QUESTÕES ÁRABES-ISRAELENSES NA PALESTINA

Description

Mind Map on QUESTÕES ÁRABES-ISRAELENSES NA PALESTINA, created by Junior Brito on 06/06/2016.
Junior  Brito
Mind Map by Junior Brito, updated more than 1 year ago
Junior  Brito
Created by Junior Brito almost 8 years ago
94
0

Resource summary

QUESTÕES ÁRABES-ISRAELENSES NA PALESTINA
  1. O conflito Árabe-Israelense é um longo conflito na região do Oriente Médio, que ocorre desde o final do século XIX, com a reivindicação de direitos sobre a área da Palestina por parte de judeus e árabes. Este conflito resultou no início de, ao menos, cinco grandes guerras, um número significativo de conflitos armados e duas Intifadas (levantamentos populares).
    1. O conflito Árabe-Israelense tem diferentes motivos, sendo que o principal deles é a reivindicação de direitos sobre o território da Palestina por parte de israelenses e palestinos que, segundo cada um destes povos, possuem direito milenar sobre a região. Outros motivos referem-se à cultura e à imposição de valores ocidentais às tradições orientais, a questão econômica, que diz respeito ao desejo das potências capitalistas de estabelecerem um ponto estratégico na rica região petrolífera (a mais rica região petrolífera do planeta) e o fator político.
      1. Guerra do Canal de Suez
        1. A nacionalização do Canal de Suez pelo ditador Gamal Adbel Nasse desagradou especialmente a França e a Inglaterra, mas também colocou em estado de atenção as potências mundiais que estavam vivendo o período de Guerra Fria. Nasser ainda proibiu que embarcações israelenses utilizassem o canal. Teve início assim mais um conflito envolvendo israelenses e povos árabes. De um lado estavam Inglaterra, França e Israel e, de outro, Egito. Este foi derrotado e o direito de navegação através do Canal de Suez foi estendido a todas as nações. O conflito foi encerrado, mas as tensões entre Israel e os países árabes aumentaram.
        2. Guerra dos Seis Dias
          1. A Guerra dos Seis Dias foi um conflito armado entre Israel, com o apoio dos EUA, e a frente árabe, formada por Jordânia, Egito, e Síria, apoiados pelo Kuwait, Iraque, Argélia , Arábia Saudita, e Sudão.
            1. O presidente egípcio Nasser exigiu a retirada dos representantes da ONU que estavam na região desde o ano de 1956 com o objetivo de evitar novos conflitos. Além disso ele ameaçou fechar o Estreito de Tiran para a a navegação de israelenses. Diante da ameaça de Nasser, Israel mobilizou suas forças armadas e promoveu ataques aos territórios de Egito, Síria e Jordânia. Em apenas seis dias Israel venceu e conquistou um vasto território: a Faixa de Gaza, a Cisjordânia, as Colinas de Golan e o setor Oriental de Jerusalém.
          2. Guerra do Yom Kippur
            1. O ataque foi em 6 de outubro de 1973, quando os judeus comemoravam o Yom Kippur, ou Dia do Perdão. A Guerra do Yom Kippur começou com uma ampla vantagem para os árabes. A Síria conseguiu recuperar as Colinas do Golã, ao passo que o Egito tomou de volta um trecho da península do Sinai. Os israelenses reverteram à situação com a ajuda dos Estados Unidos. Depois de duas semanas, o exército de Israel já havia retomado as colinas do Golã e do Sinai, com exceção de uma estreita faixa junto à margem oriental do canal de Suez.
              1. O fim da guerra do Yom Kippur trouxe importantes modificações no tabuleiro geopolítico do Oriente Médio. O Egito esfriou suas relações com a União Soviética e partiu para uma aproximação com os norte-americanos. A Síria, ao contrário, aprofundou os laços com Moscou. Desde 1971 o país era governado pelo jovem oficial Hafez al-Assad, um nacionalista de “linha dura” que misturava elementos do socialismo e da ortodoxia islâmica. Veja mais:
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Key Events, People and Terms of the French Revolution
            poppwalton
            CPA Exam Flashcards
            joemontin
            Direito ambiental
            Luiz Ricardo Oliveira
            AS AQA Geography- Rivers
            Hannah Goodenough
            OCR Gateway Biology Flash Cards
            Sam Newey
            Biological Psychology - Stress
            Gurdev Manchanda
            Key word flashcards
            I M Wilson
            GCSE Core Chemistry Yr 9
            bronwyn831
            GCSE REVISION TIMETABLE
            holbbox
            HEMORRAGIAS - OBST PATOLOGICA
            María José Alvarez Gazzano
            1PR101 2.test - Část 16.
            Nikola Truong