GEOGRAFIA (América do sul)

Ricardo l.
Mind Map by Ricardo l., updated more than 1 year ago More Less
Ju Greg
Created by Ju Greg almost 4 years ago
Ricardo l.
Copied by Ricardo l. almost 4 years ago
189
10

Description

Mapa mental sobre a América do sul.

Resource summary

GEOGRAFIA (América do sul)
1 VEGETAÇÃO
1.1 Na taiga, diferente da tundra, o solo descongela por completo no verão permitindo a formação de florestas coníferas.
1.2 TUNDRAS; Em geografia física, tundra é um bioma no qual a baixa temperatura e estações de crescimento curtas impedem o desenvolvimento de árvores.
1.3 A Floresta Equatorial é um tipo de formação florestal localizado nas regiões equatoriais, na Zona intertropical, a floresta equatorial é bastante úmida, densa e com grande diversidade de espécies animais e vegetais (apresenta a maior biodiversidade do mundo).
1.4 DESERTO; Deserto, em geografia, é uma região que recebe pouca precipitação pluviométrica. Aproximadamente 20% da superfície continental da Terra desértica As paisagens desérticas têm alguns elementos em comum. O solo do deserto é principalmente composto de areia, com frequente formação de dunas. As terras baixas podem ser planícies cobertas com sal. Os processos de erosão eólica (isto é, provocados pelo vento) são importantes fatores na formação de paisagens
1.5 VEGETAÇÃO DE ALTITUDE; Ocorre em elevadas altitudes, sobretudo nas cadeias montanhosas, como os Alpes, a cordilheira Escandinava e os montes Urais, com características semelhantes às de clima frio. Nessas áreas há a presença de gramíneas, musgos e liquens. O clima da vegetacão varia conforme a distribuição das montanhas(altitude).
2 CLIMA
2.1 nas regiões de clima equatorial não existe uma estação seca definida e a temperatura do ar é elevada durante o ano inteiro,
2.2 TROPICAL; Estes climas são típicos de regiões próximas do equador, não tendo estações do ano. As regiões que apresentam este clima tem em geral fraca variabilidade da precipitação ao longo do ano, (BIPOLAR)
2.3 SUBTROPICAL; Nas áreas de clima subtropical o verão costuma ser curto, porém com temperaturas elevadas. Já o inverno é bastante rigoroso com baixas temperaturas.
2.4 DESERTICO; O Clima desértico caracteriza-se por pequena quantidade de chuvas e grande amplitude térmica. Ocorre tanto em áreas tropicais como em áreas temperadas: norte da África (Saara), Oriente Médio (Neguev), oeste dos Estados Unidos e norte do México (Sonora), litoral do Chile e do Peru (Atacama), Austrália (Gibson), sudoeste da África (Kalahari) e noroeste da Índia (Tar).
3 HIDROGRAFIA; A maior parte da hidrografia se localiza em partes montanhosas, desaguando em 2 vertentes; atlântico e pacífico
4 RELEVO
4.1 OESTE; Cadeias montanhosas, planície e planaltos com altitudes elevadas,
4.2 LESTE; Formação geológica antiga com altitudes inferiores
4.3 CENTRAL; Planícies com terreno sedimentar, (desertos)
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
Feudalismo
Malu Miralha
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Geografia do Brasil
kelly.etehil
Simulado Geografia
Marina Faria
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop