Noções de Microeconomia

Description

Economia e Finanças Públicas Mind Map on Noções de Microeconomia, created by Alynne Saraiva on 19/02/2014.
Alynne Saraiva
Mind Map by Alynne Saraiva, updated more than 1 year ago
Alynne Saraiva
Created by Alynne Saraiva about 10 years ago
73
1

Resource summary

Noções de Microeconomia
  1. Estuda o comportamento de consumidores e produtores e o mercado no qual interagem. Preocupa-se com a determinação dos preços e as quantidades em mercados específicos. Trata-se de uma análise parcial e estática do mercado.
    1. Conceitos fundamentais
      1. Papel dos preços relativos: Na análise microeconômica, são mais relevantes os preços relativos, isto é, os preços de um bem em relação aos demais, do que os preços absolutos (isolados) das mercadorias.
        1. Racionalidade dos agentes económicos: Pelo lado da demanda, o foco de estudo é o comportamento do agente família enquanto consumidor de bens e serviços, que irá maximizar a satisfação das suas necessidades, mediante uma restrição orçamentária (renda disponível). Pelo lado da oferta, o foco de estudo é o comportamento do agente empresa enquanto ofertante de bens e serviços. Assim, o produtor será orientado por um comportamento racional e buscará maximizar seu objectivo de obter lucro.
          1. Formas de organização da atividade econômica
            1. Centralizada: pressupõe uma intervenção total do Estado na economia. O Estado é planejador e produtor, o único a tomar as decisões. Ex.: Cuba
              1. Descentralizada: também chamada de economia de mercado, reúne três elementos principais: livre iniciativa, presença do Estado e elementos de uma economia capitalista.
                1. Livre iniciativa: Nenhum agente econômico se preocupa em desempenhar o papel de gerenciar o bom funcionamento do sistema de preços
            2. Estruturas de mercado
              1. Concorrência perfeita: o número de agentes compradores e vendedores é de tal ordem que nenhum deles, individualmente, possui condições para influir decisivamente no mercado.Os produtos são homogêneos podendo ser fabricados por qualquer dos produtores. Produtores e consumidores têm mobilidade e não há acordo de preço entre os que participam do mercado. o preço é definido de maneira impessoal, ninguém individualmente o estabelece
                1. Monopólio - Quando há no mercado apenas um vendedor, que domina inteiramente o mercado. - o produto da empresa monopolista não tem substituto próximo. Não há alternativas para os consumidores. - a entrada de concorrentes no mercado é praticamente impossível. - tem poder total sobre a formação do preços. - os monopólios não têm transparências. Suas operações e transações são uma espécie de caixa preta.
                  1. Oligopólios É a forma moderna da grande empresa.- É formado por um pequeno grupo de grandes empresas que dominam um ou vários ramos de produção e dividem entre si o mercado. - Há grandes obstáculos para a entrada de concorrentes - Quando há acordo de preços entre os oligopólios, a concorrência é residual.
                  2. Teoria Elementar da Demanda
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    Spanish Vocabulary- Beginner
                    ThomasK
                    MR BRYANT AMERICAN NATION FINAL FLASHCARDS
                    grantwilliammaxe
                    IELTS Speaking vocabulary
                    Rafael Pôssas
                    Ma Famille
                    caitlindavies8
                    Physics equations GCSE
                    Mia Jones
                    Polymers, alkanes and alkenes
                    amira-2000
                    HRCI Glossary of Terms O-Z
                    Sandra Reed
                    Psychology Key Words Research Methods
                    Alfie Moorhead
                    Maths: Formulas for Areas & Perimeters of Shapes
                    Annan S
                    2PR101 1.test - 6. část
                    Nikola Truong
                    1PR101 2.test - Část 10.
                    Nikola Truong