Gêneros Literários

Larissa Borela
Mind Map by , created almost 6 years ago

Bibliografia: José de Nicolla, Língua, Literatura & Redação. Editora Scipione, São paulo, 1998.

1268
58
2
Larissa Borela
Created by Larissa Borela almost 6 years ago
Literatura Brasileira
Alessandra S.
Mapa conceitual - Parnasianismo no Brasil
Letícia Freato
Literatura - Escolas Literárias
Janderson Barroso
KEE2
harrym
Basic English tenses
Mariola Hejduk
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas
GoConqr suporte .
Plano de estudos ENEM - Parte 1 *Humanas
Alice Sousa
Recursos hídricos
Homero Borba
Literatura - Escolas Literárias
Amanda Destro
Períodos literários brasileiros
GoConqr suporte .
Gêneros Literários
1 A literatura é arte em palavras expressa de duas formas:
1.1 Falada
1.2 Escrita (aí a coisa complica, graças aos nossos ancestrais das cavernas e sua necessidade de comunicação que temos arte escrita, temos que estudar literatura... povo fresco, foco larissa)
1.2.1 Dentro da forma escrita um texto pode apresentar-se em prosa ou verso e quanto a conteúdo e estrutura em quatro gêneros literários que são eles:
1.2.1.1 Gênero lírico: O nome provém da lira, instrumento que acompanhava os gregos nos cantos poéticos. No final da idade média separou-se a poesia da música (ainda bem) e a partir daí a poesia ganhou uma estrutura mais rica (lascou-se), como métrica, onde a medida do verso é defida pelo número de sílabas poéticas; o ritmo das palavras; divisão em estrofes e a rima.

Annotations:

  • Não sejam xiitas a poesia modernista abandonou todo esse corolário e optou por versos livres e versos brancos.  E apesar desse abandono a marca principal da poesia é o ritmo-ritmo poético.
  • Característica marcante do gênero lirico é a subjetividade.
1.2.1.1.1 No aspecto formal, dentre as poesias de forma fixa, a que mais resistiu foi o soneto.

Attachments:

1.2.1.2 Gênero dramático: Ao gênero dramático pertencem os textos, tanto em prosa como poesia, feitos para serem representados. Compreende as modalidades como a tragédia: encenação de um fato trágico que suscita compaixão e terror; a comédia: representa um fato inspirado na vida real de riso fácil e em geral é uma crítica aos costumes vigentes; a tragicomédia: misturam-se elementos trágicos e cômicos; e a farsa ( isso pra eu não era literatura!!!): pequena peça teatral de caráter ridículo e caricatural.

Annotations:

  • Drama em grego significa ação, por isso eu sempre  faço drama eu adoro ação...
1.2.1.3 Gênero épico: É uma narrativa em forma de versos que narra um fato grandioso, narrado em terceira pessoa e de fundo histórico, também conhecida por epopéia. As mais conhecidas são Ilíada e Odisséia de Homero; Eneida de Virgílio e não menos importante Os Lusíadas de Camões e de terras tupiniquins Caramuru de Santa Rita Durão.

Attachments:

1.2.1.4 Gênero narrativo: variante do gênero épico enquadra as narrativas em prosa, que dependendo da estrutura , forma e extensão se classificam em : romance, novela e conto.
1.2.1.4.1 Romance: narração de um fato imaginário, mas verossímil, que representa aspectos da vida familiar e social do homem. Dependendo da importância dada ao personagem ou ação, ou espaço poderemos ter romances de costumes; psicológicos; policial e etc.
1.2.1.4.2 Novela: a diferença entre novela e romance é quantitativa ( número de páginas), mas é possível perceber qualitativas como a valorização de um evento, um corte mais limitado da vida, etc e o que é mais importante na novela é que o narrador assume uma maior importância no fato narrado.

Attachments:

1.2.1.4.3 Conto: é a mais breve e simples narrativa, centrada em um episódio da vida.
1.2.1.4.4 Crônica: relato de fatos cotidianos, acontecimentos do tempo de hoje.
1.2.1.4.5 Fábula: narrativa inverossímil que tem como objetivo transmitir uma lição de moral. Um dos primeiros poetas foi Esopo e dando uma roupagem moderna as fábulas de Esopo temos La Fontaine.