Trabalho De Biologia-DNA Na Medicina

Gustavo  Mejlachowicz
Mind Map by Gustavo Mejlachowicz, updated more than 1 year ago
Gustavo  Mejlachowicz
Created by Gustavo Mejlachowicz almost 4 years ago
94
4

Description

Trabalho de Biologia. S2 LF
Tags

Resource summary

Trabalho De Biologia-DNA Na Medicina
1 Manipulação genética:
1.1 Evitar doenças genéticas
1.1.1 o pai ou a mãe possuem doenças geneticamente transmissíveis, médicos poderão modificar esses tais genes para que o filho(a) não nassa comSe a mesma doença do(s) pai(s).
1.2 introduzir novas características num ser vivo para aumentar a sua utilidade.
1.2.1 produção de insulina humana através do uso modificado de bactérias e da produção de novos tipos de ratos como o OncoMouse (rato cancro) para pesquisa, através de ré-estrangulamento genético.
1.3 aumentar a área de uma espécie de cultivo, introduzindo uma nova característica, ou produzindo uma nova proteína ou enzima
1.3.1 Modificar o material genético de uma planta para a mesma ganhar mais resistência contra pragas etc.
1.4 obtenção de materiais orgânicos sintéticos.
1.4.1 Clonagem de DNAs
2 Algumas Informações:
2.1 A sigla DNA significa ácido desoxirribonucleico.
2.2 É um importante componente das células do corpo.
2.3 O DNA é, de fato, referido como o modelo que contém as informações necessárias para a construção de componentes celulares.
2.4 O DNA foi descoberto por Johann Friedrich Miescher, no ano de 1869.
2.5 DNA é conhecido por armazenar informações codificadas na forma de moléculas biológicas.
3 Aplicação Na Agricultura:
3.1 O uso de DNA estão sendo feitos para modificar geneticamente variedades de culturas importantes. A modificação genética das plantas pode ser realizada para torná-los suficientemente forte para combater doenças, aumentar a produtividade das culturas e para muitos fins. Não só as plantas, mas raças animais também foram melhoradas com a ajuda de técnicas de engenharia genética.
3.2 Modificar o material genético de uma planta para a mesma ganhar mais resistência contra pragas etc.
4 Ciências Forenses
4.1 O uso de testes de DNA na ciência forense tem ajudado a resolver muitos casos criminais. Neste campo, as amostras de DNA colhidas na cena do crime são utilizadas para verificar a identidade de uma pessoa.
5 Papel do DNA na Sociedade Em Geral:
5.1 Determinar a paternidade de uma criança é possível com a ajuda de processos de teste de DNA de paternidade. Ela ajuda na identificação dos pais e, assim, resolve os casos legais.
5.2 Testes de DNA também encontra a sua aplicação no domínio da arqueologia. Com a ajuda destes testes, pode-se gravar códigos genéticos de formas de vida que são centenas de anos mais velhos. O banco de dados de códigos e sequências genéticas pode ser usado por pesquisadores para referência futura.
5.3 Origem de uma espécie em particular pode ser traçado com a ajuda de métodos de teste de DNA. Os cientistas e investigadores vêm usando esses testes para estudar as origens das diferentes espécies.
5.4 A utilização de testes estão sendo feitos na área médica para exames de saúde. Por exemplo, os testes de DNA provar ser útil para pacientes com câncer. Detectar a presença de vírus e mutações que ocorrem nas células é possível com estes testes.
5.5 Teste genético pré-natal é usado pelos médicos para verificar se há uma chance para o bebê desenvolver doenças incuráveis ou altamente complicadas.
5.6 Realização de pesquisa de genealogia é uma das muitas aplicações do teste de DNA. Estes gráficos podem ser usados para rastrear ancestrais.
6 Fontes:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/pela-primeira-vez-cientistas-editam-dna-de-embriao-humano.html
6.1 www.brasilescola.com.br
7 Exemplos:
7.1 Vacina De DNA
7.1.1 Nas vacinas normais, é colocado vírus inativos ou proteínas do vírus no corpo do indivíduo. O problema dessas vacinas é que as vezes não dá tempo do corpo produzir os anticorpos para se proteger. A resposta para esse problema são as vacinas de DNA
7.1.1.1 Nas vacinas de DNA, é colocado apenas amostras do DNA do vírus e um transporte a base de proteínas e ATP para o DNA entrar nas células do corpo, que acabam produzindo o vírus por muito mais tempo, para que o corpo possa produzir respostas imune melhores.
7.1.2 As vacinas de DNA tem um custo de produção muito menor, são estáveis a temperatura ambiente, não há imunização ao plasmídio e possuem um controle de qualidade mais eficiente. Portanto, as vacinas de DNA acabam sendo mais baratas e fáceis de distribuir industrialmente
7.2 Modificação de DNA, Embrião
7.2.1 Cientistas tentaram modificar o embrião de um humano para modificar o gene relacionado à talassemia beta, doença que leva à anemia devido à malformação das hemácia. O experimento foi "mal sucedido" pois esse método ainda está muito imaturo.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema Digestório
Daniela Barreto3004
Sistema Circulátorio
Daniela Barreto3004
Reino Protista
Rafaela Mottolo
Tecidos Nervosos
Daniela Barreto3004
Células
valindia
Sistema Circulátorio
Larissa Guimarães
Desenvolvimento Embrionário
Daniela Barreto3004
Biologia Genética
Amanda Souza
Tecidos conjuntivos
Daniela Barreto3004
HEREDITARIEDADE
Marcelo Freitas
biotecnologia
josianex.rosa