8 dicas da neurociência para maximizar o poder do seu cérebro

Description

Como maximizar o poder do seu cérebro
claudiaqueiroz33
Mind Map by claudiaqueiroz33, updated more than 1 year ago
claudiaqueiroz33
Created by claudiaqueiroz33 almost 8 years ago
99
1

Resource summary

8 dicas da neurociência para maximizar o poder do seu cérebro
  1. 1. NÃO TENTE PLANEJAR NADA AO LONGO DO DIA

    Annotations:

    • Toda vez que planejamos algo, o nosso cérebro consome muitos recursos da nossa máquina. Temos uma espécie de pequeno palco no nosso cérebro onde só cabem um ou dois atores de cada vez. Por isso, as tarefas de planejamento devem vir no início do dia, para que ao longo do dia façamos tarefas mais “burras”, ou melhor, “automáticas”. Gastamos muita energia quando ficamos feito “barata tonta” sem saber o que fazer primeiro. A cabeça, cheia de problemas, volta e meia, trás mais um problema prioritário a mente e ficamos nessa de apagar incêndios o dia todo. Priorize e planeje primeiro o seu dia. Depois só execute.
    1. 2. SIMPLIFIQUE, PRIORIZE E DESENHE NO PAPEL

      Annotations:

      • A parte do cérebro que toma decisões, é muito pequena e logo se enche. Portanto, se temos muitas coisas a serem feitas ao longo do dia, a melhor coisa que possamos fazer para maximizar o desempenho do nosso cérebro, é escrevê-las no papel e depois tentar agrupá-las dentro de poucos itens. Depois disto feito, o melhor é desenharmos no papel algum símbolo que nos lembre daquela tarefa. Assim utilizamos menos recursos do cérebro, que não precisa guardar conjuntos de palavras e sim apenas imagens. 
      1. 3. FAÇA APENAS UMA TAREFA POR VEZ

        Annotations:

        • Entendo que o mundo é multi-tarefa e que tem muita gente que diz que consegue trabalhar fazendo mil coisas ao mesmo tempo. A verdade é que elas não conseguem. Elas estão, em bom português, “esmerilhando” o cérebro delas. Se tentarmos fazer tarefas que envolvem alguma decisão nossa, ao mesmo tempo em que tentamos executar uma atividade motora, uma atrapalha a outra. Essas duas partes do cérebro estão ligadas. Por isso não é recomendado que se fale ao celular enquanto dirigimos. Tanto as nossas decisões tomadas na conversa ao celular serão influenciadas, assim como a nossa destreza para dirigir. Quando escrevo artigos, por exemplo, fecho tudo o que pode me interromper: a porta do escritório, o skype, o celular, o e-mail, etc
        1. 4. MANIPULE A HISTÓRIA DA VIDA QUE VIVE

          Annotations:

          • Nós podemos conscientemente manipular nossos níveis de norepinefrina e dopamina, de muitas formas para maximizar nossa capacidade de alerta e interesse. Essas duas substâncias, produzidas pelo cérebro, são responsáveis por influenciar o nosso humor, nosso nível de ansiedade, poder de sono, alimentação, níveis de prazer e motivação. Ambas são ativadas pelas histórias que produzimos no nosso cérebro. Pintar os acontecimentos que vivenciamos de “rosa” é uma coisa muito boa, não porque elimina o nosso estresse, mas aumenta a sensação de prazer. Deu uma topada e arrebentou o tênis. Manipule o acontecimento dizendo para si: “Finalmente esse tênis arrebentou para eu comprar outro”.
          1. 5. RELAXE A SUA MENTE E TENHA MAIS INSIGHTS

            Annotations:

