Tendências Pedagógicas

Description

Foi trazida para o Brasil pelos Jesuítas, considerando os primeiros educadores brasileiros que aqui se instalaram a serviço dos interesses de Portugual. Num contexto de uma sociedade de economia agrário-exportadora dependente, exploradora pela metrópole, sem diversidade nas relações de produção, a educação não era considerada um valor social importante.
Thais Meire
Mind Map by Thais Meire, updated more than 1 year ago
Thais Meire
Created by Thais Meire about 8 years ago
12
0

Resource summary

Tendências Pedagógicas
  1. Tradicional Liberal.
    1. Foi trazida para o Brasil pelos jesuítas. Num contexto de uma sociedade agrário -exportadora dependente, exploradora pela Metrópole, sem diversidade nas relações de produção, a educação não era considerada um valor social importante.
      1. Tradicional Vertente Religiosa.
        1. Os detentores do poder político da época valeram-se da tendência pedagógica tradicional na vertente religiosa, que ora estudarmos, para nortear a educação que os jesuítas ministraram no Brasil.
          1. Em um contexto em que o conhecimento é visto de forma dogmática e que seu critério de verdade consiste na segunda. escritura.
            1. Tradicional Vertente Leiga.
              1. Predominou no Brasil até a expulsão dos Jesuítas. Com a expulsão dos jesuítas, os professores leigos foram assumindo as aulas e assim permaneceram por muito tempo durante o império e a Republica.
                1. Em um contexto onde o critério de verdade do conhecimento são as leis da natureza, o que difere da tendência tradicional com vertente relapsa, cujo critério era a sagrada escritura. O ensino aqui é humanístico, enciclopédico, meramente teórico.
                  1. Liberal Renovada/Moderna.
                    1. Surge com o desenvolvimento político e econômico no Brasil que se dá a parti da década de vinte, torna-se evidente a expansão do ensino e também a busca pela qualidade dele. Em um contexto onde para ser vivenciada, necessita de um ambiente adequado, como condições para vivência da prática pedagógica.
                      1. Liberal Renovada/Tecnicista.
                        1. Com a crise da pedagogia nova, e articulada a tendência tecnicista por intermédio dos militares, em conformidade com os Estados Unidos, cujo modelo educacional influência diretamente toda a estrutura educacional, visando ao planejamento , a execução e à racionalização do processo protudivo. Em u
                          1. Em um contexto histórico grego mencionado, essa concepção, ao reforçar a divisão do trabalho, atende aos interesses de fazer da escola um espaço de reprodução da ideologia dominante.
                            1. Libertadora /teorias críticas da educação.
                              1. Se manifesta no contexto educacional brasileiro desde o fim da década de 70 a parti do fim da ditadura militar. Em um contexto de transição política , Educadores se articulam e,contagiados pelo clima de crítica, de discussões em torno das questões sociais e, consequentemente, denunciam o papel de reprodutora da classe dominante que é feito da escola no âmbito da sociedade capitalista.
                                1. Crítico -reprodutivista da educação.
                                  1. A educação brasileira é influenciada pela literatura de filósofos e sociólogos franceses inspirados em pensamentos de cunho marxista, que se dedicavam a criticar a educação dominante, objetivando desvelar às intenções implícitas nós discursos adotados pelas políticas educacionais
                                    1. Crítico -social dos conteúdos /Pedagógicas Histórica -Crítica.
                                      1. A discussão a respeito dessa tendência pedagógica no Brasil se dá a parti da década de 1980, em que temáticas giram em torno da Pedagogia Histórico -crítica. Em um contexto onde a educação é caminho para o alcance de emancipação.
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    ART NOUVEAU
    Britknee52
    Organelles and their functions
    handrews
    Chemistry 3 Extracting Metals Core GCSE
    Chloe Roberts
    My SMART School Year Goals for 2015
    Stephen Lang
    Animal Farm
    010534
    Polymers, alkanes and alkenes
    amira-2000
    An Inspector Calls: Mr Arthur Birling
    Rattan Bhorjee
    Chemistry GCSE
    frimpongr
    5 Tips for motivating your students
    Jen Molte
    Power and Conflict Poetry
    Charlotte Woodward
    Účto Fífa 6/6
    Bára Drahošová