ASPECTOS INICIAIS SOBRE A CONTABILIDADE

Description

Contabilidade Esquematizada Cap. 01
claudioufpr
Mind Map by claudioufpr, updated more than 1 year ago
claudioufpr
Created by claudioufpr about 8 years ago
41
1

Resource summary

ASPECTOS INICIAIS SOBRE A CONTABILIDADE
  1. A Contabilidade é uma ciência social que estuda o Patrimônio de uma entidade econômicoadministrativa, pessoa física ou jurídica, com o objetivo de obter registros classificados e sintetizados dos fenômenos que afetam a sua situação patrimonial e financeira.
    1. Fato contábil é todo acontecimento na entidade contábil que possui expressão monetária e que afeta o patrimônio, quantitativa ou qualitativamente. Este tanto pode ser um fato administrativo como não administrativo.
      1. Fatos administrativos são os fatos praticados pela gestão, que correspondem à maioria dos fatos realizados em qualquer período analisado (ex.: compra de mercadorias). Fatos não administrativos são os não praticados pelos gestores da empresa, como o roubo de um veículo ou de qualquer outro ativo.
        1. Como regra, a Contabilidade não registra atos administrativos, pois estes não afetam o Patrimônio, uma vez que se trata apenas de decisões ou procedimentos. Somente registramos atos quando estes puderem comprometer, no futuro, o Patrimônio da empresa; por exemplo, aval em empréstimos de terceiros, fiança em locação de terceiros etc.
          1. USUÁRIOS DA CONTABILIDADE
            1. Definição de Contabilidade do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)
              1. “A contabilidade é a Ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativas à administração econômica”.
                1. A Contabilidade é, portanto, uma ciência que estuda e pratica suas funções a partir dos fatos contábeis produzidos pela entidade em determinado período. Assim, registra os fatos contábeis nos livros, controla a entidade a partir das Demonstrações Financeiras e orienta os gestores a partir da Análise das Demonstrações Financeiras e da Auditoria em toda a produção de fatos contábeis da entidade.
                2. O campo de aplicação da Contabilidade é uma azienda.
                  1. Azienda é uma entidade, com ou sem fim lucrativo, com objetivo social ou econômico, de ordem econômico-administrativa, isto é, que possui patrimônio a controlar.
                  2. Forma de atuação da Contabilidade
                    1. “A Contabilidade, na qualidade de ciência aplicada, possui metodologias especialmente concebidas para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente, seja este pessoa física, entidade de finalidades não lucrativas, empresas, seja mesmo pessoas de Direito Público, tais como Estado, Município, União, Autarquia etc., e tem um campo de atuação circunscrito às entidades supramencionadas, o que equivale a dizer muito amplo”
                    2. OBJETO, FUNÇÕES E OBJETIVO FINAL
                      1. Toda ciência tem um objeto, sendo o da Contabilidade, que é uma ciência social, o Patrimônio da entidade. A Contabilidade possui duas funções práticas básicas: administrativa e econômica. O objetivo final da Contabilidade é o fornecimento de informações de natureza econômica, financeira e patrimonial, para o controle das operações e para o planejamento.
                      2. Funções da Contabilidade
                        1. Administrativa → Controlar o Patrimônio
                          1. Econômica → Apurar o Resultado
                          2. Finalidade da Contabilidade
                            1. O objetivo final da Contabilidade é o de fornecer informações aos seus usuários para tomada de decisões nos processos de controle e planejamento da entidade.
                            2. TÉCNICAS CONTÁBEIS
                              1. Escrituração
                                1. “Art. 177. A escrituração da companhia será mantida em registros permanentes, com obediência aos preceitos da legislação comercial desta Lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, (...).”
                                2. Demonstrações contábeis
                                  1. As demonstrações são os relatórios resumidos de tudo o que ocorreu no universo contábil. São os resumos de todos os fatos contábeis. É o art. 176 da Lei n. 6.404/76 que regulamenta as demonstrações exigidas pela legislação comercial (societária): “Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício: I — balanço patrimonial; II — demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados; III — demonstração do resultado do exercício; IV — demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei n. 11.638, de 2007) V — se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei n. 11.638, de 2007) (...) § 6º A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) não será obrigada à elaboração e publicação da demo
                                  2. Auditoria
                                    1. A auditoria consiste na análise detalhada, na qual um contador-auditor fará uma revisão de todo o trabalho realizado pela Contabilidade da Entidade, criticando, de forma analítica, os registros contábeis, para verificar se existe alguma impropriedade, inadequação de procedimento ou até mesmo erro ou fraude. Ao final do seu trabalho, o contador-auditor deverá emitir um parecer com as opiniões técnicas e fundamentadas sobre seu trabalho e o de sua equipe.
                                    2. Análise das demonstrações financeiras
                                      1. A análise dos relatórios contábeis e a auditoria são ramos da Contabilidade e consistem em verificações, comparações, cálculos e estatísticas a partir de demonstrações, pelo menos, de dois exercícios.
                                    Show full summary Hide full summary

                                    Similar

                                    Conceitos de Contabilidade
                                    Alessandra S.
                                    Conceitos de Contabilidade
                                    Alessandra S.
                                    Simulado Geral de contabilidade
                                    Alessandra S.
                                    CONTABILIDADE DE CUSTOS (Samantha - Editar)
                                    Samantha Iara Concolino
                                    característ. do reg. e da inform. contábil(2/2)
                                    proffelipelima
                                    ESTRUTURA CONCEITUAL PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
                                    darlene_leite
                                    Sistemas de Informações Contábeis.
                                    brunomonteirof
                                    característ. do reg. eda inform. contábil (1/2)
                                    proffelipelima
                                    Contabilidade de Custos - Apresentação
                                    Eduardo Larica Wanderley
                                    CONTABILIDADE GERAL
                                    MJPD