Andrea Barreto M
Mind Map by , created over 3 years ago

Mapa mental com algumas propriedades da água

21
1
0
Andrea Barreto M
Created by Andrea Barreto M over 3 years ago
Anelideos
Malu Miralha
Lipídios
Andrea Barreto M
2a Lei de Mendel
Andrea Barreto M
The Biological basis of Heart Disease
Andrea Leyden
1PR101 2.test - Část 10.
Nikola Truong
Bioquímica Celular
hbiancaa
Proteínas - Composto Orgânico
Daiana GM
Água - Composto Inorgânico
Daiana GM
Cordados
Malu Miralha
Equinodermos
Malu Miralha
Água
1 Em termos moleculares, a água é constituída de um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio - e sua fórmula molecular é simbolizada por H2O.
1.1 A capacidade de dissolução da água está diretamente ligada à sua polaridade, já que em uma molécula de água há um pólo positivo e um pólo negativo. A maioria das substâncias que compõem as células vivas também é polar. Portanto, essas substâncias possuem uma boa afinidade química com a água, sendo então denominadas hidrofílicas (do grego, hydro = água; e phylos =amigo).
1.2 Capilaridade
1.2.1 É a propriedade que permite a água penetrar em pequenos espaços, como aqueles entre as partículas do solo ou um vaso capilar que transporta seiva bruta da raiz até as partes mais altas de uma planta (xilema). Na parede do capilar encontram-se aderidas moléculas de água que estão coesas entre si.
1.3 Tensão Superficial
1.3.1 Uma outra característica da água no estado líquido é a tensão que ela representa em sua superfície. Isso acontece porque as moléculas da água se atraem, mantendo-se coesas (juntas), como se formassem uma finíssima membrana da superfície.
2 Solvente Universal
2.1 É capaz de dissolver uma grande variedade de substâncias químicas que constituem as células vivas, tais como sais minerais, proteínas, carboidratos, gases, ácidos nucléicos e aminoácidos.
2.1.1 No interior das células encontramos outro exemplo dessa relação solvente-soluto: o citosol. Nesse caso, a água é o solvente - e os aminoácidos, proteínas e carboidratos, o soluto. Juntos, formam uma solução aquosa. O sangue é também, em parte, uma solução aquosa formada por água e uma gama enorme de solutos (glicose, íons de sais minerais, gases respiratórios, etc.).
3 Densidade
3.1 A densidade da água demonstra um padrão anormal em relação às demais substâncias. Sua forma líquida é mais densa que a fase de gelo, configurando assim o que chamamos densidade anômala. Ao formar ligações do hidrogênio na fase sólida, a água expande seu volume e, portanto, diminui sua densidade.
3.1.1 Esta característica permite que haja vida subaquática nas regiões mais frias do globo. A superfície congela e a camada de gelo formada isola a água abaixo que permanece líquida