Realismo: Literatura em Portugal

Description

Mind Map on Realismo: Literatura em Portugal, created by Gleiciane Selau on 06/07/2016.
Gleiciane  Selau
Mind Map by Gleiciane Selau, updated more than 1 year ago
Gleiciane  Selau
Created by Gleiciane Selau almost 8 years ago
11
1

Resource summary

Realismo: Literatura em Portugal
  1. Inicio do Movimento Literário: 1865
    1. Principal Motivo do Surgimento do movimento: Questão Coimbrã

      Annotations:

      • A questão Coimbrã foi uma polêmica literária travada em jornais que teve início quando um grupo de intelectuais (composto por Oliveira Martins, Teófilo Braga, Antero de Quental, entre outros) defensores das novas ideias da época, recebeu uma crítica do árcade Castilho, um importante representante do tradicionalismo. Após a crítica, Antero de Quental respondeu em carta aberta com outra crítica, desta vez à censura da livre expressão e do apadrinhamento que Castilho fazia com seus seguidores. Entre 1865 e 1866, então, surgiram diversas publicações de grupos que promoviam ataques, uns defendendo as ideias tradicionais e românticas, outros as realistas e modernas. Era o progresso contra o conservadorismo.
      1. Neste período (Século XIX) na Europa estava acontecendo a segunda fase Revolução Industrial, o desenvolvimento do pensamento científico e das doutrinas filosóficas e sociais e o evolucionismo de Darwin.
      2. O Realismo é um movimento que denomina a reação aos ideais românticos que caracterizaram a segunda metade do século XIX.
        1. Caracteristicas do Realismo
          1. Objetivismo e o “não-eu”

            Annotations:

            • Há grande reflexo do contexto histórico nas características do Realismo. O objetivismo é uma das características mais marcantes, encontrado nas produções realistas como a negação ao subjetivismo romântico. O homem é mostrado como alguém interessado naquilo que está fora dele, diante dele, o que constitui o conceito do “não-eu”.
            1. Materialismo e preocupação com o presente

              Annotations:

              • Uma das características do Realismo é o materialismo: ele "faz" com que seja negada a metafísica e o sentimentalismo. Diferente do Romantismo, a volta ao passado e o nacionalismo não são mais importantes: o foco agora é a valorização do presente.
              1. A negação ao clero e à burguesia

                Annotations:

                • Analisando as obras literárias do Realismo é claramente identificada a negação ao clero e à burguesia, sendo que a negação da burguesia acontece a partir da chamada célula-mãe da sociedade: a família. Essa é a explicação para haver tantos triângulos amorosos nas obras realistas: a negação da família.
                1. Determinismo e cientificismo

                  Annotations:

                  • Os autores realistas são influenciados por Hypolite Taine e adeptos do determinismo, que diz que o homem é influenciado pelo momento, pelo meio e pela raça. Há também grande avanço da ciência, o que influencia a estética realista e traz como característica o cientificismo.
                  1. Oposto ao Romantismo
                  2. Manifestações Realistas
                    1. Prosa
                      1. Tem a mesma direção dos diferentes tipos de poesia, fazendo ataques à burguesia, ao clero, aos falsos valores, ao governo, sendo dotada de uma preocupação com a moral real.
                        1. Principal Autor: Eça de Queirós
                          1. Eça de Queirós: A fase realista é marcada pela trilogia "Cenas da Vida Portuguesa"(O Primo Basílio; Os Maias e O Crime do Padre Amaro).

                            Annotations:

                            • Nas obras, o autor monta um painel da sociedade portuguesa e retrata os múltiplos aspectos da vida cotidiana: a cidade provinciana, a influência do clero, a pequena e a média burguesia de Lisboa, os intelectuais e a aristocracia.
                        2. Poesia
                          1. As publicações em poesia realista portuguesa dividem-se em vários tipos: poesia do cotidiano; poesia realista propriamente dita e a poesia metafísica.

                            Annotations:

                            • Algumas com foco na realidade e na vida cotidiana de diversas camadas sociais (poesia do cotidiano); outras tem foco político, sendo uma poesia engajada, com crítica social e um caráter revolucionário (poesia realista propriamente dita); outras tem foco nos questionamentos sobre vida, morte e Deus (poesia metafísica).
                            1. Principais Autores: Antero de Quental e Cesário Verde
                              1. A produção poética de Antero de Quental é apresentada em três momentos: as primeiras poesias são anteriores à Questão Coimbrã e refletem o modelo romântico; os poemas "Odes Modernas" são denominados como um marco em sua obra. O livro mais revelador de Antero de Quental é "Os Sonetos" definidos pela crítica literária como tecnicamente perfeitos e lógicos.

                                Annotations:

                                • A produção poética de Antero de Quental é apresentada em três momentos, todos ligados à trajetória de vida do autor. As primeiras poesias são anteriores à Questão Coimbrã e ainda refletem o modelo romântico. Já os poemas "Odes Modernas" são denominados como um marco em sua obra e apontam uma fase de poesia revolucionária com forte influência do movimento em Coimbra. O livro mais revelador de Antero de Quental é "Os Sonetos", definidos pela crítica literária como tecnicamente perfeitos e lógicos.
                          Show full summary Hide full summary

                          Similar

                          Module C4: Chemical Patterns
                          remandsonic
                          Important Spanish Verbs
                          madiywarner
                          GCSE French Edexcel High Frequency Verbs: First Set
                          alecmorley2013
                          LADY MACBETH TRAITS
                          Zealous
                          Plate Tectonics
                          sarah.lalaz
                          Unit 1: Business Studies GCSE
                          Libby Rose
                          Business Studies Unit 1
                          emily.mckechnie
                          OCR gcse computer science
                          Jodie Awthinre
                          Months of the Year in Korean
                          Sabine Callebaut
                          The Circulatory System
                          Hamza Ahmed
                          CCNA Security 210-260 IINS - Exam 3
                          Mike M