Teoria da Complexidade

Description

Mind Map on Teoria da Complexidade, created by isabella.deolind on 29/05/2016.
isabella.deolind
Mind Map by isabella.deolind, updated more than 1 year ago
isabella.deolind
Created by isabella.deolind almost 8 years ago
16
0

Resource summary

Teoria da Complexidade
  1. A teoria da complexidade entende que o grande problema da educação é a divisão entre áreas do conhecimento isoladas entre si. Ela visa a extinção desta “classificação das matérias”, passando-se assim a aproveitar o “espaço” entre elas.
    1. Os grandes precursores desta forma de organização de ideias foram o antropólogo, sociólogo e filósofo francês Edgar Morin
      1. Que aponta o paradigma cartesiano como o grande estigma do Ocidente
        1. A principal contribuição de Morin foi o alerta para a limitação causada pelo paradigma cartesiano, que propõe uma visão simplista e dualista do mundo, separando a realidade em “isto ou aquilo”, e criando mais e mais especializações ao longo do tempo. Morin acredita que a excessiva especialização conduz à perda de informações que poderiam ser descobertas se fossem estudadas com outros olhos.
        2. o físico teórico romeno Basarab Nicolescu, teorizador da transdisciplinaridade, e o matemático brasileiro ganhador da medalha Felix Klein, Ubiratan D’Ambrósio, pioneiro na área da etnomatemática.
          1. Os três são membros fundadores do CIRET (Centro internacional de pesquisas e estudos transdisciplinares), atualmente presidido por Nicolescu.
            1. Basarab Nicolescu, em sua obra O Manifesto da Transdisciplinaridade (1999), dispõe uma discussão a respeito da transdisciplinaridade. Para o autor, o modo fragmentado do ensino é prejudicial a aprendizagem.
              1. Nicolescu também apresenta a diferença entre os laços disciplinares. A pluridisciplinaridade tem por objetivo aplicar um conhecimento específico para várias disciplinas. Já interdisciplinaridade, propõe o compartilhamento metódico entre disciplinas. A transdisciplinaridade, por fim, apresenta o único meio pelo qual é possível interligar todas as unidades do conhecimento.
            2. Um dos pilares da aplicação da teoria da complexidade é a reaproximação das áreas exatas às humanas, aproveitando deste modo os métodos de uma na pesquisa da outra. Além desta aproximação entre matérias, o movimento propõe também das artes, literatura, poesia e experiências interiores às matérias formais.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Antecedentes Históricos à Teoria da Complexidade
            professora.reicla
            Spanish Vocabulary- Intermediate
            PatrickNoonan
            Lord of the Flies
            lmg719
            Nouns & Definite Articles Notes
            Selam H
            Chemistry Quiz General -3
            lauren_johncock
            Essay Writing: My Essay Plan
            Andrea Leyden
            Flashcards de Inglês - Vocabulário Intermédio
            miminoma
            Cold War Causes Revision
            Tom Mitchell
            Input and Output Devices
            Jess Peason
            Music symbols
            Sarah Egan
            GRE Verbal Reasoning Vocabulary Flashcards 1
            Sarah Egan