Ciclo biogeoquímico do carbono

Description

biologia
Victor  França
Mind Map by Victor França, updated more than 1 year ago
Victor  França
Created by Victor França almost 8 years ago
29
0

Resource summary

Ciclo biogeoquímico do carbono
  1. O ciclo do carbono é totalmente oposto ao do oxigênio, porém estão diretamente ligados. Podemos encontrar o carbono em todas as partes da biosfera.
    1. O ciclo é dividido em duas partes:
      1. Rápida (Biológica)
        1. O carbono pode ser liberado a atmosfera de muitos jeitos, sendo eles pela respiração dos seres vivos, queimadas, decomposição de matéria orgânica e queima de combustíveis fósseis, que é o maior responsável pela liberação de carbono na atmosfera.
          1. Após o carbono ser liberado na atmosfera, rapidamente o mesmo é “sugado” pelas plantas para a fotossíntese, sendo que apenas uma simples árvore da floresta amazônica sequestra toneladas de carbono por dia. O carbono também é diluído na água, para o ciclo lento.
            1. Informações de essenssial importância
              1. Na atmosfera o carbono está presente em 0,03%, porém após as revoluções industriais essa porcentagem está aumentando ainda mais, por conta da queima do combustível fóssil com a maior concentração de carbonatos, o petróleo, e isso é uma coisa ruim, pois o efeito estufa está aumentando, por conta do carbono atrair as radiações solares para si, fazendo com que a temperatura média anual da terra se eleve e cause grandes impactos e desastres ambientais. Juntamente com o carbono, o metano é liberado na decomposição de matéria orgânica e esse gás tem o mesmo efeito de segurar o calor na atmosfera. Com a elevação das temperaturas globais o Permafrost na Sibéria, que era para ser uma formação permanente está derretendo e, embaixo disso há a maior concentração de gás metano do planeta, e se liberado, a temperatura terrestre pode aumentar consideravelmente.
        2. Lenta (geológica)
          1. As águas oceânicas são salgadas, pois houve um atrito entre a água e as rochas costeiras, onde os carbonetos se soltaram e se misturaram a água. A parte lenta, é quando os carbonos são diluídos em água, tanto nas rochas quanto nos gases da atmosfera. Os carbonetos vão descendo na água e se juntando em sedimentos no fundo do mar, porém esse fenômeno ocorre com o decorrer de milhares de anos. Esses sedimentos derretem com a temperatura e pressão elevadas no fundo do mar próximos a junções de placas tectônicas, onde grande parte se torna magma e é expelida por vulcões liberando o carbonetos na atmosfera. Já a outra parte se tornaria petróleo que é a principal fonte de combustível humano.
      Show full summary Hide full summary

      Similar

      Glossário de Biologia
      GoConqr suporte .
      Sistema Respiratório - Biologia
      GoConqr suporte .
      Sistemas do Corpo Humano
      GoConqr suporte .
      2a Lei de Mendel
      Andrea Barreto M. Da Poça
      A Célula
      Nathalia - GoConqr
      Exercícios- Tipos de Reprodução
      Andrea Barreto M. Da Poça
      Ecologia I
      kyungsos
      Reino Monera
      nathaliaires
      Mitose
      Igor -
      Vitaminas
      Júlia Figueiredo