As novas doutrinas sociais do século XIX

Antonio Augusto
Mind Map by Antonio Augusto, updated more than 1 year ago More Less
Antonio Augusto
Created by Antonio Augusto over 3 years ago
25
1
0

Description

As novas doutrinas sociais do século XIX

Resource summary

As novas doutrinas sociais do século XIX
1 Ludismo
1.1 Ludismo ou Movimento Ludita é o nome dado a um movimento ocorrido na Inglaterra entre os anos de 1811 e 1812, que reuniu alguns trabalhadores das indústrias contrários aos avanços tecnológicos em curso, proporcionadas pelo advento da primeira revolução industrial. Os ludistas protestavam contra a substituição da mão-de-obra humana por máquinas. O ludismo pode ser considerado o primeiro movimento operário de reivindicação de melhorias nas relações e condições de trabalho. Tanto o Ludismo e como o Cartismo foram movimentos que colocaram em destaque a questão do trabalho e as suas condições.
2 Socialismo utópico
2.1 Socialismo Utópico é a primeira corrente do moderno pensamento filosófico socialista, surgida no primeiro quartel do século XIX e que desenvolvia conceitos e ideias definidas como utópicas para os pensadores socialistas que surgiriam posteriormente. Estes primeiros pensadores do moderno socialismo não reconheciam autoridade externa, além de subordinar a religião, a ciência, sociedade e instituições políticas a uma drástica e permanente crítica. Tudo o que era produzido pela humanidade deve justificar sua existência, ou seja, demonstrar sua utilidade ou então ser combatida até que deixasse de existir. A razão era a medida de todas as coisas. À toda forma de tradição, sociedade, governo, costume ou similar existente, toda velha noção tradicional deveria ser considerada irracional e combatida.
3 Anarquismo
3.1 O anarquismo foi um movimento contemporâneo às teorias socialistas desenvolvidas por Karl Marx e Friedrich Engels. Um dos primeiros a lançar as primeiras idéias anarquistas foi William Godwin (1756 – 1836), que propôs uma radical transformação nas bases organizacionais da sociedade. Ele acreditava na criação de uma organização comunitária fundada na abolição da propriedade privada e o repúdio a qualquer tipo de lei ou governo. A razão seria o guia maior dessa nova sociedade e a total liberdade ética e política deveriam ser garantidas.
4 A Comunidade de Paris
4.1 A Comuna de Paris foi um movimento popular que levou ao poder a classe trabalhadora francesa na prefeitura de Paris. Foi a primeira república proletária de que se tem notícia. Surgiu em oposição ao acordo de paz feito no fim da guerra Franco-Prussiana, que previa vantagens ao governo da Prússia em detrimento dos direitos dos cidadãos franceses. Sua orientação política era socialista, baseada na Primeira Internacional dos Trabalhadores.
5 Socialismo científico
5.1 O socialismo científico, também conhecido por socialismo marxista ou simplesmente marxismo é o nome usado por Friedrich Engels para descrever a teoria sócio-político-econômica elaborada por Karl Marx (1818-1883) no século XIX. Em meio aos movimentos de esquerda da nascente ideologia socialista, a corrente utópica e a marxista disputavam a preferência dos militantes à época.
6 Cartismo
6.1 Recebe o nome de cartismo o primeiro movimento de massa das classes operárias da Inglaterra, ocorrido entre as décadas de 30 e 40 do século XIX, e que basicamente exigia melhores condições para os trabalhadores na indústria. Durante vários anos os cartistas realizaram comícios e manifestações por todo o país, nos quais participaram milhões de operários e artesãos. O nome do movimento tem sua origem na carta escrita pelo radical William Lovett, em maio de 1838, a chamada Carta do Povo, na qual estavam registradas todas as reivindicações que os participantes do movimento desejavam ver implementadas.
Show full summary Hide full summary

Similar

Elements, Compounds and Mixtures
silviaod119
10 Study Techniques
PatrickNoonan
Plano de Revisão Geral
miminoma
GCSE Computing - 4 - Representation of data in computer systems
lilymate
Physics P2
Phoebe Drew
The Anatomy of the Heart
Shannan Muskopf
Key policies and organisations Cold War
Elisa de Toro Arias
Basic English tenses
Mariola Hejduk
Memory-boosting tips for students
Micheal Heffernan
chemsitry as level topic 5 moles and equations
Talya Hambling
Themes in Othello
Rebecca Hunter