1.1 OBJETIVOS GERAIS

Annotations:

  • Analisar como ocorrerem as relações interpessoais no ambiente escolar, identificando os fatores que colaboram e/ou não para que ela se estabeleça, na promoção de um ambiente propício para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade.
1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Annotations:

  • *Investigar os tipos de relações que ocorrem no ambiente escolar; * Identificar as influências na questão da aprendizagem; * Apontar as possíveis intervenções que afetam a rotina, os relacionamentos ou que tragam prejuízos para a escola e para a educação; * Avaliar a eficácia do Plano de Intervenção praticado na Escola.
2 PROBLEMA

Annotations:

  • As relações interpessoais interferem nas atitudes dos profissionais da escola e na qualidade da Educação?
3 HIPÓTESE

Annotations:

  • É possível desenvolver uma convivência harmoniosa no ambiente escolar, mediante um trabalho efetivo sobre as relações interpessoais.
4 JUSTIFICATIVA

Annotations:

  • A presente pesquisa é fruto da necessidade de conhecer novas formas de melhorar as relações estabelecidas dentro do cotidiano escolar.  A autora deste escolheu esse tema devido ao fato de fazer parte do ambiente escolar e sentir que o equilíbrio é a dose correta para que se obtenha os melhores resultados em tudo. E no meio escolar não é diferente, a boa relação que deve ser estabelecida entre professor /aluno, aluno/aluno e demais funcionários é um dos princípios fundamentais para a obtenção de sucesso do ensino aprendizagem, mediando as apreensões e as dúvidas existentes.As relações interpessoais e a aprendizagem possuem uma característica em comum, e para que venham a acontecer é necessário o entendimento e o respeito mútuo entre as pessoas. A percepção do clima escolar como positivo leva a uma qualidade da vida escolar, que está associada à sensação de bem-estar geral da escola.   Fritzen (1987, p. 73) afirma que:    As relações interpessoais constituem a medula da vida. Elas formam e entretêm a nossa identidade pessoal. Em certo sentido, nós nos tornamos e ficamos aquilo que somos graças à atenção que nos é dispensada pelos outros.  
5 TEÓRICOS QUE FUNDAMENTAM O ESTUDO

Annotations:

  • Segundo Mentes (1997, p. 13), “a aprendizagem mediada permite ao indivíduo desenvolver habilidades de pensamento eficientes, possibilitando-o tornar se aprendiz independente e autônomo.    Segundo Freire (2001, p. 102),  Uma das qualidades essenciais que a autoridade docente democrática deve revelar em suas relações com as liberdades dos alunos é a segurança em si mesma. É a segurança que se expressa na firmeza com que atua, com que decide, com que respeita as liberdades, com que discute suas próprias posições, com que aceita rever-se.  Elias (2000, p. 99) destaca que “é por intermédio das modificações comportamentais da área afetiva que a escola pode contribuir para a fixação dos valores e dos ideais que a justificam como instituição social”.   “A educação não pode ser vista como um depósito deinformação. Há muitas formas de transmissão do conhecimento, mas o ato de educar só se dácom afeto, só se completa com amor” (CHALITA, 2001, p. 11).      
6 METODOLOGIA

Annotations:

  •   Para que sejam identificadas as formas de relações estabelecidas entre a comunidade       docente/discente, é preciso que se obtenha informações precisas sobre essas relações. Por isso, a coleta de dados será realizada através de entrevistas e questionários.  A presente pesquisa será de natureza descritiva e de análise qualitativa, constando uma pesquisa-ação de método comparativo. Após haverá análise do documento e será aplicado um plano de ação em cima dos resultados obtidos a fim de sanar algum problema. Todos os participantes, no início deste estudo, receberão informações quanto a realização da pesquisa.   
Show full summary Hide full summary

Similar

MAPA MENTAL - METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ilda_silverio
O Planejamento Escolar a Partir da Perspectiva do Aluno
fla_lra
Metodologia Entre Jovens - Matemática_1
ninabbassini
A relação da comunidade escolar: o papel da família nas tomadas de decisões.
josyane_aparecid
ESCOLA E FAMÍLIA : parceria que dá certo.
SARA ELMA DA S.PIRES
Conselho Escolar (CE) ativo com maior participação da comunidade local e escolar objetivando, provavelmente, melhorar o ensino e o IDEB da escola.
amandasc7l
Conselho Escolar ativo com maior participação da comunidade local e escolar objetivando, provavelmente, melhorar o ensino e o IDEB da escola.
amandasc7l
1_O Planejamento Escolar a Partir da Perspectiva do Aluno
fla_lra
3_O Planejamento Escolar a Partir da Perspectiva do Aluno
fla_lra
2_O Planejamento Escolar a Partir da Perspectiva do Aluno
fla_lra
Projeto de Intervenção
byolasouza045