O Texto Dissertativo-argumentativo

Description

ENEM Redação (Curso) Mind Map on O Texto Dissertativo-argumentativo, created by Thalia Veiga on 07/06/2016.
Thalia Veiga
Mind Map by Thalia Veiga, updated more than 1 year ago
Thalia Veiga
Created by Thalia Veiga almost 8 years ago
88
3

Resource summary

O Texto Dissertativo-argumentativo

Annotations:

  • Para entender melhor como se estrutura esse texto, procure identificar: 1. Qual é o tema do texto? O tema tem pertinência e gera controvérsia? 2. Qual é o objetivo do texto? 3. Qual é a principal ideia defendida pelo autor do texto? 4. A quem se dirige esse texto? 5. Que estratégias e argumentos foram utilizados ao longo desse texto? 6. Que palavras e / ou expressões evidenciam a tese do autor? 7. Como as ideias expostas no texto foram concatenadas? 8. em “Um estranho mercado”, como a informação está a serviço da opinião?
  1. Deve apresentar, na perspectiva discursiva:
    1. uma proposição ou tese – principal opinião defendida no texto – sobre um assunto que seja de importância e cuja legitimidade possa estar sujeita a controvérsia
      1. uma problematização que evidencia a forma como o sujeito argumenta e orienta a perspectiva na qual insere sua proposição ou tese (perspectiva social, ética, econômica, científica, religiosa, moral, por exemplo)
        1. um sujeito que se engaja em relação a um questionamento e que desenvolve um raciocínio para tentar afirmar, estabelecer a verdade sobre sua proposição ou tese;
          1. um outro sujeito – o interlocutor – interessado no mesmo questionamento e verdade, ao qual se dirige o sujeito, com intenção de convencê-lo, mesmo sabendo que ele pode ou não ser persuadido.
            1. O texto dissertativo-argumentativo deve apresentar informação, pois é esta que sustenta a tese e fornece os argumentos e provas para defende-la. Pode-se afirmar, portanto, que não há opinião bem fundamentada se não houver informação.
            2. Um texto dissertativo-argumentativo, para ser bem estruturado, deve ter um objetivo e uma tese bem defi nidos, e ser desenvolvido com base em um raciocínio que possa ser facilmente reconstruído pelo leitor.
              1. O Objetivo
                1. A função básica dos textos de natureza dissertativo-argumentativa é a de explicar uma verdade, de forma racional, para convencer (argumentação demonstrativa) ou para persuadir (argumentação retórica) o interlocutor quanto à validade de um ponto de vista.
                  1. Esse objetivo será definido pelo verbo de comando explicitado no enunciado da proposta. Cada um desses comandos exige de quem produz o texto a escolha da estratégia mais adequada para atendê-lo.

                    Annotations:

                    •  Explicar, justificar, comparar, refutar, etc.
                    1. Por isso, é possível afirmar que a produção de um bom texto começa com a leitura atenta do enunciado da proposta. É essa leitura que irá garantir um texto adequado à situação sociocomunicativa apresentada. Desse modo, sempre que for produzir um texto, procure refletir sobre a função a que ele se destina. Quando for solicitado um gênero textual específico, procure se lembrar de outros textos que você leu e que pertencem ao mesmo gênero.
                2. A Tese
                  1. A tese de um texto evidencia, de modo sintético e genérico, a principal ideia a ser desenvolvida. Nesse sentido, ela pode conter uma opinião a respeito do assunto a ser discutido ou uma delimitação desse assunto, dependendo do objetivo do texto.
                    1. Em um texto dissertativo-argumentativo coeso e coerente, todas as informações apresentadas devem ter a função de comprovar a tese e devem, também, conduzir a uma conclusão que principalmente reafirme a ideia-núcleo.
                      1. Ao elaborar as teses de suas redações, procurar compor uma ou mais frases que contenham: uma breve articulação com o assunto abordado; uma opinião clara a respeito desse assunto OU uma delimitação do assunto; uma indicação do principal argumento que fundamenta a opinião OU da principal estratégia argumentativa a ser usada no desenvolvimento do texto.
                  2. O Tipo de Raciocínio
                    1. Aquele que apresenta a ideia principal no fim do texto segue o raciocínio indutivo; aquele que apresenta a ideia principal no início do texto segue o raciocínio dedutivo
                      1. Ao compor um texto dissertativo-argumentativo, procurar seguir os seguintes passos:
                    2. Recursos para expressar subjetividade
                      1. Utilização de Adjetivos
                        1. Apesar de serem de grande valia em um texto, os adjetivos devem ser usados com moderação, para não tornarem o texto emotivo demais. Você deve ter sempre em mente que a opinião não se sustenta por si só, mas sim com informações consistentes. Desse modo, você pode utilizar adjetivos, mas procure sempre justifi car esse uso, dando ao leitor informações concretas que lhe permitam refazer o raciocínio e perceber a pertinência da avaliação expressa pelo adjetivo empregado.
                        2. Utilização de Modalizadores
                          1. Modalizadores são palavras e expressões que introduzem comentários sobre o modo de formulação do enunciado – o que é dito – ou sobre a própria enunciação, marcando o grau de comprometimento do locutor com o seu dizer, o grau de certeza com relação ao que foi dito. entre essas palavras e expressões, podem-se citar os advérbios, os adjetivos, os modos e tempos verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo), os verbos auxiliares (dever, poder, ter que / de, etc.), alguns predicativos cristalizados (é preciso, é necessário, é certo, etc.).

                            Annotations:

                            • • Evidentemente, obviamente, é certo → indicam grau de certeza;• Talvez, provavelmente, possivelmente → indicam dúvida; • É indispensável, é preciso, opcionalmente → indicam imperatividade / facultatividade; • Curiosamente, inexplicavelmente, diligentemente → indicam avaliação; • Lamentavelmente, infelizmente → indicam atitude psicológica frente aos fatos;• Ainda é cedo, parece sensato → indicam atenuação, preservação das faces dos interlocutores;• Quanto a, em relação a, no que diz respeito a, relativamente a → indicam introdução de tópico;• Em suma, em síntese, em resumo → indicam conclusão;• Em primeiro lugar, inicialmente, acima de tudo → indicam prioridade; • Do ponto de vista econômico, geograficamente falando → indicam delimitação de domínio;• Falando francamente, honestamente → indicam a forma como o enunciador se apresenta perante o interlocutor; • A saber, isto é, por exemplo → indicam explicação; • Aliás, isto é, ou seja → indicam retificação.
                          2. Utilização das Formas Verbais
                            1. As formas verbais também são importantes modalizadores. Os modos e tempos verbais expressam, por exemplo, as noções de certeza, de dúvida, de possibilidade em relação ao que se diz e também demarcam interlocução.
                              1. Ao escrever um texto dissertativo-argumentativo, procure utilizar os tempos do mundo narrado apenas quando houver a inserção de um relato que guarde relação com o que você está explicando ou comentando. Os tempos do mundo comentado imprimem a tensão necessária à sua argumentação, evidenciando maior grau de segurança à abordagem escolhida. Os modos subjuntivo e imperativo e as formas nominais podem ser usados tanto para fazer referência ao mundo narrado quanto ao comentado e mantêm suas respectivas noções semânticas (incerteza, solicitação, continuidade, qualidade).
                        Show full summary Hide full summary

                        Similar

                        Aprenda a fazer uma boa Redação em 5 passos
                        Alessandra S.
                        Guia de Redação do ENEM
                        Alessandra S.
                        10 Dicas para a Redação do ENEM
                        Alessandra S.
                        Redação para Vestibular
                        GoConqr suporte .
                        Tipos textuais
                        brunolorenzatto
                        Redação para Vestibular
                        Alice Sousa
                        Citações para Redação - ENEM
                        Jayne Torres
                        Questões discursivas: 6 Dicas para construir boas respostas
                        Alice Sousa
                        Questões discursivas: 6 Dicas para construir boas respostas - Vestibular e Enem
                        Maria José
                        Redação Oficial
                        Lavs Agah
                        Tipos de Textos
                        Larissa Borela