            • Tem determinados momentos da nossa vida que vivemos um impasse. Não chegamos à solução nenhuma e ficamos brigando com a nossa cabeça para enxergarmos uma saída do nosso problema. Melhor coisa para se fazer é deixar pra lá. Isso mesmo. Relaxe. Vá fazer outra coisa. Até mesmo uma simples caminhada até a padaria da esquina, já pode nos livrar do nosso impasse. Uma mente relaxada e com um mínimo de atividade elétrica, é o jeito mais fácil para se ter cada vez mais ideias. Talvez por isso Einstein disse uma vez: “Paro de pensar e a verdade me é revelada”.
            1. 6. MATENHA-SE OTIMISTA

              Annotations:

              • Se deixarmos, o nosso cérebro não pára. Ele é apaixonado por histórias e as ficará remoendo sempre se permitirmos. Você já se pensou no que poderia ter acontecido em algo que já aconteceu? Ou no que pode acontecer em um acontecimento que ainda não ocorreu? Nosso cérebro adora vivenciar múltiplas opções para os acontecimentos. Quando imaginamos todas as opções que podem nos acontecer, estamos vivenciando-as e com isso perdendo muita energia. Manter-se otimista, é a melhor solução para manter o nosso nível de performance lá em cima. As pessoas que cultivam o pensamento de que “sempre vai acontecer o melhor para elas” vivem mais e tem melhor desempenho no trabalho
              1. 7. CULTIVE SEGURANÇA

                Annotations:

                • Tem gente que não sabe o que quer, para onde vai ou o que está fazendo. Elas deixam tudo a Deus dará e vivem uma vida angustiante. O nosso cérebro quer ter certeza das coisas. Ele precisa saber o que fazer amanhã, e depois, e depois. Do contrário, ele mesmo vai ficar maquinando e gastando a energia de todo o nosso corpo para descobrir o que fazer. Precisamos assumir o controle e dirigir este veículo. Do contrário, vamos ficar com quem anda de bicicleta em rua de terra e pedra sem as duas mãos. Não vamos ficar muito tempo equilibrados né?
                1. 8. NÃO SUPERESTIME SUAS EXPECTATIVAS

                  Annotations:

                  • Se você nunca estabeleceu metas ou nunca as cumpriu, não faça agora como a maioria das pessoas faz e coloque suas metas lá em cima. Comece por baixo. Se você quer comprar um carro no final do ano, porque não trazer um pouco essa meta para próximo do dia de hoje e reduzir um pouco suas expectativas? Fale que pretende juntar mil reais apenas em dois meses. Quando isso for fácil para você, aumente um pouquinho a meta e assim por diante. Quando cultivamos expectativas, nos frustramos e carregamos essa frustração por um longo período na nossa vida, remoendo sempre a mesma história de que não conseguimos cumprir o que determinamos. Manipule isso criando metas menores e expectativas menores em relação a vida. CONCLUSÃO Exercitar o cérebro é como exercitar o corpo. Precisamos de vontade e ao mesmo tempo disciplina diária para continuar. Porém, se vemos os resultados positivos daquilo que estamos fazendo ao nosso redor, percebemos aí uma oportunidade de continuarmos nos exercitando para o nosso próprio bem estar. Torne-se o diretor do seu cérebro. Comande-o. Faça-o fazer aquilo que você quer e perceba, através da auto-observação, como você pode tornar-se melhor que você mesmo dia após dia.
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  O que são Objetos de Aprendizagem?
                  Yara Maria Guisso de Andrade Facchini
                  Nazi Germany Dates
                  Georgina.Smith
                  Biology 1 Keeping Healthy Core GCSE
                  Chloe Roberts
                  SAT Sample Essay - Failure/ Success
                  nedtuohy
                  A-level English Language Power & Gender Theories
                  Libby Shaw
                  Matters of Life and Death - Edexcel GCSE Religious Studies Unit 3
                  nicolalennon12
                  Edexcel Additional Science Biology Topic 1- Genes and Enzymes
                  hchen8nrd
                  Derecho Aéreo
                  Adriana Forero
                  Spelling, punctuation and grammar in English
                  Sarah Holmes
                  Specific topic 7.5 Timber (Stock forms)
                  T Andrews
                  Mapa Mental para Resumir y Conectar Ideas
                  Ricardo Padilla Alcantara