Decreto nº6.703 18/12/2008 - Aprova a Estratégia de Defesa e dá outras providências

Description

Marinha Língua Portuguesa Mind Map on Decreto nº6.703 18/12/2008 - Aprova a Estratégia de Defesa e dá outras providências, created by a.nelise on 06/04/2016.
a.nelise
Mind Map by a.nelise, updated more than 1 year ago
a.nelise
Created by a.nelise about 8 years ago
33
2

Resource summary

Decreto nº6.703 18/12/2008 - Aprova a Estratégia de Defesa e dá outras providências
  1. Estratégia Nacional de Defesa e Estratégia Nacional de Desenvolvimento
    1. 1. Ambas são inseparáveis, se motivam, fornece escudo, despertam nacionalidade e contrói-se a nação.
      1. 2.difícil e necessário-em um país que pacifico que necessita se defender para construir-se. não basta argumentos proveitosos ou indispensáveis para que invoquem as utilidades das tecnologias e dos conhecimentos da defesa para o desenvolvimento do País, exigem também uma transformação de conciência para se constituir as estrategias de defesa
        1. 3. difícil e necessário - as forças manterem em meio a paz, o impulso de se prepararem para o combate e de cultivarem o hábito da transformação. trata não apenas de equipamentos, trata-se de transformá-las para melhor nos defender.
          1. 4. projeto forte de defesa = projeto forte de desenvolvimento
            1. Princípios: a) Independência nacional, efetivada pela mobilização de recursos físicos, econômicos e humanos, para o investimento no potencial produtivo do País. Aproveitar a poupança estrangeira, sem dela depender;
              1. b) Independência nacional, alcançada pela capacitação tecnológica autônoma, inclusive nos estratégicos setores espacial, cibernético e nuclear. Não é independente quem não tem o domínio das tecnologias sensíveis, tanto para a defesa como para o desenvolvimento
                1. c) Independência nacional, assegurada pela democratização de oportunidades educativas e econômicas e pelas oportunidades para ampliar a participação popular nos processos decisórios da vida política e econômica do País. O Brasil não será independente enquanto faltar para parcela do seu povo condições para aprender, trabalhar e produzir.
              2. Natureza e âmbito da Estratégia Nacional de Defesa
                1. 1.A Estratégia Nacional de Defesa é o vínculo entre o conceito e a política de independência nacional, de um lado, e as Forças Armadas para resguardar essa independência, de outro. Trata de questões políticas e institucionais decisivas para a defesa do País, como os objetivos da sua “grande estratégia” e os meios para fazer com que a Nação participe da defesa. Aborda, também, problemas propriamente militares, derivados da influência dessa “grande estratégia” na orientação e nas práticas operacionais das três Forças. A Estratégia Nacional de Defesa será complementada por planos para a paz e para a guerra, concebidos para fazer frente a diferentes hipóteses de emprego.
                  1. 2.A Estratégia Nacional de Defesa organizase em torno de três eixos estruturantes.
                    1. 1º eixo - Orienta como as Forças devem-se organizar e orientar para melhor desempenho na paz e na guerra.
                      1. 2º eixo - reorganização da industria nacional de material de defesa, para assegurar que a manutenção seja de domínio nacinal
                        1. 3º eixo - sobre a composição dos efetivos das forças e sobre o futuro do serviço militar obrigatório.
                      2. Diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa
                        1. 1.Dissuadir a concentração de forças hostis nas fronteiras terrestres, nos limites das águas jurisdicionais brasileiras, e impedir lhes o uso do espaço aéreo nacional.

                          Annotations:

                          • Para dissuadir, é preciso estar preparado para combater. A tecnologia, por mais avançada que seja, jamais será alternativa ao combate. Será sempre instrumento do combate.
                          • dissuadir = convencer alguém ou a si mesmo de mudar de ideia.
                          1. 2.Organizar as Forças Armadas sob a égide do trinômio monitoramento/controle, mobilidade e presença.
                            1. 3.Desenvolver as capacidades de monitorar e controlar o espaço aéreo, o território e as águas jurisdicionais brasileiras. Tal desenvolvimento dar se á a partir da utilização de tecnologias de monitoramento terrestre, marítimo, aéreo e espacial que estejam sob inteiro e incondicional domínio nacional.
                              1. 4.Desenvolver, lastreado na capacidade de monitorar/controlar, a capacidade de responder prontamente a qualquer ameaça ou agressão: a mobilidade estratégica.
                                1. 5.Aprofundar o vínculo entre os aspectos tecnológicos e os operacionais da mobilidade, sob a disciplina de objetivos bem definidos.
                                  1. 6.Fortalecer três setores de importância estratégica: o espacial, o cibernético e o nuclear.

