1_"A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO INTERPESSOAL NO MEIO ESCOLAR E NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO FINAL"

Description

TEXTOS
dianadoidinha
Mind Map by dianadoidinha, updated more than 1 year ago More Less
dianadoidinha
Created by dianadoidinha about 8 years ago
dianadoidinha
Copied by dianadoidinha about 8 years ago
dianadoidinha
Copied by dianadoidinha about 8 years ago
5
0

Resource summary

1_"A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO INTERPESSOAL NO MEIO ESCOLAR E NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO FINAL"
  1. OBJETIVOS GERAIS

    Annotations:

    • Analisar como ocorrerem as relações interpessoais no ambiente escolar, identificando os fatores que colaboram e/ou não para que ela se estabeleça, na promoção de um ambiente propício para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade.
    1. Analisar como ocorrem as relações interpessoais no ambiente escolar, identificando os fatores que colaboram e/ou não para que ela se estabeleça a promoção de um ambiente propício para o desenvolvimento de um trabalho educativo de qualidade.
    2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

      Annotations:

      • *Investigar os tipos de relações que ocorrem no ambiente escolar; * Identificar as influências na questão da aprendizagem; * Apontar as possíveis intervenções que afetam a rotina, os relacionamentos ou que tragam prejuízos para a escola e para a educação; * Avaliar a eficácia do Plano de Intervenção praticado na Escola.
      1.  Investigar os tipos de relações que ocorrem no ambiente escolar e identificar as influências dessas relações na questão da aprendizagem;
        1.  Apontar as possíveis intervenções que afetam a rotina, os relacionamentos ou que tragam prejuízos para a escola e para a educação;
          1.  Avaliar a eficácia do Plano de Intervenção praticado na Escola.
          2. TEMÁTICA

            Annotations:

            • Esta pesquisa lança um olhar crítico e reflexivo sobre as relações interpessoais na escola. Para ensinar precisamos no compreender (FREIRE,2001). Cientes de que a relação não é  natural e que são estabelecidas segundo seu próprio  grupo ou instituição torna-se necessário entender e lidar com vastas e complexas relações que vão sendo construídas continuamente e de forma gradual no decorrer de toda a vida.
            1. Olhar crítico e reflexivo sobre as relações interpessoais na escola.
              1. Torna-se necessário entender e lidar com as vastas e complexas relações que vão sendo construídas continuamente e de forma gradual no decorrer de toda vida.
                1. Abreu & Masetto (1990, p.115), afirmam que “é o modo de agir do professor em sala de aula, mais do que suas características de personalidade, que colabora para uma adequada aprendizagem dos alunos.
                2. PROBLEMA

                  Annotations:

                  • As relações interpessoais interferem nas atitudes dos profissionais da escola e na qualidade da Educação?
                  1. As relações interpessoais interferem nas atitudes dos profissionais da escola e na qualidade da educação?
                  2. HIPÓTESE

                    Annotations:

                    • É possível desenvolver uma convivência harmoniosa no ambiente escolar, mediante um trabalho efetivo sobre as relações interpessoais.
                    1. É possível desenvolver uma convivência harmoniosa no ambiente escolar, mediante um trabalho efetivo sobre as relações interpessoais.
                    2. JUSTIFICATIVA

                      Annotations:

                      • A presente pesquisa é fruto da necessidade de conhecer novas formas de melhorar as relações estabelecidas dentro do cotidiano escolar.  A autora deste escolheu esse tema devido ao fato de fazer parte do ambiente escolar e sentir que o equilíbrio é a dose correta para que se obtenha os melhores resultados em tudo. E no meio escolar não é diferente, a boa relação que deve ser estabelecida entre professor /aluno, aluno/aluno e demais funcionários é um dos princípios fundamentais para a obtenção de sucesso do ensino aprendizagem, mediando as apreensões e as dúvidas existentes.As relações interpessoais e a aprendizagem possuem uma característica em comum, e para que venham a acontecer é necessário o entendimento e o respeito mútuo entre as pessoas. A percepção do clima escolar como positivo leva a uma qualidade da vida escolar, que está associada à sensação de bem-estar geral da escola.   Fritzen (1987, p. 73) afirma que:    As relações interpessoais constituem a medula da vida. Elas formam e entretêm a nossa identidade pessoal. Em certo sentido, nós nos tornamos e ficamos aquilo que somos graças à atenção que nos é dispensada pelos outros.  
                      1. A presente pesquisa é fruto da necessidade de conhecer novas formas de melhorar as relações estabele. A autora deste escolheu esse tema devido ao fato de fazer parte do ambiente escolar e sentir que o equilíbrio é a dose correta para que se obtenha os melhores resultados em tudo. E nomeio escolar não é diferente, a boa relação que deve ser estabelecida entre professor /aluno, aluno/aluno e demais funcionários é um dos princípis fundamentais para a obtenção de sucesso do ensino aprendizagem, mediando as apreensões e as dúvidas existentes.
                      2. TEÓRICOS QUE FUNDAMENTAM O ESTUDO

