OS DESAFIOS DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA: ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES (APM) – uma parceria de sucesso

Description

GERAL ESPECÍFICO
tatiguedes2016
Mind Map by tatiguedes2016, updated more than 1 year ago
tatiguedes2016
Created by tatiguedes2016 about 8 years ago
155
0

Resource summary

OS DESAFIOS DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA: ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES (APM) – uma parceria de sucesso
  1. PROBLEMA - Fortalecer a atuação da APAM na escola faz-se necessário, a fim de otimizar as ações desenvolvidas por ela, para que possa ampliar o estreitamento de laços com a comunidade, formar uma parceria cada vez mais produtiva na escola, com a gestão e continuar desenvolvendo experiências exitosas, através da atuação concreta e consciente voltada às reais necessidades daqueles que dela fazem parte.
    1. HIPÓTESE - Como colaborar para que haja participação ativa e responsável de todos os membros da APAM? Como fazer com que essa Associação crie sua identidade e imprima sua marca na Escola Estadual Dom João Antônio Pimenta juntamente com a gestão?
      1. OBJETIVOS
        1. Geral - Fortalecer a atuação da APM na escola para que ela exerça sua função de forma efetiva contribuindo para uma gestão democrática, atingindo seus objetivos educacionais e representando as aspirações da comunidade junto à gestão.
          1. Específicos 1. Conscientizar a comunidade escolar da possibilidade da real da participação democrática; 2. Manter estímulo constante à participação dos membros da APM, desenvolvendo a cultura da participação através de momentos de formação e rodas de conversa; 3. Fazer levantamento das fragilidades e pontos fortes da escola (diagnóstico) para definir ações (plano de ação) a curto, médio e longo prazo; 4. Participar das questões pedagógicas, atuando efetivamente na reelaboração, implementação e avaliação do PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola.
          2. JUSTIFICATIVA Contribuir significativamente para a construção da autonomia da escola, sobretudo pela possibilidade de ampliação do diálogo entre os diferentes segmentos, resultando na reflexão conjunta, capaz de mobilizar em favor de ações coletivas, é papel do gestor. A equipe gestora deve colaborar e contribuir para o fortalecimento da atuação da APM na escola, para que ela exerça sua função de forma efetiva, contribuindo para uma gestão democrática através de ações que visam estreitar laços com a comunidade buscando apoio na realização das suas ações.
            1. Fundamentação teórica Pedro Demo (1993): “Partipação é conquista”. Vitor Paro (1997): (...) a escola deve utilizar todas as oportunidades de contato com os pais, para passar informações relevantes sobre seus objetivos, recursos, problemas e também sobre as questões pedagógicas. Só assim, a família irá se sentir comprometida com a melhoria da qualidade escolar e com o desenvolvimento de seu filho como ser humano. (PARO,1997, p.30) Heloísa Lück (2009) Segundo o princípio da gestão democrática, a realização do processo de gestão inclui também a participação ativa de todos os professores e da comunidade escolar como um todo, de modo a contribuírem para a efetivação da gestão democrática que garante qualidade para todos os alunos. (LÜCK, 2009, p 23)
              1. Metodologia Por meio de pesquisa teórica, descritiva e documental, procura-se buscar argumentos e elementos que favoreça o exercício da gestão democrática na escola. A pesquisa se dará através de observação, estudos descritivos, questionário e entrevistas com pessoas dos diversos segmentos.
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                MAPA MENTAL - METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
                ilda_silverio
                OS DESAFIOS DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA: APM (Associação de Pais e Mestres) – uma parceria de sucesso
                tatiguedes2016
                Metodologia Entre Jovens - Matemática_1
                ninabbassini
                Re-elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola com vista ao Planejamento coletivo.
                angelaoliveirafa
                PATRIMÔNIO PÚBLICO ESCOLAR: da conscientização à preservação, um exercício de cidadania no EF
                adebil
                O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA PÚBLICA: realidade ou mera idealização?
                silvanigs
                Conselho Escolar ativo com maior participação da comunidade local e escolar objetivando, provavelmente, melhorar o ensino e o IDEB da escola.
                amandasc7l
                Conselho Escolar (CE) ativo com maior participação da comunidade local e escolar objetivando, provavelmente, melhorar o ensino e o IDEB da escola.
                amandasc7l
                PROJETO DE INTERVENÇÃO
                ribamar2010
                Os desafios enfrentados diante da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
                patricia.cordeir
                Educação em Tempo Integral
                prof.vanessa_07