                                    Annotations:

                                    • O Brasil tem compromisso decorrente da Constituição Federal e da adesão ao Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares com o uso estritamente pacífico da energia nuclear. Entretanto, afirma a necessidade estratégica de desenvolver e dominar a tecnologia nuclear. O Brasil precisa garantir o equilíbrio e a versatilidade da sua matriz energética e avançar em áreas, tais como as de agricultura e saúde, que podem se beneficiar da tecnologia de energia nuclear. E levar a cabo, entre outras iniciativas que exigem independência tecnológica em matéria de energia nuclear, o projeto do submarino de propulsão nuclear.
                                    1. 7.Unificar as operações das três Forças, muito além dos limites impostos pelos protocolos de exercícios conjuntos.
                                      1. 8.Reposicionar os efetivos das três Forças. As principais unidades do Exército estacionam

                                        Annotations:

                                        • Sem desconsiderar a necessidade de defender as maiores concentrações demográficas e os maiores centros industriais do País, a Marinha deverá estar mais presente na região da foz do Amazonas e nas grandes bacias fluviais do Amazonas e do ParaguaiParaná. O Exército deverá posicionar suas reservas estratégicas no centro do País, de onde poderão se deslocar em qualquer direção. Deverá também o Exército agrupar suas reservas regionais nas respectivas áreas, para possibilitar a resposta imediata na crise ou no conflito armado.
                                        1. 9.Adensar a presença de unidades do Exército, da Marinha e da Força Aérea nas fronteiras.
                                          1. 10.Priorizar a região amazônica. A Amazônia representa um dos focos de maior interesse para a defesa. A defesa da Amazônia exige avanço de projeto de desenvolvimento sustentável e passa pelo trinômio monitoramento/controle, mobilidade e presença.

                                            Annotations:

