CIÊNCIAS - MAPA 3 - Rochas

Description

ROCHAS - M.P 3 - CIÊNCIAS 6º ANO
Rejane Oliveira
Mind Map by Rejane Oliveira, updated more than 1 year ago
Rejane Oliveira
Created by Rejane Oliveira about 8 years ago
32
1

Resource summary

CIÊNCIAS - MAPA 3 - Rochas
  1. CONHECENDO AS ROCHAS - De acordo com registros históricos, a humanidade vem utilizando as rochas a mais de 2 milhões de anos atrás. Através do uso, das mais diversas ferramentas, o homem tem se beneficiado em inúmeras atividades com o desenvolvimento das técnicas desse, indispensável material.
    1. Rochas que encobrem a crosta terrestre são formadas a partir de material solidificado, geralmente composto por dois ou mais minerais agregados, expelido do manto por vulcões ou fendas nas placas tectônicas. Depois de sofrer a ação da água, temperatura e pressão, o material solidificado, transforma-se em rochas.
    2. TIPOS DE ROCHAS - Classificação, segundo a origem: MAGMÁTICAS ou ÍGNEAS - formadas a partir da consolidação do magma, substância incandescente e derretida, daí ter origem primaria. Ocorrendo o processo no interior da crosta terrestre, originam-se rochas magmáticas plutônicas - intrusivas - granito. Se ocorrer na superfície da terra, formam-se as rocas vulcânicas - extrusivas - basalto.
      1. ROCHAS SEDIMENTARES - Resulta de restos de outras rochas de minerais, animais e vegetais a partir dos agentes geológicos da dinâmica externa. Todo e qualquer material desagregado, depositado em um determinado lugar por esses agentes, consolida-se com o tempo, formando essas rochas.
        1. ROCHAS METAMÓRFICAS - Decorrentes de transformações sofridas por rochas pré-existentes, submetidas a alterações em suas estruturas por ação da pressão ou elevadas temperaturas. Rochas magmáticas e sedimentares podem passar por esses processos e mudar sua condições originais.
          1. ROCHAS - Tanto na superfície quanto no interior da crosta terrestre, as rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas, transforma-se continuamente... Existe um ciclo no qual um tipo de rocha, ao longo do tempo, pode se transformar em outro sucessivas vezes.
            1. mármore, xistos
            2. arenito, calcário
            3. granito, basalto
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Democracia Ateniense
            Beatriz Fiorello
            Gênese da moda
            Rafaela Requeijo
            French Intermediate
            PrincessLaura
            Restless Earth Notes
            Gladys Mba
            Biology B1
            Phoebe Drew
            Biology -B2
            Sian Griffiths
            Development of Cold War Tensions
            c7jeremy
            GCSE REVISION TIMETABLE
            megangeorgia03
            AN ECONOMIC OVERVIEW OF IRELAND AND THE WORLD 2015/16
            John O'Driscoll
            OP doplnovaci otazky
            Helen Phamova
            OP doplnovaci otazky II.
            Helen Phamova