Bacalhau Norueguês.

maely_furlanetto
Mind Map by maely_furlanetto, updated more than 1 year ago
maely_furlanetto
Created by maely_furlanetto almost 4 years ago
11
0

Description

Mind Map on Bacalhau Norueguês., created by maely_furlanetto on 04/20/2016.

Resource summary

Bacalhau Norueguês.
1 1. História
1.1 Nome de origem Latim
1.2 Século IX fábrica na Islândia e Noruega de processamento do bacalhau
1.2.1 o mercador holandês Yapes Ypess que fundou a primeira indústria de transformação na Noruega e é considerado o pioneiro na industrialização do peixe.
1.2.1.1 A partir daí, a crescente demanda na Europa, América e África foi aumentando o número de barcos pesqueiros e de pequenas e médias indústrias pela costa norueguesa, transformando a Noruega no principal pólo mundial de pesca e exportação do bacalhau
1.3 Piratas são considerados pioneiros na descoberta do Cod Gadus Morhua
1.3.1 Cod Gardus Morhua: é o legítimo Bacalhau pescadono Atlântico norte e considerado o mais nobre tipo de bacalhau

Attachments:

1.4 Como não tinham sal, apenas secavam o peixe ao ar livre, até que perdesse quase a quinta parte de seu peso e endurecesse.
1.4.1 consumido aos pedaços nas longas viagens que faziam pelos oceanos.
1.5 Os bascos, povo que habitava as duas vertentes dos Pirineus Ocidentais, do lado da Espanha e da França, o comércio do bacalhau.
1.5.1 Os bascos conheciam o sal e existem registros de que já no ano 1000, realizavam o comércio do bacalhau curado, salgado e seco. Foi na costa da Espanha, portanto, que o bacalhau começou a ser salgado e depois seco nas rochas, ao ar livre, para que o peixe fosse melhor conservado.
1.6 O bacalhau foi uma revolução na alimentação, porque na época os alimentos estragavam pela precária conservação e tinham sua comercialização limitada . A carne do bacalhau ainda facilitava a sua conservação salgada e seca, devido ao baixíssimo teor de gordura e à alta concentração de proteínas.
1.6.1 O método de salgar e secar o alimento, facilitava sua conservação devido baixo teor de gordura;, mantinha todos os nutrientes e apurava o paladar.
1.7 Durante muitos anos o bacalhau foi um alimento barato, sempre presente nas mesas das casas populares.. Após a 2ª Guerra Mundial, com a escassez de alimentos em toda a Europa, o preço do bacalhau aumentou, restringindo o consumo popular. Ao longo dos anos foi mudando o perfil do consumidor do bacalhau, e o consumo popular do peixe se concentrou, principalmente, nas principais festas cristãs: a Páscoa e o Natal. Atualmente, o bacalhau está totalmente incorporado à cultura culinária brasileira.
1.8 Preparação de Bacalhau
1.8.1 Bacalhau da Noruega de Natal com Especiarias, Bacalhau da Noruega ao Zé do Pipo, Bolinho de Bacalhau da Noruega, Bacalhau da Noruega em Crosta,, Bacalhau à Gomes de Sá, Bacalhau à Brás
Show full summary Hide full summary

Similar

OCR Chemistry - Atoms, Bonds and Groups (Definitions)
GwynsM
The Cold War
dottydiva96
Bayonet Charge flashcards
katiehumphrey
Memory - AQA Psychology Unit 1 GCSE
joshua6729
Chemistry
Holly Bamford
A2 Organic Chemistry - Reactions
yannycollins
French Essay Writing Vocab
caitlindavies8
Biology Unit 4: Respiration and Photosynthesis
Charlotte Lloyd
Health and Social Care
Kelsey Phillips
Periodic table - full deck of element symbols
Derek Cumberbatch
Salesforce Admin Exam Chunk 2 (31-65)
Brianne Wright