Continente Americano

Liih Melques
Mind Map by Liih Melques, updated more than 1 year ago
16
0
0

Description

aula de geografia 8° ano

Resource summary

Continente Americano
1 1°- Características Gerais
1.1 A- É o segundo continente maior do mundo
1.2 B- Suas terras se localizam totalmente no hemisferio ocidetal
1.3 C- O continente é cortado por 4 paralelos principais: Círculo Polar Ártico, Trópico De Câncer, Trópico De Capricórnio e Equador
2 2°- Regionalização por critério geográfico
2.1 B- A localização das terras do continente americano no mundo (critério geográfico)
2.2 A- A colonização e o desenvolvimento econômico e social dos países (critérios histórico, cultural e socioeconômico)
2.3 C- A configuração territorial do continente americano permite distinguir do ponto de vista geográfico 3 Américas: a América do Norte, a América do Sul e a América Central
2.3.1 A América do Norte representa 55% do continente e se localiza totalmente no Hemisfério Norte
2.3.2 A América Central com 2% do continente, é a porção constituída por uma parte continental e outra insular
2.3.3 A América do Sul corresponde a 43% do continente e, por ser cortada pelo paralelo do Equador, tem terras nos dois hemisférios
3 3°- Regionalização por critérios histórico, cultural e socioeconômico
3.1 A partir do século XVI e ao longo dos séculos seguintes, a população nativa do continente americano miscigenou-se com europeus, com habitantes da África trazidos à força para trabalhar como escravos nas possessões coloniais e com imigrantes.
3.2 Segundo a origem dos colonizadores, a cultura e o desenvolvimento econômico dos países: América Latina, América Anglo-Saxônica
3.2.1 América Latina, foram inicialmente agrupadas as sociedades cuja a língua dominante originou-se do latim. No entanto, o termo "América Latina" refere-se também a países onde se fala o inglês, como a Jamaica, ou holandês , como no Suriname. Isso acontece porque o critério de regionalização passou a a considerar outros aspectos.
3.2.2 A América Anglo-Saxônica é formada pelos Estados Unidos e pelo Canadá, os dois países mais desenvolvidos se considerarmos os aspectos econômicos e os indicadores sociais do continente. O termo "América Anglo-Saxônica" se deve ao fato de esses países terem sido colonizados principalmente pelo Reino Unido, embora também tenha recebido influência de outros povos europeus.
4 4°- Relevo
4.1 Na América, destacam-se quatro grandes formas de relevo, que se distinguem uma das outras pela altitude: as altas cordilheiras, as planícies e as depressões do cetro e os planaltos e montanhas antigos desgastados do leste.
4.2 A- Costa Oeste: Na costa oeste do continente, banhada pelo Oceano Pacífico, predominam formações montanhosas jovens, ou seja, de idade geológica recente. Tanto na costa do Atlântico quanto na costa do Pacífico existem as chamadas planícies litorâneas ou costeiras, formadas pela deposição de sedimentos marinhos e fluviais.
4.2.1 B- Costa Leste: A costa do Atlântico, a leste do continente, é constituída por montanhas e planaltos muito antigos, bastante desgastados pelos agentes erosivos (ventos chuvas, etc).
4.2.1.1 Na região central do continente, encontramos grandes planícies e depressões.
5 5°- Clima
5.1 O continente americano apresenta grande variedade de clima.
5.1.1 Clima Equatorial: clima quente e úmido das áreas próximas à linha do Equador.
5.1.1.1 Clima Tropical: temperatura média anual, chuvas concentradas no verão e no inverno seco.
5.1.1.1.1 Clima Subtropical: invernos amenos e verões quentes, chuvas bem distribuídas o ano todo.
5.1.1.1.1.1 Clima Desértico: suas principais características são a escassez de chuvas, altas temperaturas durante o dia e extremo frio de noite.
5.1.1.1.1.1.1 Clima Semiárido: é um clima quente com temperatura média, as chuvas são escassas e muito mal distribuídas.
5.1.1.1.1.1.1.1 Clima Mediterrâneo: invernos chuvosos e verões secos.
5.1.1.1.1.1.1.1.1 Clima Temperado: as estações do ano bem definidas, chuvas concentradas no verão e na primavera.
5.1.1.1.1.1.1.1.1.1 Clima Frio: temperaturas médias anuais muito baixas e inverno longo e rigoroso.
5.1.1.1.1.1.1.1.1.1.1 Clima Polar: temperaturas médias anuais muito baixas. As precipitações são em forma de neve e o solo é coberto de gelo e neve.
5.1.1.1.1.1.1.1.1.1.1.1 Clima Frio de Alta Montanha: apresenta baixa temperatura o ano todo.
6 6°- Vegetação
6.1 Atualmente, poucas áreas do continente americano apresenta vegetação original que não tenha sofrido interferência humana.
6.1.1 Alguns tipos de vegetação sofreram alterações e reduções significativas de suas extensões originais quando em contato com iniciativas humanas vinculadas ao aproveitamento econômico.
6.1.1.1 A floresta Boreal é um exemplo, também conhecida como taiga, formação bem homogênea.
6.1.1.1.1 A floresta temperada foi bastante devastada, sendo substituída. Hoje essa formação vegetal está presente em poucos parques.
6.1.1.1.1.1 As áreas de pradaria são muito utilizadas para atividades agrárias.
6.1.1.1.1.1.1 A savana foi extensamente devastada para dar lugar a agricultura e a pecuária.
6.1.1.1.1.1.1.1 Por conta da exploração e da incessante devastação, grandes áreas de florestas tropicais e equatoriais foram eliminadas.
6.1.1.2 No Brasil, a Mata Atlântica apresenta apenas 5% da sua área original, estando praticamente restrita a parques e reservas.
7 7°- População
7.1 Os índices mais altos de densidade demográfica são encontradas na porção leste, a primeira do continente americano a ser colonizados pelos europeus. O crescimento demográfico na América é desigual.
7.1.1 A razão fundamental dos problemas sociais na América Latina é a distribuição desigual de riqueza, que agrava outros fatores capazes de assegurar melhores condições de vida para a maioria da população.
7.2 Na saúde publica, apesar dos avanços verificados nas últimas décadas, problemas sociais graves na América Latina estão relacionados a saúde publica.
7.3 Os países do continente americano apresentam taxas de natalidade mais alta e expectativa de vida mais baixa que os países ricos, Assim, na América Latina, é grande a participação de crianças e jovens na estrutura etária da população, enquanto na América Anglo-Saxônica é maior a participação de adultos e idosos.
8 8°- Economia
8.1 A economia americana é marcada pela diversidade e por enormes diferenças, com países pautados na agropecuária e outros que ocupam a ponta do desenvolvimento tecnológico e industrial.
8.1.1 A produção de agropecuária é bastante diversificada no continente americano, variando de um país para o outro.
8.2 A industria, atividade econômica do setor secundário, está concentrada na América Anglo-Saxônica e em algumas áreas da América Latina, Os países da América Anglo-Saxônica são mais industrializados, e sua atividade industrial utiliza tecnologia de ponta.
Show full summary Hide full summary

Similar

Períodos geológicos
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
O Clima - Geografia
GoConqr suporte .
Geografia do Brasil
kelly.etehil
Simulado Geografia
Marina Faria
Blocos econômicos
Ighor Ferreira
Geografia - Mapa do Brasil
GoConqr suporte .
Geografia - Problemas ambientais e outros
Catarina Araújo
CLIMA GEOGRAFIA
Alice Sousa
Geografia- ENERGIA
jpedrohenriques
Revolução Industrial século XVIIl e XIX
izabelamendeslop