Documentação

Bárbara  Costa
Mind Map by Bárbara Costa, updated more than 1 year ago
Bárbara  Costa
Created by Bárbara Costa almost 4 years ago
26
1

Description

Concurso Público Mapas Mentais (Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação.) Mapa Mental sobre Documentação, criado por barbaratcn em 19-04-2016.

Resource summary

Documentação
1 A documentação nasce quando as bibliografias não davam mais conta dos novos documentos que surgiam - os DOCUMENTOS NÃO-CONVENCIONAIS, que eram as patentes de invenções,marcas de fábrica, etc.
1.1 Nesse sentido, especialistas começaram a pensar técnicas que abrangessem a diversidade intelectual dos periódicos.
1.2 Como surgiu em meio a mudanças com tecnologias emergentes, utilizou desses recursos, tais como telégrafos e outros.
1.3 Ficou alinhada a Biblioteconomia somente até o séc XIX. Depois os catálogos e as bibliografias universais foram desvinculando-as pois houve mudança de propósito entre as duas áreas.
2 Os pesquisadores e advogados belgas Henri La Fontaine e Paul Otlet fundaram em Bruxelas, no ano de 1895 (séc XIX) o Instituto Internacional de Bibliografia. Seu objetivo era reunir em fichas a produção mundial de impressos: REPERTÓRIO BIBLIOGRÁFICO UNIVERSAL (RBU).
2.1 Em 1931 o Instituto Internacional de Bibliografia passou a ser chamado de Instituto internacional de Documentação. Destacava-se nesse período a obra de Otlet: TRAITÉ DE DOCUMENTATION.
2.1.1 PARADIGMA: RECUPERAÇÃO.
2.1.2 Otlet começou a utilizar o termo Documentação, em 1903, quando escreveu o artigo intitulado "Les sciences bibliographiques et la documentation".
2.2 Na definição de Otlet, documentação é o processo que torna utilizável o documento. Diferente da CDD, a CDU não estava focada em organizar apenas livros.
3 Do ponto de vista prático a documentação engloba o trabalho realizado em duas frentes: bibliotecas especializadas e serviços de indexação e resumos.
3.1 Tudo que se registra sobre um conhecimento é um documento. Ou seja, a documentação é o que se faz para permitir o acesso aos registros intelectuais.
3.2 Segundo ROBREDO, 2005, a documentação visa: REUNIR documentos existentes sobre um ou vários assuntos. CLASSIFICAR ou SISTEMATIZAR o material reunido obedecendo a um controle bibliográfico e DIFUNDIR o material reunido e analisado em todas as formas possíveis.
3.3 DESTERRITORIALIZAÇÃO: evolução tecnológica traz a necessidade de novos tratamentos do documento que passa a ter sua materialidade desvinculada da forma física tradicional.
4 SUZANE BRIET: Escreveu o livro "Qu'est-ce que la Documentation?" (O que é a documentação), onde propõe: O documento é todo signo indicial (ou índice) concreto ou simbólico, preservado ou registrado para fins de representação, reconstituição ou de prova de um fenômeno físico ou intelectual.
4.1 O que marcou os estudos de Briet foi o tratamento do que pode ser a vir um documento (caso antílope, animal) que foi por ela considerado o documento inicial e os estudos sobre ele (impressos) são secundários.
5 LÓPES YEPES tinha perpectivas para estudar a documentação
5.1 PERSPECTIVA INFORMATIVA: introduz o conceito de informação.
5.2 PERSPECTIVA BIBLIOTECONÔMICA: documentação subordinada a biblioteconomia.
5.3 PERSPECTIVA DOCUMENTAL: biblioteconomia subordinada a documentação.
6 A Documentação norte-americana resulta da cisão com a Biblioteconomia na década de 30 e tem como centralidade a aplicação das tecnologias de microfilmagem no tratamento da informação.
Show full summary Hide full summary

Similar

DOCUMENTAÇÃO DE SEGURANÇA
Dr° Jailson Santos
Documentação
Camila Braga
Projecto BKS4U
Catarina Sousa Mendes
Instalação Zabbix 3.0
Fabrício Vasconc
Processo correto de documentação para construir em Maringá
Giovanna Freitas
Documentação
Paulo Dantas
Processo para abrir projeto de residência de até 100 m² em Maringá
Giovanna Freitas
DOCUMENTAÇÃO DE SEGURANÇA
RHAIFRAN ROBERTH QUEIROZ DE LEMOS
DOCUMENTAÇÃO DE SEGURANÇA
RHAIFRAN ROBERTH QUEIROZ DE LEMOS
DOCUMENTAÇÃO DE SEGURANÇA
Jader Corso