Principais contribuições para a Biblioteconomia

Bárbara  Costa
Mind Map by Bárbara Costa, updated more than 1 year ago
Bárbara  Costa
Created by Bárbara Costa almost 4 years ago
37
1

Description

Concurso Público Mapas Mentais (Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação.) Mapa Mental sobre Principais contribuições para a Biblioteconomia, criado por barbaratcn em 18-04-2016.

Resource summary

Principais contribuições para a Biblioteconomia
1 KONRAD GESSNER: Elaborou no séc XVI um catálogo e classificou os livros por assunto, considerado a primeira tentativa de um esquema de classificação.
2 FRANCIS BACON: Em 1605 classificou as ciências em três grupos: poesia ou ciência da imaginação, história ou ciência da memória e filosofia ou ciência da razão. Esse sistema foi usado por Brunet em 1810, modificado por Harris em 1870 e adotado por Dewey em 1876.
3 GABRIEL NAUDÉ: em 1627 publicou o primeiro manual para bibliotecários "ADVIS POUR DRESSER UNE BIBLIOTHÉQUE" e em 1643 lançou um novo sistema de classificação com 12 classes.
4 JACQUES - CHARLES BRUNET: Em 1810 apresentou uma bibliografia internacional de livros raros. Para facilitar a consulta, elaborou um sistema de classes com as cinco partes do livro.
5 ANTHONY PANIZZI: Elaborou 91 regras de catalogação em 1839,influenciou a questão da padronização.
6 MELVIL DEWEY: Inventou a CDD inspirado em Bacon, onde subdividiu o conhecimento em 3 características: razão, memória e imaginação. Usou classes decimais de 000-999 dividindo os livros de não ficção em 10 categorias. Ajudou a criar a ALA e a primeira escola de biblioteconomia em 1887: Columbia University. Participou da criação da revista Library Journal e do Library Boreau com a perspectiva de normalizar os métodos biblioteconômicos.
7 RANGANATHAN: Criou o primeiro esquema de classificação facetada (matemática qualitativa, classificações analítico-sintéticas) do mundo, baseado em cinco categorias fundamentais (PMEST) - personalidade, matéria, energia, espaço e tempo. Estabeleceu as cinco leis da biblioteconomia.
7.1 1. Os livros são escritos para serem lidos (O livro é um meio, não um fim em si mesmo). 2. Todo leitor tem seu livro (Estudo de usuários). 3. Todo livro tem seu leitor (Disseminação) 4. Poupe o tempo do leitor (Serviço de referência) 5. Uma biblioteca é um organismo em crescimento (FORCOL, Estatística de uso)
7.2 Fez a Cólon Classification.
Show full summary Hide full summary

Similar

Forces and their effects
kate.siena
B3- Science. Cells, Genes and Enzymes.
MissChurro
A-level Psychology Key Terms & Definitions
Andrea Leyden
Lord of the Flies - CFE Higher English
Daniel Cormack
Physics P3 Fashcards
Holly Bamford
The Cold War: An Overview
Andrea Leyden
Regular Verbs Spanish
Oliver Hall
Spelling, punctuation and grammar in English
Sarah Holmes
Flashcards for CPXP exam
Lydia Elliott, Ed.D
1PR101 1.test - 10. část
Nikola Truong
1PR101 2.test - Část 11.
Nikola Truong