A Psicologia ou as psicologias

Description

iniciante no ensino superior A historia da Psicologia (A Psicologia ou as psicologias) Mind Map on A Psicologia ou as psicologias, created by jvoliveira12 on 22/02/2014.
jvoliveira12
Mind Map by jvoliveira12, updated more than 1 year ago
jvoliveira12
Created by jvoliveira12 about 10 years ago
1359
43

Resource summary

A Psicologia ou as psicologias
  1. Ciência
    1. É uma atividade reflexiva, ela procura compreender, elucidar e alterar o cotidiano, a partir de seu estudo sistemático.
      1. A ciência compõe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (Objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Essa caracteristica da produção científica possibilita sua continuidade: um novo conhecimento e produzido sempre a partir de algo anteriormente desenvolvido, nesse sentido a ciência caracteriza-se como um processo.
        1. A ciência ainda tem uma caracteristica fundamental: ela aspira a objetividade.Suas concluções devem ser passiveis de verificações e isentas de emoção,assim tornando valida para todos.
          1. Aspectos que fazem da Ciência uma forma de conhecimento que supera em muito o conhecimento espontâneo do senso comum: Objeto específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processos cumulativos do conhecimento, objetividade.
    2. Senso Comum
      1. Psicologia do Senso comum
        1. É a Psicologia usada no cotidiano pelas pessoas em geral, por exemplo, um vendedor usa sua "psicologia" para persuadir uma pessoa a comprar um produto, ou seja, assim podemos dizer que as pessoas normalmente, têm um domínio, mesmo que pequeno e superficial, do conhecimento acumulado pela Psicologia científica, o que lhes permiteexplicar ou compreender seus problemas cotidianos de um ponto de vista psicológico.
        2. É um tipo de conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano, é um conhecimento intuitivo, espomtâneo, de tentativas e erros.
          1. Ex.:Nós mesmos, quando precisamos atravessar uma avenida movimentada, com o tráfego de veículos em alta velocidade, sabemos perfeitamente medir a distância e a velocidade do automóvel que vem em nossa direção, como se fosse uma noção, um pré-conhecimento, até hoje não conhecemos ninguem que usasse máquina de calcular ou uma fita métrica para essa tarefa.
            1. Esse tipo de conhecimento, percorre um caminho que vai do hábito á tradição, a qual, quando estabelecida, passa de geração para geração (cutural).
        3. Objeto de estudo da Psicologia
          1. A Pscologia e todas as ciências humanas, estuda o HOMEM.Daí que se vem a pergunta: "Qual é, então, o objeto específico de estudo da Psicologia?"
            1. Se dermos a palavra a um psicologo comportamentalista, ele dirá: "O objeto de estudo da Psicologia é o comportamento humano". Se a palavra for dada a um psicologo psicanalista, ele dirá: "O objeto de estudo da Psicologia é o inconsciente". Outros dirão que é a consciência humana, e outros, ainda, a personalidade.
              1. Por ter-se constituido como area do conhecimento cientifico só muito recentimente (final do séc.19),acabou mostrando dificuldades a se ter um objeto especifico a estudar,pois antes mesmo na filosofia já se tinha a preocupação de estudar o homem.
                1. Outro motivo que contribui para dificultar uma clara definição de objeto da Psicologia é o fato de o cientista - o pesquisador - confundir-se com o objeto a ser pesquisado.
          2. A subjetividade como objeto da Psicologia
            1. A psicologia colabora com o estudo da SUBJETIVIDADE: é essa a usa forma particular, especifica de contribuição para a compreensão da totalidade da vida humana
              1. Nossa matéria-prima, portanto, é o homem em todas as suas versões: as Visiveis = comportamento; as Invisiveis = sentimentos; Singulares = somos o que somos; Genéricos = somos porque todos são, (somos todos assim);
                1. A subjetividade é a sintese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural;
                  1. Esta sintese - a subjetivida - é um mundo de ideias, significados
                    1. Entretanto,a sintese que a subjetividade representa não é inataao individuo,ou seja,ela não nasce com o individuo,Ele a controi aos poucos apropriando do mundo social e cultural,criando e transformando o mundo (externo),o homem constroi e tranforma a si proprio.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            PSICOLOGIA DA GESTALT
            eleuterapara
            DOENÇA MENTAL E TRATAMENTO -Texto 16
            eleuterapara
            Behaviorismo - Skinner
            Suliane Makelry
            Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
            Silvio R. Urbano da Silva
            Quiz sobre Freud
            Yasmin Padovan
            TERAPIA FAMILIAR
            dacir martins
            POLÍTICAS PÚBLICAS
            Alan Nunes
            PSICOMETRIA
            Alan Nunes
            Psicologia da Educação
            rsgomes88
            TEORIA SEXUAL FREUD
            eleuterapara
            FATORES NEUROPSICOLÓGICOS (anexo neuropsicologia)
            Lorena S. Sousa