Água

Description

Mapa mental com algumas propriedades da água
Andrea Barreto M. Da Poça
Mind Map by Andrea Barreto M. Da Poça, updated more than 1 year ago
Andrea Barreto M. Da Poça
Created by Andrea Barreto M. Da Poça about 8 years ago
45
1

Resource summary

Água
  1. Em termos moleculares, a água é constituída de um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio - e sua fórmula molecular é simbolizada por H2O.
    1. A capacidade de dissolução da água está diretamente ligada à sua polaridade, já que em uma molécula de água há um pólo positivo e um pólo negativo. A maioria das substâncias que compõem as células vivas também é polar. Portanto, essas substâncias possuem uma boa afinidade química com a água, sendo então denominadas hidrofílicas (do grego, hydro = água; e phylos =amigo).
      1. Capilaridade
        1. É a propriedade que permite a água penetrar em pequenos espaços, como aqueles entre as partículas do solo ou um vaso capilar que transporta seiva bruta da raiz até as partes mais altas de uma planta (xilema). Na parede do capilar encontram-se aderidas moléculas de água que estão coesas entre si.
        2. Tensão Superficial
          1. Uma outra característica da água no estado líquido é a tensão que ela representa em sua superfície. Isso acontece porque as moléculas da água se atraem, mantendo-se coesas (juntas), como se formassem uma finíssima membrana da superfície.
        3. Solvente Universal
          1. É capaz de dissolver uma grande variedade de substâncias químicas que constituem as células vivas, tais como sais minerais, proteínas, carboidratos, gases, ácidos nucléicos e aminoácidos.
            1. No interior das células encontramos outro exemplo dessa relação solvente-soluto: o citosol. Nesse caso, a água é o solvente - e os aminoácidos, proteínas e carboidratos, o soluto. Juntos, formam uma solução aquosa. O sangue é também, em parte, uma solução aquosa formada por água e uma gama enorme de solutos (glicose, íons de sais minerais, gases respiratórios, etc.).
          2. Densidade
            1. A densidade da água demonstra um padrão anormal em relação às demais substâncias. Sua forma líquida é mais densa que a fase de gelo, configurando assim o que chamamos densidade anômala. Ao formar ligações do hidrogênio na fase sólida, a água expande seu volume e, portanto, diminui sua densidade.
              1. Esta característica permite que haja vida subaquática nas regiões mais frias do globo. A superfície congela e a camada de gelo formada isola a água abaixo que permanece líquida
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Quiz Sobre Genética
            Marerodrigues
            Glossário de Biologia
            GoConqr suporte .
            2a Lei de Mendel
            Andrea Barreto M. Da Poça
            Vírus
            Alessandra S.
            Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
            Bruno Fernandes3682
            Glossário de Biologia Geral
            Alessandra S.
            Dicionário de Química
            Alessandra S.
            Como Estudar Matemática
            Alessandra S.
            Simulado de Matemática
            Alessandra S.