Noções de Microeconomia

Alynne Saraiva
Mind Map by Alynne Saraiva, updated more than 1 year ago
Alynne Saraiva
Created by Alynne Saraiva about 6 years ago
67
1

Description

Economia e Finanças Públicas Mind Map on Noções de Microeconomia, created by Alynne Saraiva on 02/19/2014.
Tags

Resource summary

Noções de Microeconomia
1 Estuda o comportamento de consumidores e produtores e o mercado no qual interagem. Preocupa-se com a determinação dos preços e as quantidades em mercados específicos. Trata-se de uma análise parcial e estática do mercado.
2 Conceitos fundamentais
2.1 Papel dos preços relativos: Na análise microeconômica, são mais relevantes os preços relativos, isto é, os preços de um bem em relação aos demais, do que os preços absolutos (isolados) das mercadorias.
2.2 Racionalidade dos agentes económicos: Pelo lado da demanda, o foco de estudo é o comportamento do agente família enquanto consumidor de bens e serviços, que irá maximizar a satisfação das suas necessidades, mediante uma restrição orçamentária (renda disponível). Pelo lado da oferta, o foco de estudo é o comportamento do agente empresa enquanto ofertante de bens e serviços. Assim, o produtor será orientado por um comportamento racional e buscará maximizar seu objectivo de obter lucro.
2.3 Formas de organização da atividade econômica
2.3.1 Centralizada: pressupõe uma intervenção total do Estado na economia. O Estado é planejador e produtor, o único a tomar as decisões. Ex.: Cuba
2.3.2 Descentralizada: também chamada de economia de mercado, reúne três elementos principais: livre iniciativa, presença do Estado e elementos de uma economia capitalista.
2.3.2.1 Livre iniciativa: Nenhum agente econômico se preocupa em desempenhar o papel de gerenciar o bom funcionamento do sistema de preços
3 Estruturas de mercado
3.1 Concorrência perfeita: o número de agentes compradores e vendedores é de tal ordem que nenhum deles, individualmente, possui condições para influir decisivamente no mercado.Os produtos são homogêneos podendo ser fabricados por qualquer dos produtores. Produtores e consumidores têm mobilidade e não há acordo de preço entre os que participam do mercado. o preço é definido de maneira impessoal, ninguém individualmente o estabelece
3.2 Monopólio - Quando há no mercado apenas um vendedor, que domina inteiramente o mercado. - o produto da empresa monopolista não tem substituto próximo. Não há alternativas para os consumidores. - a entrada de concorrentes no mercado é praticamente impossível. - tem poder total sobre a formação do preços. - os monopólios não têm transparências. Suas operações e transações são uma espécie de caixa preta.
3.3 Oligopólios É a forma moderna da grande empresa.- É formado por um pequeno grupo de grandes empresas que dominam um ou vários ramos de produção e dividem entre si o mercado. - Há grandes obstáculos para a entrada de concorrentes - Quando há acordo de preços entre os oligopólios, a concorrência é residual.
4 Teoria Elementar da Demanda
Show full summary Hide full summary

Similar

A Christmas Carol - Characters
chloeprincess10
Constitutional Law
jesusreyes88
A level Computing Quiz
Zacchaeus Snape
CPA Exam Topics and breakdown
joemontin
Hitler's Chancellorship
c7jeremy
Physics P2
Phoebe Drew
PSYA1 - attachment, AQA psychology
Tess W
The Rise of the Nazis
shann.w
Teaching Using GoConqr's Tools
Micheal Heffernan
1PR101 1.test - Doplňující otázky
Nikola Truong
Estrategias para representar datos etnográficos
KELLY JOHANA HENAO ZULUAGA