Carboidratos

Andrea Barreto M
Mind Map by Andrea Barreto M, updated 12 months ago
Andrea Barreto M
Created by Andrea Barreto M about 4 years ago
686
18

Description

Aula síntese de Carboidratos

Resource summary

Carboidratos
1 O que são? São alimentos que fornecem energia ao organismo. Dentro deste grupo energético estão os cereais (arroz, trigo, milho, aveia, etc), os tubérculos (batatas, mandioca, mandioquinha, etc) e os açúcares (mel, frutose, etc).
2 Funções: 1- Armazenamento energético – o amido e o glicogênio são os carboidratos responsáveis pelo armazenamento de energia dos animais e vegetais. 2- Produção de energia – os carboidratos são as principais fontes de energia. 3. Estruturais – todos os componentes celulares são formados por um carboidrato, e eles formam bases necessárias para a estruturação das célula.
3 Tipos: Monossacarídeos, Dissacarídeos e Polissacarídeos
3.1 Monossacarídeos: os mais simples Os monossacarídeos são carboidratos simples, de formula molecular (CH2O)n, onde n é no mínimo 3 e no máximo 8. São os verdadeiros açucares, solúveis em água e, de modo geral, de sabor adocicado
3.1.1 Ribose- forma o RNA / Desoxirribose- forma o DNA
3.1.2 Glicose / Frutose- fornece energia. Galactose - encontrada no Leite - fornece energia
3.2 Os dissacarídeos são o resultado da ligação entre dois monossacarídeos. Na reação de formação de um dissacarídeo há formação de uma molécula de água, portanto se trata de uma síntese por desidratação para cada ligação.
3.2.1 Sacarose- glicose-frutose ( energético) - cana-de-açucar, beterraba
3.2.2 Lactose - glicose-galactose ( energético) - leite
3.3 Os polissacarídeos são moléculas formadas através da união de vários monossacarídeos. Alguns apresentam em sua fórmula átomos de nitrogênio e enxofre. Esse grupo de carboidratos é formado por moléculas que não possuem sabor adocicado, como nos outros grupos. Os polissacarídeos são moléculas muito grandes, em comparação com os outros carboidratos, por isso são considerados macromoléculas.
3.3.1 Amido - eserva energética dos vegetais. As batatas, arroz e a mandioca estão repletos de amido, armazenado pelo vegetal e consumido em épocas desfavoráveis pela planta.
3.3.2 Glicogênio- reserva energética dos animais; portanto, equivalente ao amido dos vegetais. No nosso organismo, a síntese de glicogênio ocorre no fígado, a partir de moléculas de glicose
3.3.3 Celulose - papel estrutural, isto é, participa da parede das células vegetais. Poucos seres vivos conseguem digeri-lo, entre eles alguns microrganismos que habitam o tubo digestivo de certos insetos (cupins) e o dos ruminantes (bois, cabras, ovelhas, veados etc.).
Show full summary Hide full summary

Similar

Lipídios
Andrea Barreto M
Carboidrato
Andrea Barreto M
Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
Bruno Fernandes3682
Bioquímica
Luíza Cristina
Glossário de Biologia
GoConqr suporte .
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M
Sistema Respiratório - Biologia
GoConqr suporte .
Sistemas do Corpo Humano
GoConqr suporte .
A Célula
Nathalia - GoConqr
Exercícios- Tipos de Reprodução
Andrea Barreto M
Ecologia I
kyungsos