O SUS e os mecanismos de exclusão

Description

O SUS e os mecanismos de exclusão
Rayssa Cavalcanti
Mind Map by Rayssa Cavalcanti, updated more than 1 year ago
Rayssa Cavalcanti
Created by Rayssa Cavalcanti about 8 years ago
42
0

Resource summary

O SUS e os mecanismos de exclusão
  1. Um dos princípios fundamentais do SUS é a universalidade: todos os cidadãos têm o mesmo direito de acesso aos cuidados de saúde, que significa o atendimento ao alcance de todos, sem distinção ou restrição de qualquer tipo. A pessoa que procura o atendimento público não precisa possuir carteira de identidade, endereço fixo, ou carteira de trabalho.
    1. O caráter de universalidade estabelece o atendimento indistinto a qualquer pessoa, contudo vimos a distinção ocorrer cotidianamente nos equipamentos de saúde por outras vias, através da diversidade de concepção do que seja o doente, a doença e as formas de cuidar
      1. Aos usuários vistos como dependentes do SUS, parece restar a resignação com a assistência ofertada, herdam o mesmo status da “Lei dos Pobres”, como se lhes fosse destinado apenas o precário ou desqualificado como única alternativa de tratamento como o nome sugere: “SUS dependente”.
        1. No entanto o que se preconiza no SUS é um modelo assistencial de ponta, em que deve ser garantido o acesso universal aos tratamentos, a integralidade que garante a atenção a todas as áreas da saúde, e a equidade que determina o atendimento de forma igualitária a todo cidadão.
          1. A marca da exclusão atravessa necessariamente o trabalho da clínica no SUS, em função da realidade social e psíquica da clientela atendida, que perdeu na maioria dos casos, referências fundamentais de pertencimento a uma família, um grupo, um gênero, a sua condição humana.
            1. Os termos inserção, re inserção e inclusão social estão presentes no discurso cotidiano das práticas institucionais, nas portarias ministeriais, em artigos científicos, em fóruns e encontros de saúde mental. No entanto ainda é um desafio pensar numa clínica da inclusão.
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          PSICOLOGIA DA GESTALT
          eleuterapara
          DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
          eleuterapara
          Behaviorismo - Skinner
          Suliane Makelry
          Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
          Silvio R. Urbano da Silva
          Quiz sobre Freud
          Yasmin Padovan
          TERAPIA FAMILIAR
          dacir martins
          POLÍTICAS PÚBLICAS
          Alan Nunes
          PSICOMETRIA
          Alan Nunes
          SUS E ATENÇÃO A SAÚDE NO BRASIL
          danieleyuri
          Psicologia da Educação
          rsgomes88
          Sistema Único de Saúde
          Vanessa Campos