                                            • O Brasil será vigilante na reafirmação incondicional de sua soberania sobre a Amazônia brasileira. Repudiará, pela prática de atos de desenvolvimento e de defesa, qualquer tentativa de tutela sobre as suas decisões a respeito de preservação, de desenvolvimento e de defesa da Amazônia. Não permitirá que organizações ou indivíduos sirvam de instrumentos para interesses estrangeiros políticos ou econômicos que queiram enfraquecer a soberania brasileira. Quem cuida da Amazônia brasileira, a serviço da humanidade e de si mesmo, é o Brasil.
                                            1. 15.Rever, a partir de uma política de otimização do emprego de recursos humanos, a composição dos efetivos das três Forças, de modo a dimensioná-las para atender adequadamente ao disposto na Estratégia Nacional de Defesa.
                                              1. 14.Promover a reunião, nos militares brasileiros, dos atributos e predicados exigidos pelo conceito de flexibilidade.
                                                1. 16. Estruturar o potencial estratégico em torno de capacidades.
                                                  1. 11.Desenvolver, para fortalecer a mobilidade, a capacidade logística, sobretudo na região amazônica.
                                                    1. 13.Desenvolver, para atender aos requisitos de monitoramento/controle, mobilidade e presença, o repertório de práticas e de capacitações operacionais dos combatentes.
                                                      1. 12.Desenvolver, para atender aos requisitos de monitoramento/controle, mobilidade e presença, o conceito de flexibilidade no combate.
                                                        1. 17.Preparar efetivos para o cumprimento de missões de garantia da lei e da ordem, nos termos da Constituição Federal.
                                                          1. 23.Manter o Serviço Militar Obrigatório.
                                                            1. 20.Ampliar a capacidade de atender aos compromissos internacionais de busca e salvamento.
                                                              1. 19.Preparar as Forças Armadas para desempenharem responsabilidades crescentes em operações de manutenção da paz.
                                                                1. 18.Estimular a integração da América do Sul.
                                                                  1. 22.Capacitar a indústria nacional de material de defesa para que conquiste autonomia em tecnologias indispensáveis à defesa.
                                                                    1. 21.Desenvolver o potencial de mobilização militar e nacional para assegurar a capacidade dissuasória e operacional das Forças Armadas.
                                                                    2. A Marinha do Brasil: a hierarquia dos objetivos estratégicos e táticos
                                                                      1. 1.Na maneira de conceber a relação entre as tarefas estratégicas de negação do uso do mar, de controle de áreas marítimas e de projeção de poder, a Marinha do Brasil se pautará por um desenvolvimento desigual e conjunto. Se aceitasse dar peso igual a todos os três objetivos, seria grande o risco de ser medíocre em todos eles. Embora todos mereçam ser cultivados, o serão em determinadas ordem e sequência.
                                                                        1. A prioridade é assegurar os meios para negar o uso do mar a qualquer concentração de forças inimigas que se aproxime do Brasil por via marítima. A negação do uso do mar ao inimigo é a que organiza, antes de atendidos quaisquer outros objetivos estratégicos, a estratégia de defesa marítima do Brasil. Essa prioridade tem implicações para a reconfiguração das forças navais. Ao garantir seu poder para negar o uso do mar ao inimigo, precisa o Brasil manter a capacidade focada de projeção de poder e criar condições para controlar, no grau necessário à defesa e dentro dos limites do direito internacional, as áreas marítimas e águas interiores de importância políticoestratégica, econômica e militar, e também as suas linhas de comunicação marítimas. A despeito desta consideração, a projeção de poder se subordina, hierarquicamente, à negação do uso do mar.
                                                                          1. A negação do uso do mar, o controle de áreas marítimas e a projeção de poder devem ter por foco, sem hierarquização de objetivos e de acordo com as circunstâncias: (a) defesa próativa das plataformas petrolíferas; (b) defesa próativa das instalações navais e portuárias, dos arquipélagos e das ilhas oceânicas nas águas jurisdicionais brasileiras; (c) prontidão para responder a qualquer ameaça, por Estado ou por forças nãoconvencionais ou criminosas, às vias marítimas de comércio; (d) capacidade de participar de operações internacionais de paz, fora do território e das águas jurisdicionais brasileiras, sob a égide das Nações Unidas ou de organismos multilaterais da região; A construção de meios para exercer o controle de áreas marítimas terá como focos as áreas estratégicas de acesso marítimo ao Brasil. Duas áreas do litoral continuarão a merecer atenção especial, do ponto de vista da necessidade de controlar o acesso marítimo ao Brasil: a faixa que vai de Santos a Vitória e a área em to
                                                                        2. 2.A doutrina do desenvolvimento desigual e conjunto tem implicações para a reconfiguração das forças navais. A implicação mais importante é que a Marinha se reconstruirá, por etapas, como uma arma balanceada entre o componente submarino, o componente de superfície e o componente aeroespacial.
                                                                          1. 3.Para assegurar o objetivo de negação do uso do mar, o Brasil contará com força naval submarina de envergadura, composta de submarinos convencionais e de submarinos de propulsão nuclear. O Brasil manterá e desenvolverá sua capacidade de projetar e de fabricar tanto submarinos de propulsão convencional como de propulsão nuclear. Acelerará os investimentos e as parcerias necessários para executar o projeto do submarino de propulsão nuclear. Armará os submarinos, convencionais e nucleares, com mísseis e desenvolverá capacitações para projetálos e fabricálos. Cuidará de ganhar autonomia nas tecnologias cibernéticas que guiem os submarinos e seus sistemas de armas e que lhes possibilitem atuar em rede com as outras forças navais, terrestres e aéreas.
                                                                            1. 4.Para assegurar sua capacidade de projeção de poder, a Marinha possuirá, ainda, meios de Fuzileiros Navais, em permanente condição de pronto emprego. A existência de tais meios é também essencial para a defesa das instalações navais e portuárias, dos arquipélagos e ilhas oceânicas nas águas jurisdicionais brasileiras, para atuar em operações internacionais de paz, em operações humanitárias, em qualquer lugar do mundo. Nas vias fluviais, serão fundamentais para assegurar o controle das margens durante as operações ribeirinhas. O Corpo de Fuzileiros Navais consolidar-se á como a força de caráter expedicionário por excelência.
                                                                              1. 5.A força naval de superfície contará tanto com navios de grande porte, capazes de operar e de permanecer por longo tempo em alto mar, como de navios de porte menor, dedicados a patrulhar o litoral e os principais rios navegáveis brasileiros. Requisito para a manutenção de tal esquadra será a capacidade da Força Aérea de trabalhar em conjunto com a Aviação Naval para garantir superioridade aérea local em caso de conflito armado. Entre os navios de alto mar, a Marinha dedicará especial atenção ao projeto e à fabricação de navios de propósitos múltiplos que possam, também, servir como navios aeródromos. Serão preferidos aos navios aeródromos convencionais e de dedicação exclusiva.

