Ciência e sua importância na Administação

ale-marciano
Mind Map by ale-marciano, updated more than 1 year ago
ale-marciano
Created by ale-marciano over 5 years ago
7
0

Description

Mind Map on Ciência e sua importância na Administação, created by ale-marciano on 17/07/2016.

Resource summary

Ciência e sua importância na Administação
  1. Simbolo Administração
    1. O termo "administração" significa direção, gerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.[2]
      1. Analise de SWOT
        1. ANÁLISE SWOT Atualmente, surgiram novos termos e ferramentas da Ciência da Administração. Destaco um de extrema importância no desenvolvimento do planejamento estratégico, que é a análise SWOT. SWOT são as iniciais de S (strenghts / forças), W (weaknesses / fraquezas), O (opportunitles / oportunidades) e T (threats / ameaças). As forças e as fraquezas são analisadas no ambiente interno, enquanto que as oportunidades e as ameaças no ambiente externo.
        2. Organograma
          1. ORGANOGRAMA Para que a comunicação dentro da empresa ocorra de uma maneira eficaz e eficiente, é necessário que existam poucos níveis hierárquicos, e que cada vez mais a estrutura seja horizontalizada, ao invés de ser verticalizada. O ideal são quatro níveis: deliberativo, executivo, técnico e operacional. Estes executados, respectivamente por vice-presidentes, diretores, gerentes e funcionários.
          2. TÓPICOS AVANÇADOS EM RECURSOS HUMANOS
            1. Resizing Significa reestruturar, replanejar ou recriar a empresa.
              1. Mentoring É um termo inglês, normalmente traduzido como "tutoria", "mentoria", "mentorado" ou "apadrinhamento". O mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente.
                1. Mentoring É um termo inglês, normalmente traduzido como "tutoria", "mentoria", "mentorado" ou "apadrinhamento". O mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente.
                2. Conceito de terceirização "Prática que permite a empresa abrir mão da execução de um processo e transferir para um terceiro, portador de uma base de conhecimento mais especializada, com o objetivo de agregar maior valor ao produto final." [Leonardo Leocadio].
                  1. Empowerment (Em português: delegação de autoridade) É uma abordagem a projetos de trabalho que se baseia na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas.
                    1. Coaching O coach (motivador) apoia o cliente na busca de realizar o objetivo, ajudando a traçar as diversas metas que somadas levam o coachee (motivado) ao encontro do objetivo estabelecido dentro do processo de coaching.
                      1. Reengenharia Criada pelos americanos Michael Hammer e James Champy, no início da década de 90, é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas e/ou processos.
                      2. TAYLOR, FAYOL, FORD e WEBER
                        1. Fundador da Administração Científica, Taylor identificou três males que acometiam às empresas: vadiagem, desconhecimento pela gerência do trabalho dos operários e falta de uniformidade dos métodos. Com isto, propôs a O.R.T. (organização racional do trabalho), com a divisão de tarefas
                          1. Paralelamente, surgiu a Teoria Clássica de Fayol. Ela visava garantir a eficiente e correta disposição dos órgãos na empresa, estabelecendo as funções básicas, os elementos e os princípios de Administração
                            1. Além destes, a Administração deve muito a Henry Ford e Elton Mayo. Enquanto o primeiro pregava a intensificação, a economicidade e a produtividade, o segundo desenvolveu a Teoria das Relações Humanas.
                              1. Teoria da Burocracia de Max Weber, que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins), para que se obtenha o máximo de eficiência.
                              Show full summary Hide full summary

                              Similar

                              Mind Maps Essay Template
                              linda_riches
                              Biological Molecules Definitions
                              siobhan.quirk
                              The Heart
                              annalieharrison
                              Biology 2b - Enzymes and Genetics
                              Evangeline Taylor
                              Summary of Definitions/Key Terms for the PMP Exam
                              Andrea Leyden
                              HRCI Glossary of Terms O-Z
                              Sandra Reed
                              GCSE CHEMISTRY UNIT 2 STRUCTURE AND BONDING
                              mustafizk
                              Physical Geography
                              clongworth25
                              AQA GCSE Biology B1- Quiz
                              Ethan Beadling
                              Biology B1
                              Kelsey Phillips
                              DEV I Part I
                              d owen