                        Annotations:

                        • Segundo Mentes (1997, p. 13), “a aprendizagem mediada permite ao indivíduo desenvolver habilidades de pensamento eficientes, possibilitando-o tornar se aprendiz independente e autônomo.    Segundo Freire (2001, p. 102),  Uma das qualidades essenciais que a autoridade docente democrática deve revelar em suas relações com as liberdades dos alunos é a segurança em si mesma. É a segurança que se expressa na firmeza com que atua, com que decide, com que respeita as liberdades, com que discute suas próprias posições, com que aceita rever-se.  Elias (2000, p. 99) destaca que “é por intermédio das modificações comportamentais da área afetiva que a escola pode contribuir para a fixação dos valores e dos ideais que a justificam como instituição social”.   “A educação não pode ser vista como um depósito deinformação. Há muitas formas de transmissão do conhecimento, mas o ato de educar só se dácom afeto, só se completa com amor” (CHALITA, 2001, p. 11).      
                        1. Segundo Mentes (1997, p. 13), “a aprendizagem mediadapermite ao indivíduo desenvolver habilidades de pensamento eficientes, possibilitando-o tornar se aprendiz independente e autônomo.
                          1. “A educação não pode ser vista como um depósito deinformação. Há muitas formas de transmissão do conhecimento, mas o ato de educar só se dácom afeto, só se completa com amor” (CHALITA, 2001, p. 11).
                            1. Segundo Freire (2001, p. 102), Uma das qualidades essenciais que a autoridade docente democrática deve revela em suas relações com as liberdades dos alunos é a segurança em si mesma. É a segurança que se expressa na firmeza com que atua, com que decide, com que respeita as liberdades, com que discute suas próprias posições, com que aceita rever-se.
                            2. METODOLOGIA

                              Annotations:

                              •   Para que sejam identificadas as formas de relações estabelecidas entre a comunidade       docente/discente, é preciso que se obtenha informações precisas sobre essas relações. Por isso, a coleta de dados será realizada através de entrevistas e questionários.  A presente pesquisa será de natureza descritiva e de análise qualitativa, constando uma pesquisa-ação de método comparativo. Após haverá análise do documento e será aplicado um plano de ação em cima dos resultados obtidos a fim de sanar algum problema. Todos os participantes, no início deste estudo, receberão informações quanto a realização da pesquisa.   
                                1. Para que sejam identificadas as formas de relações estabelecidas entre a comunidade docente/discente, é preciso que se obtenha informações precisas sobre essas relações. Por isso, a coleta de dados será realizada através de entrevistas e questionários. A presente pesquisa será de natureza descritiva e de análise qualitativa, constando uma pesquisa-ação de método comparativo. Após haverá análise do documento e será aplicado um plano de ação em cima dos resultados obtidos a fim de sanar algum problema.
                              Show full summary Hide full summary

                              Similar

                              MAPA MENTAL - METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
                              ilda_silverio
                              Metodologia Entre Jovens - Matemática_1
                              ninabbassini
                              O Planejamento Escolar a Partir da Perspectiva do Aluno
                              fla_lra
                              Conselho Escolar ativo com maior participação da comunidade local e escolar objetivando, provavelmente, melhorar o ensino e o IDEB da escola.
                              amandasc7l
                              Conselho Escolar (CE) ativo com maior participação da comunidade local e escolar objetivando, provavelmente, melhorar o ensino e o IDEB da escola.
                              amandasc7l
                              A relação da comunidade escolar: o papel da família nas tomadas de decisões.
                              josyane_aparecid
                              1_"A INFLUÊNCIA DA RELAÇÃO INTERPESSOAL NO MEIO ESCOLAR E NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO"
                              dianadoidinha
                              ESCOLA E FAMÍLIA : parceria que dá certo.
                              SARA ELMA DA S.PIRES
                              PROJETO DE INTERVENÇÃO
                              ribamar2010
                              Projeto de Intervenção
                              byolasouza045
                              OS DESAFIOS DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA: ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES (APM) – uma parceria de sucesso
                              tatiguedes2016