Negócio Jurídico

Description

negocio juridico 2015
Luis Eduardo Oli0675
Mind Map by Luis Eduardo Oli0675, updated more than 1 year ago More Less
Hariel Bett
Created by Hariel Bett about 8 years ago
Luis Eduardo Oli0675
Copied by Luis Eduardo Oli0675 about 8 years ago
1
0

Resource summary

Negócio Jurídico
  1. Vícios do Consentimento
    1. São aqueles em que a vontade não é expressa de maneira absolutamente livre, podendo ser eles: Erro; Dolo; Coação; Lesão e; Estado de Perigo.
    2. Vícios Sociais
      1. são aqueles em que a vontade manifestada não tem, na realidade, a intenção pura e de boa-fé que enuncia, sendo eles: Fraude contra Credores e Simulação.
      2. Erro: O erro é um engano fático, uma falsa noção da realidade, ou seja, em relação a uma pessoa, negócio, objeto ou direito, que acomete a vontade de uma das partes que celebrou o negócio jurídico.
        1. Dolo: Pós artifícios ou manobras de uma pessoa visando a induzir outra em erro a fim de tirar proveito para si ou pra terceiro na realização do negócio jurídico.
          1. Coação: A coação pode ser conceituada como sendo uma pressão de ordem moral, psicológica, que se faz mediante ameaça de mal serio e grave, que poderá atingir o agente, membro da família ou a pessoa a ele legada, ou, ainda, ao patrimônio, para que a pessoa pratique determinado negócio jurídico.
            1. Coação absoluta, que tolhe totalmente à vontade.
              1. Coação relativa, que é vicio da vontade propriamente falando.
        2. Estado de Perigo: Configura o estado de perigo quando alguém premido ela forte necessidade de livrar-se de grave dano à pessoa, realiza negócio jurídico com outrem, sabedor dessa necessidade, em condições excessivamente onerosas.
          1. Lesão: É vício do negócio jurídico que se caracteriza pela obtenção de um lucro exagerado por se valer uma das partes da inexperiência ou necessidade econômica da outra.
            1. Fraude Contra credores: A fraude contra credores é um vício social. É a prática de qualquer negócio jurídico pelo devedor insolvente ou na iminência de o ser, que importe em diminuição de seu patrimônio, coma finalidade de frustrar o direito de seus credores ou represente violação da igualdade dos credores quirografários.
              1. Simulação: É um vicio social. É uma declaração falsa, enganosa, da vontade, visando aparentar negócio diverso do efetivamente desejado. Negócio jurídico simulado, assim, é o que tem aparência contrária à realidade.
          2. Ocorrem defeitos do negócio jurídico quando surgem imperfeições decorrentes de anomalias na formação da vontade ou em sua declaração. Deixando claro que nosso direito pátrio prestigia com maior vigor a intenção das partes do que exatamente a declaração da vontade destas, ou seja, a linguagem com qual está vestida. Há seis defeitos do negócio jurídico e que o torna anulável, a saber: o erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão e fraude contra credores. É curial observar o prazo decadencial de 4 (quatro) anos para se anular o negócio jurídico defeituoso
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Direito Civil - Personalidade Jurídica
            Lucas Ávila
            Direito Civil
            GoConqr suporte .
            Dir. Civil - Pessoa Jurídica
            Lucas Ávila
            Dos Direitos da Personalidade (Arts. 11º ao 21º)
            Luiz Concursos
            Processo Civil
            Marcela Martins
            Prazos - Dos Atos Processuais - Direito Processual Civil
            Luiz Gustavo Muzzi Rodrigues
            Direito Civil II Capítulo IV
            Maria Mariana Zuquelo Frá
            Negócio Juridico
            rafael bortoli
            Negócio Jurídico-Aquisição
            Heyder Araujo
            Negócio Jurídico-Classificação
            Heyder Araujo
            Finalidade Negocial
            Heyder Araujo