                                                                                Annotations:

                                                                                • A Marinha contará, também, com embarcações de combate, de transporte e de patrulha, oceânicas, litorâneas e fluviais. Serão concebidas e fabricadas de acordo com a mesma preocupação de versatilidade funcional que orientará a construção das belonaves de alto mar. A Marinha adensará sua presença nas vias navegáveis das duas grandes bacias fluviais, a do Amazonas e a do ParaguaiParaná, empregando tanto naviospatrulha como naviostransporte, ambos guarnecidos por helicópteros, adaptados ao regime das águas. A presença da Marinha nas bacias fluviais será facilitada pela dedicação do País à inauguração de um paradigma multimodal de transporte. Esse paradigma contemplará a construção das hidrovias do ParanáTietê, do Madeira, do TocantinsAraguaia e do TapajósTeles Pires. As barragens serão, quando possível, providas de eclusas, de modo a assegurar franca navegabilidade às hidrovias.
                                                                                1. 6.O monitoramento da superfície do mar a partir do espaço deverá integrar o repertório de práticas e capacitações operacionais da Marinha. A partir dele as forças navais, submarinas e de superfície terão fortalecidas suas capacidades de atuar em rede com as forças terrestre e aérea.
                                                                                  1. 7.A constituição de uma força e de uma estratégia navais que integrem os componentes submarino, de superfície e aéreo, permitirá realçar a flexibilidade com que se resguarda o objetivo prioritário da estratégia de segurança marítima: a dissuasão com a negação do uso do mar ao inimigo que se aproxime, por meio do mar, do Brasil. Em amplo espectro de circunstâncias de combate, sobretudo quando a força inimiga for muito mais poderosa, a força de superfície será concebida e operada como reserva tática ou estratégica. Preferencialmente e sempre que a situação tática permitir, a força de superfície será engajada no conflito depois do emprego inicial da força submarina, que atuará de maneira coordenada com os veículos espaciais (para efeito de monitoramento) e com meios aéreos (para efeito de fogo focado).

                                                                                    Annotations:

                                                                                    • Esse desdobramento do combate em etapas sucessivas, sob a responsabilidade de contingentes distintos, permitirá, na guerra naval, a agilização da alternância entre a concentração e a desconcentração de forças e o aprofundamento da flexibilidade a serviço da surpresa.
                                                                                    1. 8.Um dos elos entre a etapa preliminar do embate, sob a responsabilidade da força submarina e de suas contrapartes espacial e aérea, e a etapa subseqüente, conduzida com o pleno engajamento da força naval de superfície, será a Aviação Naval, embarcada em navios. A Marinha trabalhará com a indústria nacional de material de defesa para desenvolver um avião versátil, de defesa e ataque, que maximize o potencial aéreo defensivo e ofensivo da Força Naval.
                                                                                      1. 9.A Marinha iniciará os estudos e preparativos para estabelecer, em lugar próprio, o mais próximo possível da foz do rio Amazonas, uma base naval de uso múltiplo, comparável, na abrangência e na densidade de seus meios, à Base Naval do Rio de Janeiro.
                                                                                        1. 10.A Marinha acelerará o trabalho de instalação de suas bases de submarinos, convencionais e de propulsão nuclear.
                                                                                        Show full summary Hide full summary

                                                                                        Similar

                                                                                        Novo Acordo Ortográfico - Uso do Hífen
                                                                                        Alessandra S.
                                                                                        Glossário de Português
                                                                                        Alessandra S.
                                                                                        FIGURAS DE LINGUAGEM
                                                                                        Gabriela Vianna
                                                                                        Substantivos
                                                                                        Peter Ensi
                                                                                        Substantivo (em construção)
                                                                                        Ray Macunayma
                                                                                        Falsos Sinônimos
                                                                                        Alessandra S.
                                                                                        Morfologia - Português
                                                                                        Naima Miranda
                                                                                        Pronomes
                                                                                        anginhayme
                                                                                        simulado de português
                                                                                        Alessandra S.
                                                                                        Estrutura e Formação das Palavras
                                                                                        Alessandra S.
                                                                                        Novo Acordo Ortográfico
                                                                                        Alessandra S.