OS DESAFIOS DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA: ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES (APM) – uma parceria de sucesso

tatiguedes2016
Mind Map by tatiguedes2016, updated more than 1 year ago
tatiguedes2016
Created by tatiguedes2016 about 4 years ago
18
0

Description

GERAL ESPECÍFICO

Resource summary

OS DESAFIOS DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA: ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES (APM) – uma parceria de sucesso
1 PROBLEMA - Fortalecer a atuação da APAM na escola faz-se necessário, a fim de otimizar as ações desenvolvidas por ela, para que possa ampliar o estreitamento de laços com a comunidade, formar uma parceria cada vez mais produtiva na escola, com a gestão e continuar desenvolvendo experiências exitosas, através da atuação concreta e consciente voltada às reais necessidades daqueles que dela fazem parte.
2 HIPÓTESE - Como colaborar para que haja participação ativa e responsável de todos os membros da APAM? Como fazer com que essa Associação crie sua identidade e imprima sua marca na Escola Estadual Dom João Antônio Pimenta juntamente com a gestão?
3 OBJETIVOS
3.1 Geral - Fortalecer a atuação da APM na escola para que ela exerça sua função de forma efetiva contribuindo para uma gestão democrática, atingindo seus objetivos educacionais e representando as aspirações da comunidade junto à gestão.
3.2 Específicos 1. Conscientizar a comunidade escolar da possibilidade da real da participação democrática; 2. Manter estímulo constante à participação dos membros da APM, desenvolvendo a cultura da participação através de momentos de formação e rodas de conversa; 3. Fazer levantamento das fragilidades e pontos fortes da escola (diagnóstico) para definir ações (plano de ação) a curto, médio e longo prazo; 4. Participar das questões pedagógicas, atuando efetivamente na reelaboração, implementação e avaliação do PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola.
4 JUSTIFICATIVA Contribuir significativamente para a construção da autonomia da escola, sobretudo pela possibilidade de ampliação do diálogo entre os diferentes segmentos, resultando na reflexão conjunta, capaz de mobilizar em favor de ações coletivas, é papel do gestor. A equipe gestora deve colaborar e contribuir para o fortalecimento da atuação da APM na escola, para que ela exerça sua função de forma efetiva, contribuindo para uma gestão democrática através de ações que visam estreitar laços com a comunidade buscando apoio na realização das suas ações.
5 Fundamentação teórica Pedro Demo (1993): “Partipação é conquista”. Vitor Paro (1997): (...) a escola deve utilizar todas as oportunidades de contato com os pais, para passar informações relevantes sobre seus objetivos, recursos, problemas e também sobre as questões pedagógicas. Só assim, a família irá se sentir comprometida com a melhoria da qualidade escolar e com o desenvolvimento de seu filho como ser humano. (PARO,1997, p.30) Heloísa Lück (2009) Segundo o princípio da gestão democrática, a realização do processo de gestão inclui também a participação ativa de todos os professores e da comunidade escolar como um todo, de modo a contribuírem para a efetivação da gestão democrática que garante qualidade para todos os alunos. (LÜCK, 2009, p 23)
6 Metodologia Por meio de pesquisa teórica, descritiva e documental, procura-se buscar argumentos e elementos que favoreça o exercício da gestão democrática na escola. A pesquisa se dará através de observação, estudos descritivos, questionário e entrevistas com pessoas dos diversos segmentos.
Show full summary Hide full summary

Similar

MAPA MENTAL - METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ilda_silverio
OS DESAFIOS DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA: APM (Associação de Pais e Mestres) – uma parceria de sucesso
tatiguedes2016
Re-elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola com vista ao Planejamento coletivo.
angelaoliveirafa
Metodologia Entre Jovens - Matemática_1
ninabbassini
PATRIMÔNIO PÚBLICO ESCOLAR: da conscientização à preservação, um exercício de cidadania no EF
adebil
O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA PÚBLICA: realidade ou mera idealização?
silvanigs
Conselho Escolar (CE) ativo com maior participação da comunidade local e escolar objetivando, provavelmente, melhorar o ensino e o IDEB da escola.
amandasc7l
Conselho Escolar ativo com maior participação da comunidade local e escolar objetivando, provavelmente, melhorar o ensino e o IDEB da escola.
amandasc7l
PROJETO DE INTERVENÇÃO
ribamar2010
Os desafios enfrentados diante da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais
patricia.cordeir
Educação em Tempo Integral
prof.vanessa_07