Feridas e Curativos

Agda Lia Flôres
Mind Map by Agda Lia Flôres, updated more than 1 year ago
Agda Lia Flôres
Created by Agda Lia Flôres almost 4 years ago
18
1

Description

Mind Map on Feridas e Curativos, created by Agda Lia Flôres on 04/27/2016.

Resource summary

Feridas e Curativos
1 Classificações: Causas: Cirurgica; Traumática; Ulcerativa; Conteúdo Microbiano; Tipo de cicatrização; Grau de abertura; Tempo de duração.
1.1 Curativo seco x Curativo umido
2 Definição: Ferida é definida como rupturas causadas na pele, em maior ou menor extensão em qualquer parte da pele, mucosa ou órgão .
3 Etapas do planejamento do cuidado: A avaliação da ferida é a primeira etapa, sendo essencial. É a coleta de dados que caracteriza não apenas o estado da ferida, mas da pele ao seu redor e visa determinar a fase de reparação tecidual, para que se faça o plano de cuidados e o tipo de intervenção.
3.1 Avaliação continuada!
3.2 PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA AVALIAÇÃO DE FERIDAS
3.2.1 Localização anatômica; Tamanho: cm2 / diâmetro; Profundidade: cm; Tipo / quantidade de tecido: granulação, epitelização, desvitalizado/fibrina e necrose (leito); Bordas; Pele peri-ulceral; Exsudato, Dor, Presença de odor fétido.
3.2.1.1 Debridamento: Autolítico; Instrumental; Mecânico e Químico
4 Cicatrização: conjunto de processos complexos, interdependentes, cuja finalidade é restaurar os tecidos lesados.
4.1 Fases: Inflamatória; Proliferativa e de Maturação
4.2 Fatores que Afetam a Cicatrização:
4.2.1 Idade; Nutrição Inadequada; Obesidade; Diabetes; Infecção no leito da ferida; Fármacos; Técnica ou substâncias impropias; Infecção etc.
5 Definição: É um meio terapêutico que consiste na limpeza e aplicação de uma cobertura estéril em uma ferida, quando necessário, com a finalidade de promover a rápida cicatrização e prevenir a contaminação ou infecção.
5.1 Tipos de curativos: Semi-oclusivo; Oclusivo; Compressivo; Aberto;
5.2 Produtos:
5.2.1 Soro Fisiológico 0,9%: Acção: Limpeza Mantém a umidade da ferida, favorece a formação de tecido de granulação, amolece os tecidos desvitalizados, abosrve exsudato, estimula o desbridamento autolítico. Indicado para todo tipo de ferida, observe que em feridas abertas, deve ser aplicado em jatos, com o auxílio de seringa de 20Mle agulha 40x12 , mantendo a distância de cerca de 10Cm para evitar traumas.
5.2.1.1 Protosan: Indicado para limpeza, descontaminação e umidificação do leito da feridas agudas ou crônicas. Pode ser usado em feridas colonizadas, criticamente colonizadas e infectadas Bem como em queimaduras de grau I e II. Remove revestimentos, biofilmes, prepara o leito da ferida para receber curativo. Contra-indicado para queimaduras
5.2.1.1.1 Papaína: Indicada como desbridante quimico e facilitador do processo cicatricial, além de ação bacteriostática e antiinflamatória. Pode ser usada em diversos tipos de tecidos, porém com concentrações diferentes, para tecido granulado e pouco exsudato 2%, para tecido com exsudato purulento 4 ou 6 % e tecidos necrosados 8 ou 10% ap[os escarotomia.
5.2.2 PVPI Destrói ou inibem o crescimento de microorganismos. Entretanto, por se tratar de substância citotóxica, acarreta prejuízo ao processo de cicatrização. Utilizar em feridas agudas em primeiro momento. Contra-indicado em recém natos, prematuros. Feridas abertas, em associação a outro produto, exceto Soro fisiológico a 0.9%. Observe que deve-se aplicar na ferida após limpeza local com jatos de soro fisiológico a 0.9%,.
5.2.3 AGE: Tem ação bactericida, estimula a cicatrização pela formação de novos tecidos. Indicado para prevenção e tratamento de úlceras de pressão, dermatites, feridas abertas infectadas ou não infectadas.
5.2.4 Hidrogel é um desbridante autolítico. Indicado para tecidos necroticos e desvitalizados, em queimaduras, tecido de granulação e com pouco exsudato. cobertura secundária datar e só abrir após 72h.
5.2.5 Hidrocolóides: Absorve o exudato e mantém a ferida úmida, protegida de traumas e contaminação bacteriana, preenche a cavidade. Indicado para feridas com pouco exsudato. Em casos de infecção, exposição óssea, tendões e músculos, grande quantidade de exsudato (pois não consegue absorver grande volume)
5.2.6 Hidropolímeros de 2ª geração: Absorve o exsudato, mantem a ferida limpa, úmida e protegida, preenche cavidades, tem ação desbridante. Permite a visualização do exsudato externamente. Observe que colocar em proporções menores que a lesão, pois ele se expande. A troca da placa deve ser de acordo com a saturação (80% da placa) podendo permanecer até 07 dias. Pode ser utilizado em associação com outros produtos.
5.2.7 Carvão Ativado: Absorve o exsudato e neutraliza o odor, além da ação bactericida. É contra-indicado em feridas pouco exudativas, exposição óssea e de tendões. É uma cobertura primária que pode ficar em contato com a ferida por até 07 dias, conforme a absorção do exsudato.
5.2.8 Sulfadiazina de Prata , Bactericida , uso indicado em queimaduras.
5.2.9 Colagenase: Ação desbridante autolítica. Aplicação em feridas com tecido necrótico e desvitalizad. Contra-indicado na ausência de tecido desvitalizado ou necrosado
5.2.9.1 Alginato de Cálcio: As fibras do curativo ao entrar em contato com o exsudato, transforma-se em gel, mantendo a ferida limpa e umidade natural, além de preencher cavidades, controla sangramentos. Indicada para feridas infectadas, exsudativas, hemorrágicas. E contra-indicada em feridas pouco exsudativas (resseca a lesão)
5.3 Categorias: Curativos primários e secundários.
5.4 Classificação do Curativo de acordo com o Tamanho da Ferida: Pequeno; Médio; Grande e Extra-Grande.
6 Técnica asséptica ou estéril; Técnica limpa
Show full summary Hide full summary

Similar

Criminal Law
jesusreyes88
Databases
Dean Whittle
STEM AND LEAF DIAGRAMS
Elliot O'Leary
Biological molecules
sadiaali363
An Inspector Calls: Eric Birling
Rattan Bhorjee
GCSE Maths: Overview Note
Andrea Leyden
GoConqr Quick Guide to Getting Started
Andrea Leyden
Roles of Education
Isobel Wagner
NSI Test First day
brahim matrix
Acids and Bases
Sarah Egan
Mapa Mental Planificación estratégica
Verny Fernandez